Revista Inovação FAPEMA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UFMA DE BACABAL FORTALECE ESTUDOS EM LINGUÍSTICA E LITERATURA

Melhoria da estrutura e maior visibilidade do programa objetivam abertura de um curso de Doutorado em Letras

Professores e discentes do PPGLB com o coordenador de área de Letras e Linguística da CAPES, José Sueli Magalhães, em visita ao programa

Luís Henrique Serra

Licenciado em Letras – Línguas Portuguesa e Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Maranhão (2012), mestre (2014) e doutor (2019) em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo. É professor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras – campus Bacabal (PPGLB/UFMA)

Com a missão ambiciosa de expandir sua excelência e alcançar patamares de referência nacional, o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFMA de Bacabal (PPGLB) emerge como um polo de inovação. Para potencializar essa jornada, que visa a expansão da formação stricto sensu no interior do estado, o programa recebeu um investimento estratégico da FAPEMA para fortalecer a pesquisa em Linguística e Literatura, elevando a formação docente e o impacto social na educação em todo o estado.

O PPGLB, que iniciou suas atividades em 2019 no Centro de Ciências de Bacabal, representa uma nova perspectiva para o ensino superior no Maranhão. Ao oferecer formação em nível de Mestrado, o programa garante que profissionais formados em Letras não precisem sair do estado, arcando com despesas altas e convivendo longe de familiares, para dar continuidade à sua formação.

O programa atua com a área de concentração Linguagem, Cultura e Discurso e duas linhas de pesquisa essenciais — “Texto e Discurso” (Linguística) e “Literatura, Cultura e Fronteiras do Saber” (Literatura) — que se dedicam a estudos interdisciplinares com foco no ensino e na produção de pesquisas aprofundadas sobre problemáticas relacionadas à linguagem. Sua relevância é atestada pela alta procura: o programa tem mantido um fluxo robusto de entrada de estudantes, recebendo 134 inscritos para 34 vagas em seu primeiro edital em 2020. Em sua primeira avaliação quadrienal completa, o PPGLB já alcançou a nota 3 na CAPES, confirmando sua capacidade de existência e impacto na região.

A estratégia do investimento e a projeção nacional.

 A meta atual do PPGLB é clara: subir para a nota 4 na avaliação da CAPES e, a partir dessa excelência consolidada, construir uma proposta para a abertura de um curso de Doutorado em Letras. O projeto aprovado pela FAPEMA, coordenado pelo Professor Luís Henrique Serra, concentrou-se em fortalecer a estrutura e a visibilidade do programa. O investimento traduziu-se em ações concretas buscando resolver os pontos de melhoria identificados na autoavaliação e na ficha CAPES.

 

O Professor Luís Henrique Serra solicitou e obteve apoio para o projeto “Ações e Metas para o desenvolvimento da pesquisa e da formação em Letras”, que busca: aparelhar o PPGLB com condições de formação e pesquisa de impacto e inovação, além de criar um espaço de pesquisa e estudos no Centro de Ciências de Bacabal e pensar estratégias de ampliação da ação docente e discente nas regiões Nordeste e Norte e demais regiões do país.

 

Apresentação do professor Luís Henrique Serra no Simpósio Ibero-americano de Terminologia, na cidade de Medelin, Colômbia

A FAPEMA demonstrou seu apoio com um investimento total de R$ 46.300,00, aplicado para garantir condições ao programa para o cumprimento das metas. A maior parte do recurso de capital foi dedicada à criação de um ambiente de pesquisa de ponta. Esse investimento se concretizou na aquisição de quatro Computadores de Mesa e Nobreaks, essenciais para a implantação de uma Sala de Estudos e Pesquisa exclusiva para professores e discentes.

Computadores instalados na Sala de Estudos e Pesquisa, espaço exclusivo para professores e discentes.

 

Essa sala resolveu uma limitação crucial, pois a graduação precisava de um espaço dedicado para suas atividades, reuniões e produção de trabalhos acadêmicos. Além disso, a compra de 46 livros impressos de Linguística e Literatura enriqueceu o acervo bibliográfico, garantindo que o programa trabalhe com bibliografia atualizada, o que é fundamental para a qualidade das teses. O investimento também se projetou para fora do campus, com foco na visibilidade global do Maranhão Central.

O recurso de custeio foi aplicado no financiamento de passagens aéreas, garantindo que a equipe executora pudesse participar de reuniões de associação e eventos nacionais e internacionais, cumprindo a meta de ampliar a participação do PPGLB no universo de pesquisa da área de Letras no Brasil e fora dele. Essa ação de conectividade é vital para fortalecer as relações institucionais e de pesquisa, um fator-chave para a avaliação da CAPES.

Complementando essa estratégia, uma Bolsa BATI II (Apoio Técnico) foi financiada, dando suporte à organização do projeto e à criação de pontes de diálogo entre a coordenação e os membros do curso. A aplicação desse recurso é a prova de que o PPGLB está construindo ativamente o futuro da pós[1]graduação no Maranhão, e o investimento da FAPEMA é um catalisador de excelência que prepara o programa para o seu próximo grande salto, o que integra a rede de ações do governo do estado para o fortalecimento da ciência como motor de inovação e desenvolvimento regional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *