O Brasil possui elevado potencial inovativo e pesquisa científica de excelência. As grandes empresas privadas brasileiras investem em pesquisa e desenvolvimento (P&D), sobretudo para solucionar os seus problemas internos e para responder às pressões do mercado e à concorrência. Contudo, falta ainda alguma peça a essa engenhosa engrenagem para que o país possa deslanchar de vez em inovação.
Talvez, seja necessário estabelecer uma conexão mais direta entre universidade e empresas; entre o que se pesquisa e o que o mercado demanda. O ponto central dessa discussão está em estabelecer uma cooperação estratégica para aproveitar a capacidade de inovar da universidade e o empreendedorismo das empresas. Essas foram algumas das questões tratadas durante o I Encontro de Inovação Tecnológica do Maranhão, tema da nossa reportagem de capa.
O evento reuniu empresários, executivos, academia e representantes do poder público e da sociedade civil que discutiram a inovação como estratégia de desenvolvimento sustentável. Um sistema de proteção para veículos acionado via celular e uma cobertura para construções que não necessita de madeira foram algumas das ideias simples e inovadoras apresentadas durante o evento, e que mostram o poder criativo do brasileiro, em especial, do maranhense.
Destaque também nesta edição para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. No Maranhão, a criação da Cidade da Ciência, montada em pleno Centro Histórico de São Luís, constituiu um cenário perfeito para o incentivo de crianças e jovens à iniciação científica.
E quem disse que arte não é ciência? Exposição fotográfica apoiada pela Fapema prova o contrário. “Zeladores de voduns e outras entidades” intitula uma mostra sobre o tambor de mina, resultado de pesquisa e documentação fotográfica da situação atual de terreiros no Maranhão.
Outra reportagem que merece a atenção cuidadosa dos nossos leitores é “Gripes: novas faces de velhos vírus”, uma abordagem histórica sobre o vírus que vem se manifestando sob diversas facetas e assustando a população mundial.
Essas são algumas das novidades desta edição da Revista Inovação. Tenha uma ótima leitura!