Revista Inovação FAPEMA

Estudo aponta fitoterápico para tratamento da leishmaniose

Estudo aponta fitoterápico para tratamento da leishmaniose

Festas religiosas: uma cartografia para o turismo maranhense

Festas religiosas: uma cartografia para o turismo maranhense

Gin Luar: do Médio Mearim para o mundo

Gin Luar: do Médio Mearim para o mundo

Performance artística com realidade aumentada

Performance artística com realidade aumentada

Ao Leitor

Ao leitor !

Um mundo globalizado, interdependente, multipolar, com diversificados canais de diálogo internacionais e o fortalecimento de organismos supranacionais. Esse é o cenário atual que demanda, cada vez mais, a internacionalização das ações de pesquisa das instituições de ensino superior brasileiras.

A consciência a respeito do forte impacto dessa medida na internacionalização de redes científicas, tem levado a FAPEMA a promover o intercâmbio de pesquisadores nacionais e estrangeiros, por meio da concessão de bolsas de estudos ou auxílios financeiros.

E, nesta edição nº 46, a Revista Inovação apresenta um fragmento de experiências internacionais vivenciadas por pesquisadores maranhenses com apoio da Fundação.

Uma dessa ações gerou matéria que aborda, na editoria Biologia, os trabalhos da pesquisadora Lígia Tchaicka, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em seu pós-doutorado na Universidade de Cambridge (Reino Unido). Ela conquistou expertise na técnica de coleta de DNA ambiental (eDNA), ao estudar os zooplânctons, e a metodologia já está sendo utilizada para o estudo de ambiente marinho na costa maranhense. Leia Mais

Sumário

Veja todas as matérias desta edição

Sumário

Veja todas as matérias desta edição.

Sábias Palavras

Humanas

Especial

Agrárias

Fotosíntese

O pesquisador Alexandre Navarro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) oferta ao mundo os resultados de seu trabalho fascinante, mas pouco difundido: as estearias maranhenses. Esteios são estacas colocadas para sustentar algo, no caso, as habitações sobre a água. Esse tipo de ocupação ocorreu em diferentes épocas e lugares. No Maranhão, deu-se, no século IX d.C., período que coincide com o período de consolidação das três grandes religiões monoteístas no Velho Mundo (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo), mas também com declínio Maia na Meso-América e com o colapso do governo centralizado na China; alguns relacionarão tudo isso a mudanças climáticas. Na Amazônia oriental, no atual Maranhão, povos indígenas construíram aldeias com arquitetura complexa, muito bem adaptadas ao médio aquático, em comércio com sociedades distantes, no Caribe. Confira uma síntese desse trabalho por meio das fotos do pesquisador.

Entrevista

O professor Alexandre Navarro é doutor em Antropologia com ênfase em Arqueologia pela Universidad Nacional Autónoma de México e coordena o Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Ele conquistou, em março deste ano, o Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação ‘Professora Odete Fátima Machado da Silveira’, na categoria Pesquisador Destaque – Ciências Humanas, com a pesquisa ‘O Povo das Águas: Imageamento por Ground Penetrating Radar-GPR das Estearias e Artefatos Cerâmicos em Sítios Arqueológicos no Maranhão’. O trabalho, que recebeu apoio da FAPEMA, tem foco o mapeamento das estearias da Baixada Maranhense e localização de concentrações com maiores evidências de artefatos cerâmico.

A iniciativa foi do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Nesta entrevista, ela aborda o seu vasto estudo sobre os povos das estearias, tema que pesquisa há pelo menos 12 anos de estudos. Esteios são estacas colocadas para sustentar algo, no caso, as habitações sobre a água. Confira.

Revista Inovação nº 46/2023

Governo do Estado do Maranhão

Governador
Carlos Brandão

Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação
Natássia Weba 

Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA

Diretor-Presidente
Nordwan Wall Barbosa de Carvalho Filho 

Diretor Administrativo-Financeiro
José Arnodson Coelho de Sousa

Diretor–Científico
João Batista Bottentuit Junior

Assessora de Planejamento
Adriana Oliveira Carvalho

Coordenadora do Núcleo de Difusão Científica
Elizete Silva

Coordenador de Informática
Esdras Coelho Gama

Revista Inovação
Editor
Cláudio Moraes

Fotos
Cláudio Moraes, Jorge Martins, Livian Monteiro, arquivo pessoal dos pesquisadores e banco de imagens

Vídeomaker
Rubenilson Santos
Ryan Rodrigues

Redação
Cláudio Moraes, Elizete Silva, Laércio Diniz, Sandra Viana e Livian Monteiro

Web Designer e Edição Fotográfica
Motta Junior
Ítalo Silva

Web Developer
Flavio Martins Mendes

Fale Conosco
ndc@fapema.br
Tel.: (98) 2109-1433
Twitter: @fapema_maranhao
Facebook: fapema
Instagram:  fapema_oficial
YouTube: fapemaoficial

Endereço
Rua Perdizes, nº 05, Qd 37- Jardim Renascença
São Luís – Maranhão
CEP: 65075-340 – Tel: (98) 2109-1400