Revista Inovação FAPEMA

Nº 15 – Prêmio Fapema 2011

A produção de ciência e tecnologia é fundamental para o desenvolvimento social e econômico de um país. Por meio de pesquisas são descobertas a cura de doenças, são produzidas invenções tecnológicas e indagações de cunho social e humano. Investir em pesquisa é o primeiro passo para a construção de conhecimento científico e a geração de capital intelectual. Reconhecer e divulgar o mérito destes trabalhos também é uma forma de incentivá-los.

Em nossa matéria de capa, você vai conhecer as curiosas e revolucionárias pesquisas que receberam destaque este ano e, por isso, conquistaram o Prêmio FAPEMA 2011, cujo objetivo é contribuir para a divulgação do que está sendo produzido em ciência e tecnologia no Maranhão. Além desta reportagem preparamos outras matérias especiais. Uma delas fala sobre a Reserva Biológica do Gurupi. Um grupo de pesquisadores trabalha para identificar e preservar espécies desta parte da Amazônia localizada no território maranhense. Somente de insetos, já foram catalogados mais de 14 mil exemplares. Abrimos espaço também para a polêmica discussão sobre o novo código da ciência, que pretende favorecer a ciência, a tecnologia e a inovação no país, por meio da criação de um marco legal mais ágil e moderno. Veja de que forma a nova regulamentação pode afetar o Maranhão. A Revista Inovação viajou para o interior do Estado visando conhecer as pesquisas que acompanham a expansão do setor produtivo na busca de fontes alternativas de energia. O trabalho, desenvolvido no Baixo Parnaíba, está otimizando a produção de etanol sem agredir ao meio ambiente.

Leia também nossa entrevista com Eiran Simis, que falou sobre empreendedorismo inovador de alto impacto e revelou como anda o Brasil nesse contexto, uma matéria que identifica os riscos de comer fora de casa e outra que trata sobre os efeitos do aquecimento global, sobre a diminuição das comunidades do plâncton e de espécies marinhas e estuarinas na Baía de São Marcos.

Uma ótima leitura e até a próxima edição!