A Circulação dos Livros Escolares Franceses no Maranhão Império (1822-1889)
Autor: Samuel Luis Velázquez Castellanos
Edital FAPEMA nº 043|2017
Editora: EDUFMA
204 páginas
São Luís como única capital brasileira fundada por não lusitanos recebeu fortes influências francesas no âmbito histórico, cultural e também educativo. A obra é um estudo sobre os livros franceses adotados nas instituições públicas maranhenses no período imperial. O autor descreve a descoberta desses conteúdos através de materiais publicados na época e, apesar dos problemas com o estado de conservação dos documentos, conseguiu estabelecer um repertório dos títulos em que é possível perceber a relação do Brasil do século XIX com a França.
A Circulação dos Livros Escolares Franceses no Maranhão Império (1822-1889)
Padres e Concubinas - Sacrílegas famílias no bispado do Maranhão no século XVIII
Autora: Pollyanna Gouveia Mendonça Muniz
Edital FAPEMA nº 016|2018
Editora: Café&Lápis e EDUFMA
228 páginas
Desde os primórdios da colonização já existiam histórias sobre o comportamento de padres que não seguiam bem as regras celibatárias, vivendo um paradoxo entre suas pregações e a vida pessoal. Nesta obra, a autora busca compreender os sintomas dessa prática no Maranhão e analisa se esse comportamento na região se tratava de uma exceção ou uma conformação à regra.
Padres e Concubinas - Sacrílegas famílias no bispado do Maranhão no século XVIII
A Juvenilização na EJA - Significados e implicações do processo de escolarização de jovens.
Autora: Carolina Coimbra de Carvalho
Edital FAPEMA nº 016|2017
Editora: Editora IFMA
260 páginas
A educação é um pilar fundamental da sociedade e a escola formal tem uma função muito importante. Porém, estudos apontam que estudantes cada vez mais jovens ingressam no EJA. A partir disso, a autora conduz o leitor de forma simples a uma análise sobre a importância do comprometimento com a qualidade do ensino e aprendizagem do programa.
A Juvenilização na EJA - Significados e implicações do processo de escolarização de jovens.
Quem disse que não posso jogar? Relações de gênero nos espaços da Educação Física Escolar em Pio XII/MA
Autora: Rarielle Rodrigues Lima
Edital FAPEMA nº 046|2017
Editora: EDUFMA
128 páginas
“Quem disse que não posso jogar?” é uma compilação das análises, discussões e problemáticas que a autora encontrou nos espaços de ensino da Educação Física, na cidade maranhense de Pio XII no que diz respeito às relações de gênero nos esportes.
O livro é uma tentativa de contribuir com o ensino da Educação Física Escolar servindo como ponto de partida para muitos outros pontos e aspectos. A obra fornece visibilidade a uma realidade presente não apenas nas escolas onde foram feitos os estudos e práticas, mas em um contexto mais amplo da pesquisa.
Quem disse que não posso jogar? Relações de gênero nos espaços da Educação Física Escolar em Pio XII/MA
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