Pesquisadores do IFMA analisam propriedades da melosa no laboratório da pós-graduação em Química
 

“Desde a implantação de novos cursos de pós-graduação stricto sensu,  o IFMA potencializou a quantidade de diplomas de cursos de mestrado e tem adotado estratégias para melhorar a qualidade dos cursos ofertados, por meio da autoavaliação dos programas”, prossegue. 

O IFMA investiu em melhorias nas estruturas de ensino e pesquisa, aprimorando o corpo docente, com mestres e doutores capacitados, e ampliando as parcerias institucionais. “Essa evolução se refletiu na maior produção acadêmica, com dissertações e trabalhos aplicados às necessidades locais”, avalia Georgiana. Ela considera que a FAPEMA é responsável pela revitalização dos programas de pós-graduação no estado. “O apoio da Fundação também foi crucial para a criação de núcleos de pesquisa dentro do IFMA, com foco em áreas prioritárias para o desenvolvimento regional”, assinala.

Os acordos estabelecidos entre o IFMA e a FAPEMA para a concessão de bolsas de mestrado e doutorado permitiram a ampliação de vagas nos processos seletivos. “Isso tem facilitado a democratização do acesso à pós-graduação e ainda permite que diversos alunos, sem vínculo empregatício, consigam concluir sua formação, com o auxílio dessas bolsas”, prossegue.

“As diferentes formas de investimentos da FAPEMA contribuem diretamente para a melhoria da qualidade dos cursos ofertados, por impactarem diretamente na participação e formação qualificada de estudantes, ampliarem os estudos e a qualificação profissional dos professores”, destaca Georgiana. “A Fundação estimula parcerias institucionais, divulgar as produções científicas do estado e mantém crescente o índice de resultados positivos dos investimentos governamentais na formação de capital humano qualificado tanto a nível regional e nacional”, conclui.

UEMA: crescimento contínuo

O apoio da Fapema com bolsas , desde a iniciação científica ao pós-doutorado, contribui, significativamente para a produção científica da UEMA

A Pós-graduação na UEMA nasceu em 1990, na área de Agroecologia, e posteriormente em Ciência Animal. Mas o crescimento efetivo ocorreu a partir de 2010. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Marcelo Cheche, “a Fapema foi fundamental para o incremento da pesquisa e a qualificação de pesquisadores e, nos últimos 15 anos, foi a grande responsável por esse fomento”.

Confira a entrevista completa com o pró-reitor Marcelo Cheche, no vídeo a seguir: