Revista Inovação FAPEMA

O Prêmio FAPEMA evidencia, há 15 anos, a produção científica no estado do Maranhão e reconhece os seus atores. São os pesquisadores que encaram, nessa estrada histórica, o desafio de desenvolver soluções, utilizando as ferramentas disponíveis para fazer ciência.

“Mas fazer pesquisa no Brasil, vale a pena?” Esse foi o questionamento feito, numa emissora de rádio, ao presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), André Santos, no dia anterior à realização do Prêmio do ano passado.

O número recorde de inscrições na 15º edição do Prêmio, em 2019, foi um dos elementos que embasaram a resposta do professor. “Fazer pesquisa sempre vale a pena e cada pesquisador homenageado é a confirmação dessa afirmação”, afirmou André Santos. Foram 381 propostas submetidas e aproximadamente R$ 200 mil reais distribuídos aos 50 vencedores do Prêmio Fapema Terezinha Rêgo.
Assim, o evento se consolidou como a maior premiação científica do Norte/Nordeste – uma grande celebração dos resultados significantes de professores, inventores, comunicadores e estudantes do Ensino Médio, Técnico, Graduação e Pós-Graduação – que já se notabilizou como o “Oscar da Ciência do Maranhão”.

A homenageada e suas soluções alternativas

A celebração da pesquisa, em 2019, aconteceu no dia 5 de dezembro no Teatro Arthur Azevedo, regida pela harmonia da Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale, sob a direção do maestro Edson Cosmos. E, como foi estabelecido há três anos pela Fundação, o evento recebeu o nome de uma respeitada personalidade maranhense por seu relevante legado científico. A pesquisadora Terezinha Rêgo foi a homenageada especial. São 50 anos de luta pela valorização da fitoterapia e de investigações sobre o potencial terapêutico das plantas, que já lhe renderam o reconhecimento na China, Índia e Japão.

Na solenidade do Prêmio Fapema 2019, Terezinha, na voz de sua filha Tânia Rêgo, que leu o seu pronunciamento, ressaltou a importância do evento. “É a valorização da vontade de desenvolvimento de projetos que podem melhorar a vida em comunidade, o coletivo e o humano”, enfatizou.

A essência da Luffa operculata, conhecida como cabacinha, é um de seus trabalhos mais famosos e que ela teceu, ao longo de 20 anos, juntamente com a sua equipe. É utilizada no tratamento da sinusite, rinite alérgica e problemas na adenoide. Com essas e outras descobertas, a pesquisadora conseguiu tornar acessível o tratamento e benefícios proporcionados pela riqueza da flora maranhense.

Ciência de verdade

O trabalho de Terezinha Rêgo e dos demais pesquisadores maranhenses podem ser analisados tendo como analogia as quatro operações fundamentais da matemática.

Essas pessoas se destacam pela qualidade de deterem muito MAIS curiosidade para a realização de cada observação. É a partir dessa característica que se inicia o processo de investigação científica. Além disso, elas tem muito MAIS coragem para que outro importante elemento – um dos maiores princípios da ciência – seja encarado: a mutabilidade (que ocorre por influência do contexto histórico e do aumento da tecnologia disponível).

Estudiosos compartilham do consenso de que a ciência deve ser replicável e aberta às críticas. E isso só pode ser construído em conjunto, ou seja, com MENOS solidão, em meio à pluralidade. Assim, mais portas podem ser abertas para que alternativas com base no conhecimento científico sejam descobertas. E é dessa forma que os pesquisadores maranhenses se comportam.

Além disso, para que a ciência exista, de verdade, os questionamentos devem ser MULTIPLICADOS. Só assim, com a fusão de esforços bem direcionados para o mesmo propósito, os resultados dessa busca podem ser DIVIDIDOS com a sociedade.

Mas, assim como no processo químico chamado alotropia, em que “o mesmo elemento químico origina duas ou mais substâncias diferentes entre si”, a ciência pode ser utilizada para promover (ou não) o bem, como no histórico exemplo do princípio utilizado da energia nuclear e da bomba atômica.

Essa opção, pela bem social depende de como as mentes irão trabalhar com os conceitos e dos incentivos recebidos.

“Sejam luz !”

Foi com esse propósito, de incentivar, ainda, mais a produção científica em prol do bem social, que o Prêmio FAPEMA 2019 homenageou pesquisadores com o trófeu do reconhecimento de pesquisadores juniores, jovens cientistas, mestres, doutores, pesquisadores seniores, jornalistas e inovadores tecnológicos, além do reconhecimento popular da categoria Popvídeo Ciências e do Prêmio Homenagem Especial.

E como afirmou o presidente André Santos, ao final da solenidade, a Fapema é luz frente ao momento de trevas que a ciência se encontra em nosso país. “De modo semelhante, todos os pesquisadores também são luz, são como faróis que iluminam os barcos indicando o melhor caminho”, afirmou. “Vocês, agora, são como faróis que indicam o caminho de sucesso para os demais que fazem pesquisa em nosso estado”, prosseguiu. “Agora, vocês são referência e inspiração para os colegas da universidade e para os seus alunos e, portanto, sejam a luz e a orientação deles!”, finalizou.

Vencedores

Categoria : Pesquisador Junior

Udson Dos Santos Silva (1º LUGAR)

ORIENTADORA: IVANILDE CORDEIRO PACHECO

VELHICE E EMPREENDEDORISMO: O RECONHECIMENTO DO IDOSO COMO PÚBLICO-ALVO DOS SERVIÇOS E PRODUTOS DAS STARTUPS E EMPRESAS BRASILEIRAS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA”

Matheus Rommel Furtado Sousa (2º LUGAR)

ORIENTADORANAZARÉ DO SOCORRO LEMOS SILVA VASCONCELOS

RECICLAGEM DE RESÍDUOS PLÁSTICOS PÓS-CONSUMO: DESTINAÇÃO PARA OS POLIESTIRENOS E POLIPROPILENOS”

Scarlleth Patricia Salomão da Silva (3º LUGAR)

Orientador: Caio Brito Lourenço

PRIMEIRA EVIDÊNCIA DE INGESTÃO DE MICROPLÁSTICO POR OSTRA NATIVA CRASSOSTREA GASAR (ADANSON, 1757) EM UM ESTUÁRIO AMAZÔNICO MARANHÃO”

Categoria : Jovem Cientista

Bruno Eduardo Caxias Miranda

OrientadoraRosane Claudia Rodrigues

CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS DE DUAS GRAMÍNEAS TROPICAIS SUBMETIDAS A LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO E MANEJADAS SOB DIFERENTES NÍVEIS DE ADUBAÇÃO NITROGENADA”

Gustavo Oliveira Everton

Orientador: Victor Elias Mouchrek Filho

CARATERIZAÇÃO QUÍMICA E POTENCIAIS BIOLÓGICOS ANTIMICROBIANOS E MOLUSCICIDAS DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DAS FOLHAS DE PIMENTA DIÓICA LINDL. E DAS CASCAS DOS FRUTOS DE CITRUS SINENSIS (L.) OSBECK”

Arthur Vinícius Sousa Silva

Orientador: Glauber Cruz

APLICAÇÃO POTENCIAL DE ESCAMAS DE PEIXE COMO MATÉRIA-PRIMA EM PROCESSOS TERMOQUÍMICOS PARA GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA”

Vanderson Viana Rodrigues

Orientador: Ademir Terra

CONFLITOS SOCIOTERRITORIAIS ENTRE CAMPONESES E SOJICULTORES NO MUNICÍPIO DE BALSAS NO MARANHÃO”

Cindy Lima Pereira

Orientador: Ewaldo Eder Carvalho Santana

APLICATIVO PARA TRIAGEM DE PACIENTES EM RISCO DE DOENÇA RENAL CRÔNICA”

Categoria : Dissertação de Mestrado

Karla Lílian Rodrigues Batista

Orientador: Claudener Souza Teixeira

AVALIAÇÃO IN VITRO E IN SILICO DA LECTINA DAS SEMENTES DE CANAVALIA BRASILIENSIS (CONBR) NO CONTROLE DE HAEMONCHUS CONTORTUS”

