Concluímos uma etapa do ciclo virtuoso para a pesquisa e a ciência no Maranhão. Essa é a avaliação do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão, André Santos, em seu artigo publicado na editoria Sábias Palavras, onde traça uma radiografia dos últimos quase 8 anos.
Não se trata somente de números, de percentuais, mas de significativos avanços que impactaram e continuam a impactar a vida das pessoas.
A radiografia é uma imagem, um registro, uma fotografia de um determinado momento que, se comparado com outra ocasião, atesta avanços e a necessidade de adoção de providências. É o que nos apresenta a matéria de capa desta edição que aborda pesquisa desenvolvida no município de Cururupu, no litoral ocidental maranhense. O estudo de Rosalva Reis demonstra os reflexos da criação da Reserva Extrativista, há 18 anos. Vale muito conferir e sem pena…. Leia Mais
Veja todas as matérias desta edição
Ao leitor !
Concluímos uma etapa do ciclo virtuoso para a pesquisa e a ciência no Maranhão. Essa é a avaliação do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão, André Santos, em seu artigo publicado na editoria Sábias Palavras, onde traça uma radiografia dos últimos quase 8 anos.
O final da tarde de 01 de janeiro de 2015 ficará para sempre na história do Maranhão, quando Flávio Dino tomou posse como governador, ao som de Bob Dylan, Geraldo Vandré, João do Vale e César Teixeira.
“Reserva Extrativista Marinha de Cururupu: Limites e Possibilidades à Sustentabilidade Ambiental”. Esse é o título da pesquisa de autoria de Rosalva de Jesus dos Reis, desenvolvida no Programa de Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e que conquistou o Prêmio Fapema 2021 na categoria Tese de Doutorado, área de Ciências Humanas e Sociais.
O jornalista Soares Júnior, vencedor do Prêmio Fapema 2021, na categoria Jornalismo Científico, com o quadro “Chame o Psique” do Jornal Bom dia Mirante, trata, nesta entrevista, do projeto premiado, e revela curiosidades do início da sua carreira, de sua paixão pelo jornalismo.
O projeto Turismo de Base Comunitária é um trabalho de extensão com interface na pesquisa e de inovação social que vem sendo desenvolvido desde de 2018 no município de Santo Amaro, região dos Lençóis Maranhenses, por Mônica de Nazaré Ferreira de Araújo, pós-doutora em desenvolvimento socioambiental, turismóloga, pedagoga e professora do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A obra aborda os conflitos existentes entre a comunidade do território quilombola Santa Rosa dos Pretos e grandes empresários sob uma perspectiva jurídica. Santa Rosa dos Pretos é localizado no município maranhense de Itapecuru-Mirim, a menos de 100km de São Luís.
https://www.youtube.com/watch?v=yYqs9kaWOeIA trajetória acadêmica do professor Eduardo Bezerra se iniciou com…
https://youtu.be/i-_6X0Mt4w8 Vencedor do prêmio FAPEMA 2021, na categoria Pesquisador Sênior/Ciências…
Professora doutora Érika Abreu (no centro) exibe troféu e certificado…
A pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq e disponibiliza software…
Investigar formas rápidas de detecção da COVID-19 que auxiliem os médicos em suas decisões é essencial para ajudar na tarefa de salvar vidas. Foi essa diretriz que levou o pesquisador Elilson Santos a iniciar a investigação do o uso de redes neurais para auxiliar no diagnóstico de doenças pulmonares, por meio da análise de imagens de radiografias.
A radioterapia é um tratamento com radiações ionizantes para destruir ou impedir que células cancerígenas aumentem, principalmente quando a cirurgia e a quimioterapia apresentam risco extremamente alto para o paciente.
A escrita pode servir como um espelho da sociedade, pois se configura como a linguagem expressando e influenciando comportamentos e pensamentos. Nesse sentido, muitas obras literárias permitem a compreensão sobre grupos sociais de vários períodos históricos e suas características, sendo por isso instrumentos para promover uma compreensão mais ampla e fiel de determinados fatos.
Em determinadas situações, é comum ouvir a frase “melhor se benzer” quando se recomenda que alguém busque proteção e cura. Isso populariza um termo relacionado a uma prática religiosa que é feita pelos benzedores. Para exercê-la eles costumam utilizar plantas diversas, pois além de suas propriedades poderem intervir em males físicos, existe a crença de que esses benefícios se estendem para sanar problemas espirituais e emocionais.
Nos últimos anos ficou evidente para o mundo o que os pesquisadores já sabem desde sempre: a ciência, a inovação e o desenvolvimento tecnológico são fundamentais para que a sociedade possa superar as adversidades. A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), por meio dos seus editais, fomenta a pesquisa científica e dá suporte para que avanços importantes aconteçam no estado.
A restauração adesiva é um dos procedimentos estéticos odontológicos mais utilizados e acessíveis. Uma resina composta da mesma cor do dente é aplicada para reverter os danos causados por fraturas, manchas e cáries e, também, pode ser utilizada para diminuir o espaço entre os dentes. Essa resina adere ao dente através da aplicação de sistemas adesivos, que ainda enfrentam problemas de desempenho, correndo o risco de sofrer degradação e fazendo com que o processo de restauração falhe ou tenha sua durabilidade reduzida.
