Integrante do grupo instrumental Pixinguinha leva educação musical a povoado rural
Raimundo Luiz Ribeiro
Ex-diretor da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo, é professor e músico. Cavaquinhista, violonista e violinista, é titular do bandolim do Grupo Instrumental Pixinguinha. Coordena projetos sociais musicais destinados ao ensino aprendizagem e promove oficinas na área da docência musical, como cursos livres, master class e workshop, além de atuar em cerimoniais e eventos com trios, quartetos, quintetos, orquestra, instrumental ou misto.
Jacarequara tem origem no tupi iakaré + kwara e significa onde se refugiam os jacarés. O povoado é localizado no município de Cedral, no litoral ocidental maranhense, na Área de Preservação Ambiental das Reentrâncias Maranhenses, e integra o polo turístico da Floresta dos Guarás.
Foi lá que nasceu, em 1960, Raimundo Luiz Ribeiro, filho do lavrador e carpinteiro Lucílio Ribeiro e da lavradora Edite Rosa Ribeiro.
Raimundo Ribeiro encantou-se pela música aos 10 anos de idade. No rural povoado de Jacarequara, sem energia elétrica na época, Raimundo admirava o quarteto de músicos formado por irmãos que tocavam trompete, zabumbinha, pandeiro e banjo. Eles se apresentavam em todas as manifestações folclóricas e religiosas dos povoados da região. Na mesma época, havia as radiolas de festa que também tocavam música instrumental.
Homem de raízes, o integrante do grupo instrumental Pixinguinha e ex-diretor da Escola de Música do Estado do Maranhão, Raimundo Ribeiro idealizou o projeto “Música em Ação”. Apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (SEBRAE), por meio do Edital Economia Criativa, o o projeto leva formação musical a 40 crianças e jovens de sua terra natal.
A proposta foi levar o interesse pela prática musical em flauta-doce e, a partir, dela, fomentar o empreendedorismo cultural no povoado Jacarequara, com a organização de eventos musicais em localidades vizinhas.
“O projeto nasceu a partir de uma necessidade que eu percebi em dar continuidade a um trabalho que eu havia iniciado no curso de pós-graduação em Música em 2013/2014”, prosseguiu. “Aquele momento foi de grande importância para 30 crianças e elas, a partir da Escolinha de Flauta, se matricularam na Escola de Música na sede do município de Cedral”, ressaltou. “Elas passaram a estudar saxofone, trompete, clarineta e muitos se destacaram como instrumentistas passando a se integrar na banda municipal”, relatou. “E como fruto desse trabalho, há alunos estudando e tocando em São Luís na Escola Militar”, pontuou. “O edital da Fapema para se prosseguir em nossa meta foi de suma importância, inédito, foi fundamental”, avaliou.
Metodologia e resultados
A metodologia do projeto se desenvolveu com as aulas presenciais e com material didático autoral. “Eu compus as apostilas, com todo conteúdo de teoria musical, leitura e um repertório que foi executado no encerramento do projeto”, registrou.
As aulas foram realizadas de forma presencial, em dois ambientes que obedeceram as regras sanitárias no povoado, na Igreja Católica local e na escola, sempre aos sábados e domingos com duas turmas de 20 alunos.
Segundo o músico, por conta da pandemia, foi feito um ajuste no cronograma tendo sido realizado entre agosto de 2020 e maio deste ano.
“O grande ápice do projeto foi um concerto natalino no final de 2020, na igreja matriz do povoado e participamos também da cantata natalina de Guimarães, foram dois grandes momentos”, destacou.
De acordo com Raimundo, os resultados e benefícios obtidos foram os mais variados. “Hoje, os pais já perguntam quando vai haver outro projeto, quais as perspectivas pra continuar e a gente torce pra que a FAPEMA continue com esses editais para buscar novas crianças”, afirmou. “Esses alunos, por conta do retorno das atividades da escola de música de Cedral, já estão procurando inscrições pra dar continuidade aos estudos e isso é de suma importância”, ressaltou.
Novos projetos para a região
“É de suma importância que a Fapema mantenha editais dessa natureza e que atenda esse púbico do universo da cultura, para que possam ser contemplados outros espaços e municípios”, pontuou. “Eu pretendendo levar esse trabalho pra sede do município, trabalhando com oficinas de sopros pra atender a banda da música da cidade, trabalhando sax, trombone, clarinete”, prosseguiu.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação estipula que a música, juntamente com as artes visuais, a dança e o teatro são componente curriculares obrigatório da educação básica. “As escolas da região ainda não tiveram a oportunidade de cumprir a lei que regulamenta o ensino da música em sala de aula devido à falta de professores qualificados na docência musical”, ponderou Raimundo.
O projeto é pioneiro na região ocidental maranhense da Floresta dos Guarás, que é integrado pelos municípios de Guimarães, Cedral, Porto Rico, Cururupu, Mirinzal e Apicum-Açu. “Essa região é extremante carente desse tipo de ação de projeto”, avaliou Raimundo. “Os gestores não se preocupam com esse tipo de atividade e eu pretendo, sem medir esforços, trabalhar pra essa região, musicalmente”, concluiu.