A Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (FAPEMA) comemora um marco importante na história da ciência e tecnologia no estado: as bodas de ouro pelas 50 edições da Revista Inovação. Lançada em 2005, a publicação se consolida como um veículo de divulgação científica de excelência, promovendo a disseminação do conhecimento e a valorização da pesquisa no Maranhão.
A revista Inovação nasceu com a tarefa de ser espaço para divulgar a ciência, a tecnologia e as pesquisas realizadas no Maranhão, aproximando a comunidade científica da sociedade e promovendo o acesso a novas descobertas e contribuições. Com a proposta de ser um periódico trimestral, rapidamente se tornou um importante meio de comunicação para pesquisadores, estudantes interessados nas inovações do estado.
Ao longo de duas décadas de circulação, a Revista Inovação aborda temas variados, desde avanços em biotecnologia e energias renováveis até estudos sobre a biodiversidade maranhense e inovações em educação. A publicação se configura como um registro histórico do desenvolvimento da pesquisa, nos últimos 20 anos e que passou a ser popularizada com a primeira edição do Prêmio Fapema em 2005.
Em setembro do ano passado, a Revista Inovação foi reconhecida pelo profissionalismo na divulgação de ações de empreendedorismo e inovação empresarial no Maranhão, com homenagem prestada pelo Sebrae Maranhão na cerimônia da etapa estadual da 11a edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. “Essa é uma conquista não apenas da FAPEMA, mas de toda a comunidade científica maranhense”, afirma Nordman Wall, presidente da FAPEMA. “A Revista Inovação se tornou um importante canal de popularização da ciência e tecnologia no estado e contribui, também, para o fortalecimento da pesquisa e inovação no Maranhão“, prossegue.
Após 15 anos com circulação em formato impresso, a revista ganhou novo formato há cinco anos, em plataforma online. Dez edições do periódico já circularam no novo formato que se baseia no conceito de convergência de mídias, com hipertexto, hiperlinks, imagens, áudio e vídeo, após três edições terem sido disponibilizadas somente em formato pdf.
“Houve uma nítida evolução da revista“, avalia o diretor de arte e editor fotográfico, Luís Carlos Motta Jr. Ele é responsável, há 20 anos, pela programação visual da Revista Inovação. “Há uma evolução na área do design, na abrangência e no conteúdo editorial, com cobertura de pesquisas desde a iniciação científica ao pós–doutorado, em todas variadas áreas, inclusive no empreendedorismo”, ressalta. “Ainda há desafios a serem superados pela migração para o conteúdo digital, mas a equipe tem conseguido realizar um trabalho que demonstra a importância e relevância da revista“, pontua. “Estou feliz por chegarmos a 50 edições e pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido pois integro a história da Revista Inovação desde a sua gênese“, conclui.
“A matriz das nossas pautas sempre foram os projetos de pesquisa científica, mas estamos nos adequando a uma nova realidade, dando visibilidade, também, a iniciativas de startups e de empreendedores inovadores financiados pela Fapema após seleção em editais“, destaca Cláudio Moraes, jornalista e editor–chefe da publicação nos últimos cinco anos“. “Estamos muito felizes por esse reconhecimento público feito pelo Sebrae e isso só aumenta a nossa responsabilidade e o nosso compromisso com o jornalismo de qualidade“, prossegue.
“A Revista Inovação é um exemplo de como a ciência pode ser divulgada de forma acessível e atraente“, afirma o editor. O periódico jornalístico integra o rol de produtos de divulgação científica e popularização da ciência da FAPEMA que utiliza, ainda, os canais das redes sociais (Instagram, Facebook, X e Youtube), com posts, vídeos e entrevistas com pesquisadores apoiados pela Fundação.
A equipe da Revista Inovação é constituída, atualmente, por profissionais do Núcleo de Difusão Científica, sob a chefia de Elizete Silva (editor Cláudio Moraes, redatores e repórteres Laércio Diniz e Sandra Viana, videomakers Rubenilson Costa e Ryan Rodrigues), e do Departamento de Informática sob coordenação de Esdras Gama (diretor de arte Motta Júnior, web developer José Costa Neto e apoio de Ítalo Silva).
“Há 20 anos implantei o setor de comunicação na Fapema. Um desafio que envolveu muitos aspectos estratégicos e operacionais, pois a comunicação desempenha um papel crucial na promoção das ações da Fundação, no fomento à ciência e no fortalecimento da interação com diversos públicos. Na mesma época foi lançada a Revista Fapema, então, para mim, é uma sensação indescritível e ao mesmo tempo muito gratificante saber que a revista que iniciei, voltada para a pesquisa e a ciência, chegou aos 20 anos e à sua 50ª edição.
