Revista Inovação FAPEMA

Editoria Estante

FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CONTEXTOS E VIVÊNCIAS.

Ana Lúcia Cunha Duarte

Edital Fapema nº 016/2018
Sérgio Ferretti Livros
Editora EDUEMA
296 páginas

A sala de aula é um local de reunião e desenvolvimento de saberes em que ocorre uma troca de conhecimento constante, orientada pelo professor. E esse palco influencia intensamente o processo de construção dos posicionamentos de cada indivíduo diante da sociedade. Por isso, não faltam teses que buscam contribuir ainda mais com essa área.

O livro foca na questão do papel do professor diante da realidade educacional e como a sociedade interage com isso, sendo transformada a partir dos conhecimentos e ações dos cidadãos. E quem melhor para falar sobre isso do que professores e os seus próprios alunos? A obra apresenta uma série de artigos escritos por docentes, assim como dedica uma parte para dar voz às perspectivas de estudantes do Ensino Médio, ou seja, ensino e aprendizagem. Desse modo, o título contribui para a melhoria do sistema educacional brasileiro.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CONTEXTOS E VIVÊNCIAS.
DISCURSO, ESPAÇOS E SUBJETIVIDADES.

Conceição Belfort Carvalho, Ilza Galvão Cutrim e Mônica da Silva Cruz

Edital Fapema nº 016/2018
Sérgio Ferretti Livros
Editora EDUFMA
248 páginas

A cada dia, e diante do grupo crescente de teorias e análises sobre a sociedade, evidencia-se ainda mais a necessidade da busca pelo saber para que se possa construir posicionamentos conscientes e significativos. A obra desenvolve pautas sobre a identidade e a influência da realidade espacial em sua formação e apresenta a importância e as possibilidades do discurso para tecer percepções.

O material é composto por 10 artigos divididos em dois eixos, o discursivo e o literário. Eles contêm análises de aspectos da cidade de São Luís e defendem o papel do discurso em alojar saberes e poderes. Os pesquisadores se aprofundam em temas como turismo, preservação, sindicato, fábricas, seringueiros e seringueiras, patrimônios indígenas, transculturação, política, filosofia e literatura, sempre com o desafio de direcioná-los à mesma reflexão.

DISCURSO, ESPAÇOS E SUBJETIVIDADES.
DIÁLOGO TEMÁTICO ON-LINE ENTRE GOVERNO E CIDADÃOS: CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DE CONSULTAS PÚBLICAS NO BRASIL

Luciana Saraiva de Oliveira Jerônimo

Edital Fapema nº 16/2018 Sérgio Ferreti Livros
Editora Appris
279 páginas
O diálogo - como uma ferramenta central na vida humana para comunicar necessidades – exerce um papel fundamental na construção e no exercício da democracia, que pode ser entendida como a reunião de muitas vozes – as do povo e dos governantes – que indagam, afirmam, sugerem e opinam, a fim de que decisões pertinentes sejam tomadas em comum acordo. E viabilizar isso de forma prática, eficiente e ampla é um desafio que está presente na ao longo da história. Hoje, as tecnologias digitais são respostas poderosas. O livro reúne estudos do grupo de pesquisa em Comunicação Midiática e Institucional (CNPq/UFMA) sobre o gerenciamento e a logística dos meios digitais utilizados pelo governo do gaúcho (2011 e 2014) A obra detalha como essas interações resolveram – de fato – as dores da população e as etapas que ainda podem ser percorridas, por meio de imagens, gráficos, tabelas e textos bem elucidativos, além de trabalhar questões políticas, filosóficas, sociológicas e até estéticas. O livro é uma demonstração moderna de como o diálogo pode ser facilitado por órgãos públicos através do digital para que as decisões políticas sejam legitimadas.
DIÁLOGO TEMÁTICO ON-LINE ENTRE GOVERNO E CIDADÃOS: CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DE CONSULTAS PÚBLICAS NO BRASIL
A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO E DO PODER EM MÁRIO DE CARVALHO

Márcia Manir Miguel Feitosa

Edital Fapema nº 043/2017
Neiva Moreira Livros
Editora Café e Lápis
121 páginas

O conjunto de obras literárias que alimentam a construção da cultura e da história se desenvolve em um determinado espaço que as influencia. O livro mostra como a geografia e a literatura se interrelacionam ao realizar uma análise, com a perspectiva geográfica, da obra do romancista e dramaturgo português Mário de Carvalho.

O trabalho apresenta estudos sobre a influência de elementos espaciais na constituição da trama literária de Mário de Carvalho, apropriando-se do referencial fenomenológico da geografia humanista cultural para traçar uma leitura pela geograficidade constituinte da própria trama. A obra contribui para estabelecer uma compreensão mais abrangente de uma área de pesquisa denominada geografia literária.

A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO E DO PODER EM MÁRIO DE CARVALHO
HISTORIOGRAFIAS E LINGUAGENS

Henrique Borralho, Francisco Valdério e Milena Galdez

Edital Fapema nº 016/2018
Sérgio Ferretti Livros
Editora UEMA/Pitomba
322 páginas

O estudo da linguagem é uma oportunidade de entender o conteúdo que constrói e compõe a história. Ela é o instrumento utilizado pelos homens para compor as culturas, o pensamento filosófico, a produção literária, as religiões e religiosidades, os deslocamentos e as disputas políticas.

Apoiada pela FAPEMA, a coletânea de artigos, produzidos por professores e pesquisadores da UEMA e de outros estados do Brasil, apresenta teorias sobre conceitos, pensamentos e linguagens que tornam viável construir e narrar conhecimentos, sentidos e sensações.

HISTORIOGRAFIAS E LINGUAGENS