É tempo de desenvolvimento! Nesse momento em que o Brasil passa por uma completa transformação econômica e ruma ao posto de potência mundial, é preciso investir também em mudanças sociais para a manutenção deste crescimento.
Erradicação da pobreza extrema, é um dos principais temas em prol dessa jornada rumo ao reconhecimento global. Preocupada com a resolução deste problema social, a SBPC discute, em sua 64ª Reunião Anual, o tema “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”. O encontro acontece entre os dias 22 a 27 de julho de 2012, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, Maranhão, como integrante das comemorações dos 400 anos da cidade. Todos os detalhes do que está sendo pensado para o evento você confere aqui, em nossa matéria de capa.
A Revista Inovação traz, nesse volume, informações sobre três pesquisadores de universidades maranhenses que, acompanhando o desenvolvimento tecnológico da indústria odontológica, têm buscado alternativas para superar procedimentos tradicionais. Os resultados são animadores!
Nesta edição, você também vai encontrar informações sobre as propriedades terapêuticas do babaçu, como o uso do mesocarpo no tratamento de doenças e os dados sobre o óleo do coco, o novo queridinho de quem deseja perder peso.
Em outra matéria, contaremos a história dos saguis. Estes pequenos macacos, por meio de um comportamento extrativista, produzem o próprio alimento e utilizam estratégias de exploração para garantir recursos em abundância o ano inteiro.
Além destas, preparamos outra matéria especial. A Revista Inovação foi até o Baixo Parnaíba conhecer uma pesquisa que está sendo desenvolvida com o objetivo de aumentar a produtividade do mamão na região. O incremento na produção do fruto, que é bastante apreciado e consumido no Maranhão, vai dos benefícios agronômicos aos sociais, uma vez que absorve boa parte da agricultura familiar e pode ser produzido em pequenas áreas.
Aproveite a leitura e até a próxima edição.