Ao olhar para trás, é impossível não sentir um imenso orgulho e reconhecimento pelo caminho percorrido. Cada edição, cada artigo publicado, cada colaborador envolvido faz parte de um esforço coletivo para promover a ciência, dar visibilidade ao trabalho de tantos pesquisadores e contribuir para a popularização do conhecimento científico.
Desenvolver uma revista voltada para a pesquisa e a popularização da ciência é um desafio multifacetado que exige sensibilidade para equilibrar a profundidade acadêmica com a acessibilidade ao público geral. Esse processo de popularização envolve também uma constante adaptação às novas formas de consumo de informação, utilizando plataformas digitais, redes sociais e outros meios para ampliar o alcance e o impacto da revista.
A 50ª edição da Revista Fapema é um marco, não só pela longevidade, mas pela confiança que a revista conquistou ao longo dos anos. É um reflexo de muito trabalho, dedicação e, claro, da paixão pela ciência e pela comunicação. Esse momento do qual tenho orgulho de fazer parte, é um testemunho do que podemos alcançar quando acreditamos no poder da informação e da educação. E, acima de tudo, é uma homenagem a todos os colaboradores, leitores e apoiadores que estiveram conosco ao longo dessa jornada.”
“Ainda hoje, sempre que tenho oportunidade, eu leio as matérias que se relacionam com minha área de atuação e as vezes de outras áreas que chamam atenção por um caráter inovador.
Publicar é a culminância de um longo percurso, muitas vezes solitário. É como se fosse o nascimento (um artigo ou um livro) após meses ou anos de gestação. Esse trabalho da Fapema auxilia em diversas frentes, desde a viabilização das pesquisas até a visibilidade dos resultados.
Tenho certeza que o auxílio da Fapema ao apoiar jovens pesquisadoras (como foi meu caso) e dar visibilidade ao trabalho é um pilar importante na construção de uma carreira acadêmica.”
O que foi divulgado nas primeiras edições?
Em sua segunda edição, lançada em 2007, a publicação traz uma retrospectiva da primeira e trata de grande relevância, como a segunda edição do Prêmio FAPEMA, o projeto FAPEMA Comunidade – que buscava informar sobre bolsas e auxílios -, e o I Encontro das Fundações de Amparo. Também foram abordados os 100 anos do voo de Santos Dumont, energias alternativas e impactos dos agrotóxicos na saúde e meio ambiente.
A terceira edição homenageou Terezinha Rêgo, farmacêutica maranhenses, reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho com fitoterápicos; e os novos doutorados da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) nas áreas de Agronomia, Arquitetura, Zootecnia e Medicina Veterinária.
Em 2008, a Inovação celebrou um ano de existência, comemorado com o Prêmio FAPEMA 2006. Já a quinta edição, no segundo trimestre do mesmo ano, destacou investimentos do governo no setor de etanol e a realização do Congresso Internacional de Agroenergia e Biocombustíveis, em Teresina (PI). O periódico tratou ainda, do apoio da Finep a empresas inovadoras do Maranhão e à base de Alcântara, além de homenagear o casal de antropólogos Sérgio e Mundicarmo Ferretti, conhecidos pela sua pesquisa sobre o folclore maranhense.
A sexta edição, de 2009, trouxe um balanço do terceiro Prêmio FAPEMA, que dobrou o número de pesquisadores participantes; e destacou aumento significativo nas visitas ao site da FAPEMA. A mudança de endereço da instituição, no mesmo ano, também foi destaque.
Na sétima edição, a revista destacou o Colóquio Fapema e o Amazontech 2008, além da criação de um polo de biotecnologia, em parceria com a UFMA, CEFET (atualmente IFMA) e a UEMA.
A oitava edição abordou o crescimento das pesquisas e a valorização da biodiversidade do Maranhão, com destaque para o trabalho de Terezinha Rêgo, que seguia se firmando como referência internacional na área de fitoterápicos.
Já a nona edição revelou que 2009 foi o ‘Ano da Inovação‘ no estado, com lançamento do programa Inova Maranhão. Trouxe ainda, entrevista com Wilson
Bueno, primeiro doutor em Jornalismo Científico do Brasil e à época presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico.