Cinara Regina Aragão Vieira Monteiro

Orientador: Valério Monteiro Neto

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA IN VITRO DE BIFIDOBACTERIUM E LACTOBACILLUS CONTRA ESPÉCIES POTENCIALMENTE PATOGÊNICAS DE CLOSTRIDIUM”

Alan Carlos de Moura Lima

Orientador: Geraldo Braz Júnior

APRENDIZAGEM PROFUNDA APLICADA AO DIAGNÓSTICO DO GLAUCOMA”

Margareth Santos Fonseca

Orientadora: Lívia da Conceição Costa Zaqueu

A CLASSE HOSPITALAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NO ABC NEFRO”

Ederson Dos Santos Costa

Orientadora: Maria Edileuza Soares Moura

PREVALÊNCIA DE DISFUNÇÃO RENAL EM PESSOAS COM DIAGNÓSTICO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E DIABETES MELLITUS ASSISTIDAS POR EQUIPES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE”

Categoria : Tese Doutorado

Carla Janaina Rebouças Marques Do Rosário

Orientador: Ferdinan Almeida Melo

EFEITO ANTI – EHRLICHIA CANIS DE AGERATUM CONYZOIDES L. E SUA ASSOCIAÇÃO COM DOXICICLINA EM CULTURA DE CÉLULAS DH82”

Aruanã Joaquim Matheus Costa Rodrigues Pinheiro

Orientador: Lidio Gonçalves Lima Neto

INVESTIGAÇÃO DA ATIVIDADE ANTI-INFLAMATÓRIA DA FRAÇÃO ACETATO DE ETILA E COMPOSTOS ISOLADOS DAS FOLHAS DA ESPÉCIE PUNICA GRANATUM L.”

Sakae Yotsumoto Neto

Orientador: Flávio Santos Damos

DESENVOLVIMENTO DE IMUNOSSENSORES FOTOELETROQUÍMICOS PARA DETECÇÃO DE LEISHMANIA (L.) INFANTUM”

Elisene Castro Matos

Orientadora: Eliana Tavares dos Reis

INTÉRPRETES DA ‘CULTURA POPULAR’ E A PRODUÇÃO DE MEMÓRIAS NO MARANHÃO”

Dayana Dourado de Oliveira Costa

Orientador: Valdinar Sousa Ribeiro

PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DA ESCALA DE SATISFAÇÃO COM A ATENÇÃO HOSPITALAR PARA O PARTO: PESQUISA NASCER NO BRASIL”

Categoria : Pesquisador Sênior

Zafira da Silva de Almeida

Luís Cláudio Nascimento da Silva

Areolino de Almeida Neto

Luciane Maria Oliveira Brito 

Categoria : Pop Vídeo

Railde Paula Diniz Araújo (1º LUGAR)

Orientador: Denilson Moreira Santos

DESENVOLVIMENTO DE VIDRADOS CERÂMICOS MEDIANTE INCORPORAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS”

Ana Paula Nunes de Sousa (2º LUGAR)

Orientadora: Joseane Maia Santos Silva

POP VÍDEO FAPEMA PORTAL MARANHÃO”

Leonardo Victor Galvão Moreira (3º LUGAR)

Orientadora: Luciana Salles Branco de Almeida

EFEITOS DE ÓLEOS ESSENCIAIS OBTIDOS DE PRODUTOS NATURAIS EM TRÊS MODELOS EXPERIMENTAIS DE INFLAMAÇÃO”

Categoria : Jornalismo Científico

Ingrid Pereira de Assis

#15M POR QUE LUTAR POR EDUCAÇÃO É TÃO IMPORTANTE PARA UM PAÍS?; EDUCAR TEM PREÇO?! O GRITO DE SÃO LUÍS PELA EDUCAÇÃO; NÃO É GASTO, É INVESTIMENTO: FLORIPA VAI ÀS RUAS CONTRA CORTES NA EDUCAÇÃO”

Categoria : Inovação Tecnológica

Ilka Kassandra Pereira Belfort

FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA DE PREDIÇÃO DE RISCO DE PAPILOMA VIRUS HUMANO (HPV) PELA LÓGICA FUZZY”

Post Views: 132