João Augusto Ramos e Silva é um dos empreendedores maranhenses apoiados pela FAPEMA, por meio do Programa Centelha. Contemplado pelo edital FAPEMA/FINEP nº 027/2021, na área da Internet das Coisas (IoT), ele vem desenvolvendo o projeto “Domótica Assistiva para Pessoas com Deficiência e da Terceira Idade”.
O apoio da Fapema propiciou a constituição, em 2023, da startup Ingenious Inova, no modelo simplificado de empresas de inovação proposto pelo Governo Federal.
Ela foi concebida para atuar na comercialização de produtos de casa inteligente, assistência técnica e elaboração de projetos de domótica, para conectar dispositivos eletrônicos a aparelhos eletrodomésticos, em ambientes assistidos, com design centrado em assistentes pessoais virtuais de inteligência artificial.
Os clientes em potencial são quaisquer pessoas que sinta necessidade ou tenham interesse em automação de qualquer ambiente que utilizem dispositivos embarcados em Inteligência artificial (IA) e Internet das coisas (IoT).
O foco principal são as pessoas com algum tipo de deficiência, assim como pessoas idosas, que também sentem dificuldades quanto à manutenção da qualidade de vida.
O projeto surgiu no âmbito de projeto de pesquisa na Linha de pesquisa de Inovação tecnológica e tecnologia assistiva, do Programa de mestrado profissional em rede de Educação Inclusiva (PROFEI). Ele é ministrado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em convênio com a Universidade Estadual Paulista (UNESP). Confira no vídeo.
Perfil de João Ramos
Doutor em Administração (FGV/Rio) e mestre em Administração/Marketing (Universidade Federal da Paraíba), com graduação e Engenharia Civil (Escola de Engenharia do Maranhão. Master em Estudios Avanzados en Comercialización e Investigación de Mercados (Universidad del País Vasco/España), com pós-doutorado em MOOCs (Universidad Nacional de Educación a Distancia e Universidad del País Vasco/España)