Na décima edição, o destaque foi a parceria São Luís–França em 22 projetos inovadores e a colaboração do Norte e Nordeste para o avanço da pesquisa científica no Brasil.
As edições 11 e 12 foram marcadas pelo I Encontro de Inovação Tecnológica do Maranhão, que discutiu a cooperação entre universidades e empresas para promover inovação e empreendedorismo. A Cidade da Ciência, criada em São Luís, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e estudo sobre novas variantes dos vírus da gripe também foram destaque.
Em 2010, a 13a edição da revista foi uma edição especial sobre o Prêmio FAPEMA; enquanto a 14a edição abordou as comunidades quilombolas de São Sebastião dos Pretos e Catucá, e suas estratégias de manutenção sustentáveis; um olhar sobre Alcântara, conhecida como a ‘Pompéia Brasileira‘.
O Prêmio FAPEMA 2011 foi o centro da 15a edição da revista, que trouxe ainda temas como novas fontes alternativas de energia, aquecimento global e empreendedorismo inovador na transformação do estado.
Em sua 16a edição, a revista destacou a 64a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em julho de 2012, que tratou sobre erradicação da pobreza extrema
Ainda em 2012, a 17a edição da Revista Inovação destaca pesquisa que resgata a história da Baixada Maranhense, por meio de uma biblioteca digital. Na área de saúde, o leitor conhece pesquisa sobre poluentes orgânicos em águas superficiais de São Luís, os males provocados pelo consumo excessivo de sal e açúcar, além de matéria especial sobre Gonçalves Dias.
O ano de 2013 brindou os leitores com quatro edições. A edição no 18 esclareceu mitos sobre a vacina contra o HPV, trouxe matéria especial sobre obesidade e abordou os prejuízos que a presença de agrotóxicos na plantação pode causar riscos à saúde humana. Também foi tratado sobre a investigação de pesquisadores maranhenses sobre a amora e a soja, como alternativas para o desconforto na terapia de reposição hormonal feminina.
Nathália Ramos
4a editora da Revista Inovação
“Ter sido responsável pela edição da Revista Inovação FAPEMA foi um desafio e uma grande responsabilidade, exigindo traduzir a ciência para um público mais amplo e fortalecer a divulgação científica no Maranhão. Foi um trabalho intenso, que demandou não apenas rigor jornalístico, mas também criatividade para tornar cada edição uma ponte entre pesquisadores e leitores.
Saber que, 15 anos depois, a revista segue ativa e adaptada ao digital e às novas formas de consumo de conteúdo é gratificante, pois prova a relevância contínua da ciência e da comunicação nesse processo. A longevidade do projeto reafirma seu papel essencial na conexão entre pesquisa, inovação e sociedade.”
Maristela Sena
8a editora da Revista Inovação
“O melhor de fazer essa publicação foi sempre o prazer da convivência com os professores, com os entrevistados, receber as informações sobre suas pesquisas financiadas pela FAPEMA, em primeira mão. Privilégio que se estendia ao aplauso e ao abraço quando premiados por seus estudos e resultados.
Juntos demos forma a edições especiais dedicadas aos homenageados do Prêmio Fapema como Terezinha Rêgo (por ocasião da 15ª edição do Prêmio), Sergio Ferretti, Neiva Moreira e Maria Aragão. O aniversário de 405 de São Luís recebeu uma série de matérias divulgando o trabalho de pesquisadores do Maranhão conectados à ideia de construção de cidades melhores para seus habitantes.
Criamos ainda as colunas Foto-Síntese (de fotografia), Na Estante (resenha de livros produzidos pelos professores-pesquisadores), Sábias Palavras (um espaço para opinião), além de páginas abertas para entrevistas, das quais participaram Alex Oliveira de Souza, Mundicarmo Ferretti, Beatriz Bissio, Terezinha Rêgo, Antonio Rafael da Silva, Silvane Magali Vale Nascimento, Raimundo Antônio Gomes Oliveira, Sanadya de Medeiros Souza, Tatiana de Jesus Pereira Ferreira e Ed Wilson Ferreira de Araújo.
Como um veículo atuante de divulgação científica, a Revista Inovação tem a determinação de cumprir a missão de tornar o conhecimento científico acessível e compreensível para a sociedade, com foco na popularização da ciência, na democratização do acesso ao conhecimento e estímulo ao interesse por temas científicos. Ganham a pesquisa e a sociedade maranhense.”
O designer Luís Carlos Motta Jr é responsável, há 20 anos, pela programação visual da Revista Inovação.