Com a pandemia do coronavírus, a saúde pública voltou para o centro do debate público, na medida em que toda a sociedade precisou unir forças para salvar o máximo de vidas possíveis, mesmo diante de uma doença que ninguém havia enfrentado antes.
O Manguezal é um ecossistema único, comum em regiões tropicais e subtropicais e que possui características tanto de ambientes terrestres quanto marinhos, sendo considerado uma região de transição entre os dois. A vegetação é adaptada para resistir ao fluxo marítimo e à água salgada e o solo lamacento é rico em matéria orgânica, permitindo que várias espécies de animais exclusivas desse ecossistema se desenvolvam.
Compreender e identificar as práticas de assédio sexual sofridas por mulheres jornalistas na rotina de trabalho. Esse foi o objetivo da mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Janaína Lopes de Amorim, em sua pesquisa “O corpo está no contrato? Assédio sexual contra mulheres jornalistas nas redações de Imperatriz”.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno é a alimentação mais completa que um bebê pode obter, até os seis meses de vida, de forma exclusiva, e, após esta fase, até os dois anos de vida de modo complementar. Geralmente, quando se fala em amamentação, o foco principal é a saúde do bebê. Afinal, a ingestão de leite reduz a mortalidade, os casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e a obesidade.
A doutora em imunologia e professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Rosane Guerra, realizou pesquisa inovadora que resultou na patente “Fitoterápico Anti-Hiperglicêmica ou hipoglicemiante obtido a partir da Ximenia americana L. e seu uso” como atividade antimicrobiana e cicatricial em animais diabéticos. A pesquisa inédita, com a ameixa do mato, na região de Santa Inês, concorreu ao Prêmio Fapema 2021: Mulheres Cientistas do Maranhão e foi a vencedora na categoria inovação tecnológica.
A infecção do trato urinário ocorre quando um microrganismo patogênico coloniza órgãos como rins, bexiga e uretra, causando danos ao hospedeiro. A fim de compreender melhor os mecanismos de virulência que são essenciais para a evolução da infecção …
“O Maranhão nasceu do Mar”. A frase de Luiz Phelipe de Carvalho Castro Andrès, que morreu em 2021 deixando um importante legado na área de Preservação e Revitalização de Centros Históricos e de Engenharia Naval e Oceânica, reflete bem a importância das embarcações para o Maranhão.
Novos modelos de negócios e de bens e serviços estão sendo incentivados no Maranhão com o intuito de promover a inovação e o incremento da competitividade de empreendimentos criativos já em atividade no estado. Um exemplo desses negócios é o projeto “Tão Nina: uma marca de moda autoral”.
O processo de elaboração da invenção será incorporado ao laboratório…
A Pesquisa “Inibição da replicação do coronavírus (SARS-CoV-2) por lactonas macrocíclicas”, coordenada pelo professo Lívio Martins Costa Júnior, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), estuda o reposicionamento de
O projeto Turismo de Base Comunitária é um trabalho de extensão com interface na pesquisa e de inovação social que vem sendo desenvolvido desde de 2018 no município de Santo Amaro, região dos Lençóis Maranhenses, por Mônica de Nazaré Ferreira de Araújo, pós-doutora em desenvolvimento socioambiental, turismóloga, pedagoga e professora do Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
O jornalista Soares Júnior, vencedor do Prêmio Fapema 2021, na categoria Jornalismo Científico, com o quadro “Chame o Psique” do Jornal Bom dia Mirante, trata, nesta entrevista, do projeto premiado, e revela curiosidades do início da sua carreira, de sua paixão pelo jornalismo. Ele também avalia a relação dos pesquisadores com a mídia no Maranhão, o momento atual do jornalismo e as práticas pedagógicas que utilizam o rádio e a TV na educação.
Revista Inovação nº 43/2022
Governo do Estado do Maranhão
Governador
Carlos Brandão
Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação
Davi Telles
Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA
Diretor-Presidente
André Luís Silva dos Santos
Diretor Administrativo-Financeiro
Rodrigo Brandão Ferreira
Diretor–Científico
João Batista Bottentuit Junior
Assessora de Planejamento
Kiany Sirley Brandão Cavalcante
Coordenadora do Núcleo de Difusão Científica
Elizete Silva
Coordenador de Informática
Esdras Coelho Gama
Revista Inovação
Editor
Cláudio Moraes
Coeditora
Elizete Silva
Fotos
Rubenilson Santos, arquivo pessoal dos pesquisadores e banco de imagens.
Vídeomaker
Rubenilson Santos
Redação
Cláudio Moraes, Elizete Silva, Laércio Diniz, Leidyane Ramos e Livian Monteiro
Web Designer e Edição Fotográfica
Motta Junior
Web Developer
Flavio Martins Mendes
Fale Conosco
ndc@fapema.br
Tel.: (98) 2109-1433
Twitter: @fapema_maranhao
Facebook: fapema
Instagram: fapema_oficial
YouTube: fapemaoficial
Endereço
Rua Perdizes, nº 05, Qd 37- Jardim Renascença
São Luís – Maranhão
CEP: 65075-340 – Tel: (98) 2109-1400