Revista Inovação FAPEMA

Ao Leitor- Edição 46

Ao leitor !

Um mundo globalizado, interdependente, multipolar, com diversificados canais de diálogo internacionais e o fortalecimento de organismos supranacionais. Esse é o cenário atual que demanda, cada vez mais, a internacionalização das ações de pesquisa das instituições de ensino superior brasileiras.

A consciência a respeito do forte impacto dessa medida na internacionalização de redes científicas, tem levado a FAPEMA a promover o intercâmbio de pesquisadores nacionais e estrangeiros, por meio da concessão de bolsas de estudos ou auxílios financeiros.

E, nesta edição nº 46, a Revista Inovação apresenta um fragmento de experiências internacionais vivenciadas por pesquisadores maranhenses com apoio da Fundação.

Uma dessa ações gerou matéria que aborda, na editoria Biologia, os trabalhos da pesquisadora Lígia Tchaicka, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em seu pós-doutorado na Universidade de Cambridge (Reino Unido). Ela conquistou expertise na técnica de coleta de DNA ambiental (eDNA), ao estudar os zooplânctons, e a metodologia já está sendo utilizada para o estudo de ambiente marinho na costa maranhense.

Na editoria Agrárias, trazemos reportagem sobre os trabalhos da pesquisadora Katiene Régia Silva Sousa (UEMA). Desenvolvidos em seu pós-doutorado, na Purdue University, cidade de West Lafayette, Indiana, EUA, buscam, por meio da genômica, a melhoria do bem-estar e da produtividade de suínos em lactação, durante eventos de estresse por calor.

Na editoria Humanas, o leitor irá apreciar a reportagem sobre a pesquisa de Elio de Jesus Pantoja Alves da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Realizada no pós-doutorado no Instituto Nacional de Antropologia e História, no México, avaliou e comparou as consequências da mineração de ouro em comunidades tradicionais naquele país e no Maranhão.

Matéria em vídeo divulga a pesquisa de Regis Costa de Oliveira, do curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Centro Histórico. Ele desenvolveu, em seu doutorado na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, em Portugal, projeto que interliga tecnologia com o processo de criação de performances artísticas.

Ainda no âmbito das artes, o trabalho do pesquisador Edimilson Moreira Rodrigues (UFMA) Campus São Bernardo foi pauta desta edição. Em seu pós-doutorado na Universidade do Porto, em Portugal, ele investigou emblemas, símbolos e divisas na arte pictórica azulejar e de painéis plásticos do Palácio dos Leões, como elementos de incorporação da estratégia de colonização do saber português em São Luís.

Portugal também foi o cenário do desenvolvimento da pesquisa de Leonardo Leal Chaves, em seu doutorado pela Universidade de Coimbra, com apoio da FAPEMA. Reportagem na editoria de Humanas descreve a pesquisa de sua autoria que compara as biografias de duas figuras históricas que lutaram contra a ditatura em seus territórios: o camponês maranhense Manoel da Conceição e do líder angolano Agostinho Neto.

O mundo é o alvo do Gim Luar, bebida maranhense produzida no município de Bacabal, com apoio do edital Tecnova, uma parceria entre a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Governo Federal, a FAPEMA e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Com adição de ingredientes regionais adquiridos de comunidades quilombolas da região do Médio Mearim, trata-se da primeira marca de Gin 100% de nossa terra. A reportagem pode ser lida na editoria Sociais Aplicadas.

A conexão entre o local e o mundial também pode ser apreciado em duas matérias com abordagem sobre a pesquisa do professor Alexandre Navarro (UFMA). Ele foi vencedor do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação ‘2022, na categoria Pesquisador Destaque – Ciências Humanas, com o trabalho ‘O Povo das Águas: Imageamento por Ground Penetrating Radar-GPR das Estearias e Artefatos Cerâmicos em Sítios Arqueológicos no Maranhão’.  O seu vasto estudo de 12 anos sobre os povos das estearias tem impacto mundial no âmbito da arqueologia. O pesquisador é o nosso entrevistado desta edição. Além disso, registros fotográficos do seu trabalho podem ser apreciados na editoria Fotosíntese.

Mas não basta pensar globalmente, é necessário agir localmente, como ensina o sociólogo alemão Ulrich Beck, em suas reflexões sobre o processo de globalização. Nesse sentido, a Revista Inovação brinda o leitor com reportagens sobre ações desenvolvidas no interior do Maranhão.

Da região do Baixo Munim, no litoral norte do estado – passagem obrigatória para quem se desloca de São Luís para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – nasce a matéria Especial desta edição. Ela  destaca as pesquisas do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus São Luís Monte Castelo. Fundado pela pesquisadora Georgiana Marques, o Núcleo investiga plantas nativas de comunidades tradicionais para a produção de bioprodutos, com apoio da FAPEMA e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),

O Parque Nacional dos Lençóis, um dos melhores lugares do mundo para ser visitado neste ano, de acordo com o Jornal The New York Times, é palco da matéria sore a pesquisa do biólogo Felipe Polivanov Ottoni. Professor da UFMA Campus Chapadinha, ele trabalha na construção de um guia de identificação molecular para peixes de água doce, com o objetivo de estimar a diversidade e auxiliar a conservação das espécies.

Também da UFMA, mas do Campus São Bernardo, o pesquisador Josenildo Campos Brussio é a nossa fonte para a reportagem sobre o projeto “Cartografia do Turismo Religioso no Maranhão”, que conta com destaques de referências mundiais, como os munícipios de Alcântara e Codó.

A cidade de Imperatriz é palco da matéria sobre a pesquisa de iniciação científica de Beatriz Martins Mendes (UEMA Sul), na editoria Saúde, que avalia regularidade de pacientes no tratamento da tuberculose.

A capital maranhense é o cenário de matéria de capa desta edição. A pesquisa de iniciação científica de Carla Pereira Silva (UEMA), em parceria com a UFMA e a Fundação Oswaldo Cruz (RJ), desenvolve uma droga antiprotozoária, menos tóxica, para o tratamento da leishmaniose.

Também de São Luís vem a proposta de Luís Fernando Gomes de Sousa (UEMA), sobre uma alternativa para o uso do eucalipto na produção de madeira e carvão vegetal pela agricultura familiar. A matéria está disponível na editoria Agrárias.

O impacto das precipitações intensas de chuvas sobre a capital maranhense é objeto da pesquisa de Felipe Freitas Costa, mestrando em Meteorologia, pela Universidade Federal de Pelotas. A matéria, em vídeo, pode ser apreciada na editoria Exatas.

Outra matéria em vídeo apresenta a pesquisa de Diogo Matheus da Silva (UFMA), que desenvolveu, no Mestrado em Educação Física na capital, o projeto “Correlações entre passes, finalizações, consumo de oxigênio máximo e padrão de sono em jogadoras de futsal”.

Essa é a síntese desta edição da Revista Inovação – fruto da meta da FAPEMA em promover, cada vez, por diversas canais, a difusão científica. E esse é um dos temas do matéria, em vídeo, com o presidente da Fundação, Nordman Wall, que aborda, ainda, na editoria Sábias Palavras, a ampliação das parcerias e a ação participativa dos pesquisadores.

E, por fim, esta edição brinda o leitor, na editoria Estante, com quatro sugestões de livros – todos lançados com apoio editorial da FAPEMA.

A todos, excelente leitura e navegação.

São Luís (MA), 15.06.2023

Cláudio Moraes

Editor