Revista Inovação FAPEMA

Game de realidade virtual alia cultura maranhense e ambiente futurístico

O jogo combina as lendas da serpente e do touro encantado

Visão da Avenida Beira Mar, em São Luís, no ano de 2404

José Nunes Neto

Mestre e bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Maranhão, ingressou na área de programação pela paixão em desenvolver jogos eletrônicos. Ainda na graduação, participou do grupo Whalesoft Entertainment como Produtor de Jogos. Em 2013, co-fundou a Zogui Game Studio, empresa onde produziu jogos sérios, advergames e aplicações gamificadas. No mesmo ano, co-fundou a Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (AMAGAMES), onde atuou por 6 anos como diretor de Relações Institucionais. Atualmente, é sócio e produtor na Ops Game Studio.

O jogo Toureon: Giant Ancient Mech, desenvolvido pelos maranhenses José Nunes, Artur Pinheiro e Kassio Sousa, é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para contar histórias de maneira envolvente e ainda conscientizar os jogadores sobre problemas reais que atingem a sociedade. 

Com uso da tecnologia de realidade virtual, a trama do jogo se desenvolve em uma versão futurística da Avenida Beira Mar em São Luís, em que os jogadores podem controlar o gigante robô Toureon para proteger a população do monstro Mangubá que é a materialização da poluição na região.

O projeto recebeu apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/MA), destinou apoio financeiro, por meio do edital nº 023/2019 – Economia Criativa. Um dos desenvolvedores do game, José Nunes, afirma que esse investimento na indústria de jogos do Maranhão impacta a economia do estado. “Capacitar profissionais maranhenses em técnicas modernas e utilização de tecnologia de ponta como realidade virtual é algo muito necessário”, destaca.

Os desenvolvedores do jogo Toureon realizaram uma combinação entre as lendas maranhenses da serpente adormecida nos subterrâneos de São Luís e do touro encantado de Dom Sebastião. Com isso, conceberam o personagem principal, um robô gigante criado por tecnologias ancestrais que surgirá para proteger a população de ameaças. 

Na narrativa do jogo, Toureon foi encontrado por um jovem professor de história e arqueólogo e mantido em segredo até que fosse necessário. Este jovem tem o poder de invocar o robô e pilotá-lo de dentro de seu cockpit (cabine de pilotagem em inglês). 

O cenário do jogo instiga a imaginação do público, pois é uma versão futurística da cidade de São Luís, especificamente no ano de 2404. A experiência torna-se ainda mais realística para os jogadores, pois é um game de realidade virtual – um ambiente gerado por meio de computador, com cenas e objetos que parecem reais, fazendo com que os usuários se sintam imersos nessa realidade. Esse ambiente é percebido através de um óculos ou capacete de Realidade Virtual (RV) e permite ao usuário que mergulhe em videogames como se fosse o próprio personagem. O RV é usado, também, no ambiente médico para aprendizagem de cirurgias cardíacas e no treinamento desportivo.

Nunes também comenta sobre abordagem da temática da poluição e desmatamento pelo jogo. Ele assinala que o desenvolvimento econômico e social estampado na versão futurística da cidade ocorreu em detrimento do meio ambiente, gravemente impactado pela poluição e descaso. E, nesse cenário surge o Mangubá, inimigo contra quem o gigante Toureon terá que lutar.  “Mangubá é uma criatura que foi criada quando espíritos se materializaram através da poluição humana e tem o objetivo de destruir a cidade para pôr fim a degradação da natureza”, sintetiza. 

José Nunes conta que o jogo surgiu de uma inquietação em difundir a cultura maranhense pelo mundo. “Temos um mercado global saturado de narrativas norte americanas, europeias e japonesas. E essa repetição causa frustração nos jogadores que estão sempre sedentos por novas narrativas. Por isso, buscamos trazer originalidade dentro dessa cultura de jogos. É um produto com uma temática diferente e atrelado a uma tecnologia nova no mercado”, finaliza.

Confira, a seguir, o trailer do jogo.

O jogo encontra-se disponível nos sites Gamejolt, Itch.io e na loja alternativa do óculos de realidade virtual, a Side Quest VR. Mais informações sobre a aquisição do jogo podem ser encontradas nos links abaixo:


https://gamejolt.com/games/toureon/642668
https://opsgames.itch.io/toureon
https://sidequestvr.com/app/5300/toureon-giant-ancient-mech

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *