Revista Inovação FAPEMA

PESQUISAS EM LITERATURA PROMOVEM RESGATE HISTÓRICO E LINGUÍSTICO

Letras e Artes

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) incentiva, ao longo de sua história, a investigação científica na área das Letras e das Artes. No âmbito da Iniciação Científica, um destaque recente é a pesquisadora Luísa Mara Lima, estudante do curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em Caxias. Integrante dos núcleos de pesquisa Literatura, Artes e Mídias (LAMID e Informática, Literatura e Linguística (NUPILL), ela conquistou, por duas vezes, o Prêmio FAPEMA: em 2021, na categoria Jovem Cientista, e em 2022, na categoria Pop Vídeo Ciências. Ela investiga a caracterização da figura masculina e feminina na sociedade do século XIX, retratando as personagens masculinas e femininas nas obras de Aluísio Azevedo.

É de Codó um dos destaques dentre os pesquisadores mais experientes. Luís Henrique Serra (UFMA), doutor em Filologia e Língua Portuguesa, pela Universidade de São Paulo, também foi premiado duas vezes pela Fundação. As conquistas foram nos anos de 2010 e 2012, como Jovem Cientista. Hoje, ele é consultor ad hoc da Fundação, contou com apoio em três projetos de pesquisa e promoveu a orientação de sete jovens cientistas fomentados pela FAPEMA. Um de seus projetos mais notáveis envolveu a investigação e compilação de termos relacionados à atividade agrícola no Maranhão, resultando na criação de um glossário eletrônico contendo 107 termos com conceitos frequentemente utilizados por micro e pequenos agricultores. O glossário contribui para enriquecer o repertório linguístico maranhense e ajuda na compreensão da realidade agrícola local.

Na reportagem, os dois pesquisadores compartilham informações sobre o desenvolvimento e os resultados de suas pesquisas que utilizam a literatura como instrumento para compreender a sociedade.

Questões sociais e culturais afloram das pesquisas codoenses de uma jovem cientista e um pesquisador com mais de uma década de atuação