Ao leitor !
O governador José Reinaldo Tavares, em 31 de janeiro de 2003, por meio da Lei Complementar nº 060, instituiu a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), em ato jurídico assinado, em conjunto, com o chefe de gabinete Carlos Brandão, atual governador do Estado.
Após duas décadas, a Fapema celebra a sua trajetória histórica, em sintonia com o bicentenário do poeta maranhense Gonçalves Dias, com números expressivos e vitoriosos. Apesar da pouca idade, os números mostram a maturidade adquirida pela Fundação. São mais de R$ 4 milhões investidos na publicação de mais de 500 livros e milhares de artigos e cerca de R$ 500 milhões de investimentos totais em apoio à pesquisa, com profícua conexão com a inovação tecnológica e o desenvolvimento do Maranhão.
Dados do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) apontam que o Maranhão é o 2º estado do país, pelo segundo ano consecutivo, no investimento em pesquisa científica. Ainda de acordo com o relatório, o Maranhão incrementou em quatro vezes a sua contribuição com a produção científica nacional nos últimos anos. Leia Mais
Veja todas as matérias desta edição
A edição nº 47 da Revista Inovação apresenta um fragmento significativo da história da Fapema, com 12 reportagens. Os personagens são 27 cientistas que conquistaram o Prêmio Fapema, em seus 18 anos, e que prosseguem em sua trajetória de pesquisa.
A FAPEMA tem desempenhado papel fundamental no impulso às pesquisas científicas na área de saúde possibilitando avanços significativos que impactam diretamente na qualidade de vida da população.
Conquistas significativas marcam o histórico de pesquisas apoiadas pela FAPEMA, em biotecnologia, patologia, imunoparasitologia, farmacologia, toxicologia e biologia marinha.
A FAPEMA consolida um amplo legado no apoio à pesquisa e se destaca no fomento às ciências exatas, com significativas contribuições, por exemplo, para a física da matéria condensada, a engenharia de materiais e energias renováveis.
Na editoria Estante, uma reflexão sobre o estado sanitário do Maranhão no século XIX, sobre os regimes ditatoriais, em 19 artigos, um percurso sobre a tecitura social, política e ideológica da Escola Positivista e um debate da ressignificação da atuação ministerial frente a justiça penal retributiva.
Cláudia Gonçalves é protagonista de Sábias Palavras sobre o Grupo de Estudos e Pesquisas de Direitos Humanos e Biodiversidade (GEDH-BIO), que completa 15 anos de existência. Ela aborda a pesquisa em Direito, o histórico do grupo e legado
O pesquisador maranhense Aristófanes Corrêa Silva conquistou 13 troféus do Prêmio FAPEMA e conta com uma trajetória acadêmica nacionalmente reconhecida, com pesquisas para o campo das imagens médicas e inteligência artificial.
Dois pesquisadores codoenses compartilham informações sobre o desenvolvimento e os resultados de suas pesquisas que utilizam a literatura como instrumento para compreender a sociedade.
O resgate histórico da FAPEMA perpassa por personalidades que detém uma rica e contundente trajetória de dedicação à ciência e que prosseguem, ainda hoje, nessa seara de forma a contribuir com o Maranhão.
Pesquisadores das ciências agrárias desempenham papel crucial na inovação tecnológica, melhoria na qualidade dos produtos, aumento na eficiência da produção e o desenvolvimento de práticas sustentáveis.
Ao longo da história da FAPEMA, grandes pensadores produziram materiais que influenciaram profundamente a realidade social, com avanços em questões sobre raça, gênero, desigualdade social, dentre outras.
Jornalistas, assessores de comunicação e publicitários desempenham uma importante função: a de popularizar a ciência e de trazer conhecimento qualificado no centro das discussões da sociedade.
A Fapema apoia os pesquisadores da área de Ciências Sociais Aplicadas, o que possibilita avanços em trabalhos comprometidos com a compreensão e solução de questões sociais e econômicas do Maranhão
Nesta entrevista, a primeira pesquisadora a receber o Prêmio FAPEMA, nos idos de 2005, Kiany Cavalcante aborda a sua trajetória como cientista até chegar ao Instituto Federal do Maranhão (IFMA)
As ações do Governo do Maranhão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão, têm impactado, ao longo de sua história, o trabalho de milhares de pesquisadores e empreendedores com ideias inovadoras que, por sua vez, atingiram milhões de maranhenses com os resultados de seus esforços.
Kiany Sirley é doutora em Ciências/Química pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão, onde se graduou em Química Industrial. É também Licenciada em Ciências/Química pela Universidade Estadual do Maranhão
Primeira pesquisadora a receber o Prêmio FAPEMA, nos idos de 2005, Kiany Cavalcante prossegue, até hoje, em sua trajetória como cientista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Química (Mestrado e Doutorado).
Coordenou o curso de Licenciatura em Química da instituição e o Programa de Iniciação à Docência na área. Foi assessora de Planejamento e Ações Estratégicas da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e detém um grande acervo de livros e artigos publicados sobre a Química e o ensino de Química. Possui dois pedidos de registros de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Revista Inovação nº 47/2023
Governo do Estado do Maranhão
Governador
Carlos Brandão
Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação
Natássia Weba
Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA
Diretor-Presidente
Nordman Wall Barbosa de Carvalho Filho
Diretor Administrativo-Financeiro
José Arnodson Coelho de Sousa
Diretor–Científico
Cristiano Leonardo de Alan Kardec Capovilla Luz
Assessora de Planejamento
Adriana Oliveira Carvalho
Coordenadora do Núcleo de Difusão Científica
Elizete Silva
Coordenador de Informática
Esdras Coelho Gama
Revista Inovação
Editor
Cláudio Moraes
Fotos
Cláudio Moraes, arquivo pessoal dos pesquisadores e banco de imagens
Vídeomaker
Rubenilson Santos
Ryan Rodrigues
Redação
Cláudio Moraes, Elizete Silva, Laércio Diniz, Sandra Viana e Livian Monteiro
Web Designer e Edição Fotográfica
Motta Junior
Ítalo Silva
Web Developer
Flavio Martins Mendes
Fale Conosco
ndc@fapema.br
Tel.: (98) 2109-1433
Twitter: @fapema_maranhao
Facebook: fapema
Instagram: fapema_oficial
YouTube: fapemaoficial
Endereço
Rua Perdizes, nº 05, Qd 37- Jardim Renascença
São Luís – Maranhão
CEP: 65075-340 – Tel: (98) 2109-1400