Revista Inovação FAPEMA

Ao Leitor- Edição 47

Ao leitor !


O governador José Reinaldo Tavares, em 31 de janeiro de 2003, por meio da Lei Complementar nº 060, instituiu a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), em ato jurídico assinado, em conjunto, com o chefe de gabinete Carlos Brandão, atual governador do Estado.

Após duas décadas, a Fapema celebra a sua trajetória histórica, em sintonia com o bicentenário do poeta maranhense Gonçalves Dias, com números expressivos e vitoriosos. Apesar da pouca idade, os números mostram a maturidade adquirida pela Fundação. São mais de R$ 4 milhões investidos na publicação de mais de 500 livros e milhares de artigos e cerca de R$ 500 milhões de investimentos totais em apoio à pesquisa, com profícua conexão com a inovação tecnológica e o desenvolvimento do Maranhão.

Dados do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) apontam que o Maranhão é o 2º estado do país, pelo segundo ano consecutivo, no investimento em pesquisa científica. Ainda de acordo com o relatório, o Maranhão incrementou em quatro vezes a sua contribuição com a produção científica nacional nos últimos anos.

E a presente edição da Revista Inovação apresenta um fragmento significativo dessa história, com 12 reportagens jornalísticas, em todas as áreas do conhecimento. Os personagens principais são 27 cientistas que conquistaram o Prêmio Fapema, em seus 18 anos de pioneira existência, e que prosseguem em sua trajetória de pesquisa.

Na editoria Foto Síntese apresenta-se, de forma sintética, a trajetória de sinergia da Fapema. Na Estante são apresentadas 04 sugestões de obras, apoiadas pelo Governo do Maranhão, advindas das mãos de Jossilene Louzeiro Alves, da Secretaria Estadual de Educação, Mônica Piccolo, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), José Barros Filho, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), e de Carla Costa Pinto, do Ministério Público Estadual.

Em Sábias Palavras, os 15 anos do Grupo de Estudos e Pesquisa de Direitos Humanos e Biodiversidade (GEDH-Bio) são o foco do vídeo da professora Cláudia Gonçalves, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Também em vídeo, apresentamos, na editoria Exatas, o perfil do recordista de Prêmios Fapema – professor Aristófanes Corrêa Silva (UFMA). Em Letras e Artes, a jovem Luísa Lima (UEMA) e o veterano Luís Henrique Serra (UFMA), ambos de Codó, apresentam a sua trajetória como pesquisadores.

Esta edição apresenta, ainda, entrevista, em vídeo, com a primeira pesquisadora a subir ao palco do Prêmio Fapema, em 18 anos: a professora Kiany Cavalcante (IFMA).

A matéria especial aborda as pesquisas e trajetória de pesquisadores da UFMA, consagrados no cenário maranhense: Josefa Lopes, Istvan Varga, Antonio Rafael da Silva, Flávia Raquel do Nascimento, Victor Mouchereck e Allan Kardec Barros Filho. O leitor também irá conhecer a experiência de profissionais premiados no jornalismo científico: Sidney Pereira (Globo/Mirante), Reinaldo Martins (Rádio Timbira), Sebastião Borges (Rádio Universidade), Sandra Viana (Fapema) e Franklin Douglas (UFMA).

Por fim, apresentamos outros pesquisadores que atenderam ao convite e cujas histórias se entrelaçam com a trajetória da Fapema: Frederico Burnett (UEMA), Marcus Ramusyo (IFMA), Márcio Carneiro (UFMA), Larissa Abreu (IEMA), João Bottentuit Jr (UFMA), Luciano Façanha (UFMA), Carolina Pitanga (UEMA), Raifran de Castro (IFMA), Melissa Moraes (IFMA), Paulo de Jesus (IFMA), Danielle Augusto (UEMA), Guillaume Rousseau (UEMA), Débora Sousa (UFMA), Jorge Nunes (UFMA), Aramys dos Reis (UFMA), Manoel Messias (UFMA), Edson Miranda Jr (IFMA), Arthur Vinícius (IFMA), Fernando de Carvalho Silva (UFMA), Desterro Nascimento (UFMA), Érika Thomaz (UFMA) e Antonio Moura da Silva (UFMA).

Parabéns a todos os pesquisadores, pois as suas trajetórias construíram a história da Fapema!

A todos, boa leitura!
Dezembro de 2023
Nordman Wall
Presidente da Fapema