Ao leitor !
Concluímos uma etapa do ciclo virtuoso para a pesquisa e a ciência no Maranhão. Essa é a avaliação do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão, André Santos, em seu artigo publicado na editoria Sábias Palavras, onde traça uma radiografia dos últimos quase 8 anos.
Não se trata somente de números, de percentuais, mas de significativos avanços que impactaram e continuam a impactar a vida das pessoas.
A radiografia é uma imagem, um registro, uma fotografia de um determinado momento que, se comparado com outra ocasião, atesta avanços e a necessidade de adoção de providências. É o que nos apresenta a matéria de capa desta edição que aborda pesquisa desenvolvida no município de Cururupu, no litoral ocidental maranhense. O estudo de Rosalva Reis demonstra os reflexos da criação da Reserva Extrativista, há 18 anos. Vale muito conferir e sem pena….
Outros registros relevantes são apontados, ainda, nas reportagens que abordam as pesquisas sobre assédio sexual no trabalho de mulheres jornalistas, visão ambiental de catadores de mariscos e a ostreicultura como instrumento de inclusão em regiões remanescentes de quilombos. Aliás, são três reportagens que tem como fonte o mesmo grupo de pesquisa: o Núcleo de Maricultura do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Recomenda-se a leitura dessas matérias com o devido consumo de ostras, sururus e acompanhamentos… E pode até ser um suco de bacuri ou cupuaçu que tem propriedades antioxidantes e de combate às disfunções inflamatórias: assunto de outra reportagem desta edição.
Na editoria de Biologia, matérias tratam, ainda, de pesquisas que investigam a harmonia da área com a religiosidade das benzendeiras, a fórmula medicinal à base de ameixa do mato, inteligência artificial em exames de endoscopia, infecção urinária e leishmaniose – doença que também é pauta na editoria Agrárias. Na mesma seção, o babaçu aparece como alternativa na alimentação animal.
No âmbito da saúde, esta edição brinda o leitor com o dois estudos da Odontologia: sobre vidros bioativos e uso de adesivos no tratamento de restauração. Outro tema da editoria é o aplicativo “SOS Mama”, desenvolvido como auxiliar das mamães no processo de amamentação.
Os softwares, por sinal, tem ampliado o seu espaço na Revista Inovação. Os eleitores, neste número, poderão conferir o uso da inteligência artificial para diagnóstico por celular e na redução dos efeitos colaterais da radioterapia. A informática e a computação se fazem presentes, ainda, no dicionário digital como forma de preservação das técnicas tradicionais de construção naval e a transformação dos azulejos de São Luís em gráficos táteis para deficientes visuais, por meio da impressão 3D.
A edição nº 43 da Revista Inovação traz, ainda, uma reportagem sobre a literatura como instrumento de compreensão da sociedade e, na editoria Estante, a resenha de quatro obras lançadas com apoio da Fundação (ou que abordam pesquisas por ela financiadas).
Registre-se a galeria de fotos do projeto de Extensão sobre Turismo Comunitário no município de Santo Amaro, na editoria Fotosíntese.
Esta edição brinda, os leitores e navegantes, ainda, com o registro, em vídeo, de entrevista com o jornalista Soares Júnior, vencedor do Prêmio Fapema 2021 na categoria Jornalismo Científico. E, a realidade, todos os trabalhos que deram origem às reportagens desta edição conquistaram mais um trófeu do Oscar da Ciência no Maranhão, a exemplo dos pesquisadores seniores Eduardo Bezerra Júnior, Luciano Façanha e Érika Fonseca que relataram a sua trajetória profissional nesta edição.
E para relembrar essa grandiosa festa, recomendarmos a leitura da matéria “Prêmio Fapema: o retorno do Oscar da Ciência Maranhense.
Boa leitura e excelente navegação !
São Luís, abril de 2022
Cláudio Moraes
Editor