Revista Inovação FAPEMA

Nº 22 -HPV

Em 2014, pela primeira vez, a população brasileira teve acesso gratuito a uma vacina que protege contra câncer. O Ministério da Saúde disponibilizou doses da vacina para imunizar meninas de 11 a 13 anos contra o HPV, vírus responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero, que apresenta a primeira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres no Maranhão e a segunda no Brasil, atrás apenas do de mama.

Para esclarecer alguns mitos sobre a vacina e mostrar o que está sendo desenvolvido na área científica de nosso estado sobre o assunto, a matéria de capa desta edição da Revista Inovação traz a fala de especialistas e a história de Luiza, que teve que lutar contra um câncer de colo de útero por ter descuidado da saúde. Você vai ver que a prevenção ainda é o melhor remédio para evitar essa doença tão devastadora.

Falando em ciência, a cidade de Rio Branco, no Acre, se prepara para receber a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que traz o tema “Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras” e tem como proposta discutir o impacto que a ciência e tecnologia podem causar no conhecimento e desenvolvimento da Amazônia.

Voltando à área da saúde, preparamos uma matéria especial sobre obesidade. Os dados sobre a doença são preocupantes, já que metade da população brasileira está acima do peso. Vamos mostrar os resultados de pesquisas que apontam que a maior aliada na luta contra os efeitos da doença, que acomete as pessoas cada vez mais cedo, ainda é a alimentação saudável.

Você também vai ler nesta edição que a presença de agrotóxicos na plantação pode causar riscos à saúde humana e ao meio ambiente. Pesquisas realizadas com tomates e pimentões mostram que a utilização dessas substâncias pode interferir até no metabolismo dos vegetais.

E por falar em vegetais, pesquisadoras maranhenses estão investigando as propriedades de alimentos naturais, como a amora e a soja, como alternativas para o desconforto sentido pelas mulheres durante a terapia de reposição hormonal. Quer saber mais detalhes sobre essa e outras pesquisas realizadas em nosso estado? Leia a Revista Inovação.