Revista Inovação FAPEMA

Portal Maranhão: ambiente de leitura e fonte de pesquisa sobre história literária

Ana Paula Nunes de Sousa

Graduada em Letras – Português e Literatura pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) – Campus Caxias. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL) e do Núcleo de Pesquisa Literatura, Artes e Mídias (LAMID). Bolsista do projeto “Digitalização da Literatura Maranhense: O Portal Maranhão” – Estágio Nacional – Best- Graduação – Bolsa de Estágio no Brasil.

Vencedor do Prêmio FAPEMA 2019 na categoria PopVídeo, o projeto “Informatização e Digitalização de Acervos: O Portal Maranhão” – https://www.literaturamaranhense.ufsc.br/ – é uma das poucas bibliotecas digitais do Brasil que é fonte primária e gratuita de textos literários em versão integral na internet.

Apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), por meio do no edital nº 12/2017 – Acervos, o trabalho foi colocado em prática pela acadêmica do curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Caxias, Ana Paula Nunes de Sousa. O objetivo é sistematizar os dados coletados pelo projeto, bem como na realização de pesquisas voltadas para obras de autores maranhenses.

Ana Paula Sousa explica que as atividades do projeto, que teve a orientação da professora doutora Joseane Maia Santos Silva, foram divididas em duas partes. Na primeira fase foram selecionados e organizados os documentos e, depois, realizado o processo de digitalização, em que foi utilizado a ferramenta digital scanner planetário. “A etapa seguinte consistiu no processo de correção e atualização da grafia das obras para serem disponibilizadas no Portal Maranhão”, contou.

Iniciado em 2017, a pesquisa, cuja vigência era até maio de 2019, continua em andamento, segundo informou Ana Paula. “Está em andamento um estudo sobre o enigmático caso da literatura brasileira: Humberto de Campos e o médium Francisco Cândido Xavier, em que será colocada à prova a autenticidade da obra Crônicas de Além-Túmulo, publicada em 1937, a primeira do conjunto de 12 textos atribuídos ao escritor maranhense. O estudo é tema do trabalho de monografia da acadêmica defendida em novembro deste ano.

Objetivos e Resultados

A pesquisa consiste na tentativa de comprovação da autoria da obra “Crônica de Além-Túmulo”, psicografada pelo espírita brasileiro Francisco Cândido Xavier e atribuída ao miritibano Humberto de Campos. Um estudo de caráter estilístico e estilométrico, cujo método dá-se a partir da análise quanti-qualitativa de obras literárias, viabilizada pelo software Hyperbase, de Etienne Brunet, que foi contraposto com outros seis textos: Balas de Estalo (1883); A Semana (1892) e Crônicas (1938), de Machado de Assis; Da Seara de Booz (1918) e Últimas Crônicas, de Humberto de Campos (1962) e Os Mensageiros (1944), de Chico Xavier.

Na segunda fase, o trabalho consistiu na pesquisa bibliográfica junto ao acervo da Academia Caxiense de Letras, quando foram observadas as particularidades da vida e obra de autores maranhenses, dentre eles, e de forma mais particular, Humberto de Campos Veras.

Como resultado do trabalho, a pesquisadora destaca o mapeamento dos bicódigos e a riqueza lexical dos textos. Com o resultado do mapeamento fatorial dos bicódigos – uso de dois códigos gramaticais simultâneos (tais como substantivo seguido de verbo; verbo seguido de advérbio; substantivo seguido de adjetivo, e assim sucessivamente) – percebe-se uma aproximação entre os textos psicografados por Chico Xavier (Crônicas de Além-Túmulo e Os Mensageiros) em relação aos escritos por Humberto de Campos (Da Seara de Booz e Últimas Crônicas) aos quais a ele é atribuída a autoria.

Do mesmo modo, a partir do mapeamento da riqueza vocabular do corpus, percebe-se, também, uma proximidade entre os textos analisados”, afirmou. “Há uma disposição de palavras que não se repetem nos corpus analisados, um dado muito pertinente, pois como o objetivo do trabalho consiste na verificação de uma possível aproximação estilística entre os textos analisados, este resultado torna-se uma significativa informação”, complementou. “É evidente a semelhança do estilo entre os textos Últimas Crônicas, Seara de Booz e Crônicas de Além-Túmulo, mas é preciso destacar que a pesquisa continua em andamento”, enfatiza Ana Paula.

Sobre ter sido vencedora do prêmio, Ana Paula disse que a premiação é, sem dúvida, uma importante iniciativa do Governo do Estado, por meio da FAPEMA. Segundo ela, trata-se da de valorização das produções acadêmico-científicas dos pesquisadores do estado do Maranhão e um significativo meio de divulgação dos estudos para a comunidade maranhense.

Mais sobre o Portal Maranhão

Além da consulta às obras digitalizadas, no Portal Maranhão é possível acessar um catálogo com dados biobibliográficos dos autores brasileiros e portugueses. Também estão disponíveis documentos do acervo pessoal de alguns autores do estado de Santa Catarina. O banco é uma rica fonte de pesquisa sobre história literária, sendo possível realizar pesquisas a respeito dos autores, das obras publicadas, datas de publicação, editoras, gênero das obras, entre outras. É importante ressaltar que as obras digitalizadas são em menor número do que aquelas cujas informações estão também disponíveis.

A proposta é criar um ambiente de leitura e ensino-aprendizagem de literatura, a partir do aproveitamento da biblioteca digital, incluindo ferramenta de anotações. Qualquer usuário pode utilizar a Biblioteca e o Banco de Dados Digital.