Revista Inovação FAPEMA

Empresa Júnior do IFMA projeta veículos, desenvolve peças e faz manutenção

Engrenar. Esse é o nome da Empresa Júnior do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), instalada no Laboratório de Mecânica Automotiva do Departamento de Mecânica e Materiais do Campus Monte Castelo, em São Luís, capital do estado.

Ela atua na área de manutenção veicular, alinhamento, balanceamento, inspeção e diagnóstico em veículos, com identificação de avarias e busca por soluções mais eficientes. A empresa também já realizou projetos de construção de veículos, prototipagem de objetos 3D e simulações computacionais.

“Um dos benefícios da empresa júnior é a formação de um profissional com a vivência do
mercado de trabalho ainda na fase acadêmica”

A Empresa Júnior Engrenar realizou parceria com a Equipe Roots de Eficiência Energética, equipe universitária de desenvolvimento de protótipos veiculares, criada por estudantes do IFMA Campus São Luís Monte Castelo, com a responsabilidade de desenvolver o projeto estrutural dos veículos, com as devidas simulações. Ela também já projetou e desenvolveu peças por meio do método de prototipagem 3D.

Concepção

A empresa surgiu em 2019 com o objetivo de incentivar o espirito empreendedor no curso de Engenharia Mecânica do campus. “O curso é muito técnico, com poucas experiências extra curriculares e, assim, surgiu essa ideia como meio de viabilizar o desenvolvimento dos alunos”, explicou o professor e coordenador do projeto, Kerlles Sousa. “Isso possibilita o desenvolvimento de competências que não são repassadas em salas de aula, como o trabalho em equipe e autonomia perante problemas complexos”, ressaltou. “Espera-se que os alunos do curso sejam mais preparados, com vivência de experiências que os diferenciem dos demais no mercado, com melhor qualificação e aptos para aproveitar as oportunidades”, complementou.

A ideia foi concebida pelo professor Keyll Martins com o propósito de gerar profissionais mais capacitados. A fundação e o registro da empresa ocorreu com o professor Kerlles Rafael. Atuam na empresa 18 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Química. “O projeto se encontra em fase de reestruturação, com uma nova gestão, composta em janeiro deste ano, com um propósito de fazer a empresa crescer em número de projetos e de faturamento”, ressaltou o professor Kerlles.

Apoio da Fapema

A empresa conta com impressora 3D, elevacar hidráulicos, balanceadora de pneus, limpador de bicos e ferramentaria. A rotina da empresa é estabelecida com uma carga horária semanal de 8 horas, mas pode variar de acordo com a demanda dos serviços. “O processo de capacitação leva tempo”, ressaltou o professor.

De acordo com Kerlles, as empresas juniores são experiência incipientes. “As incubadoras, cooperativas e start ups têm um projeto já bem encaminhado, com uma estrutura mais robusta e mercado de trabalho consolidado, além de investimentos altos para a sua concepção, gerando retorno para seus investidores”, avaliou.

Expectativas

O cenário da pandemia da Covid-9 dificultou um pouco o trabalho. “O IFMA não possibilita a permanência de muitos alunos juntos em um seu ambiente interno, limitando as reuniões e os trabalhos à forma remota”, observou o professor Kerlles Rafael.

“Espera-se que a empresa se situe no mercado de trabalho, ganhando cada vez mais espaço, visibilidade e número de clientes, além de futuros parceiros de negócios, como outras empresas júniores e até mesmo empresas interessadas em desenvolver e apoiar o projeto”, mencionou. “Isso colocaria, de vez, o IFMA no mercado de empresa júniores”, finalizou.

A Equipe Engrenar

Ana Flávia de Oliveira Soeiro

Estudante do 6º período do curso de Engenharia Mecânica e diretora presidente da Empresa Junior Engrenar. Tem conhecimento em softwares como Matlab, AutoCAD e Inventor e experiência acadêmica com monitoria na disciplina de Ciência dos Materiais, além de participação em grêmio estudantil.

Luis Henrique Oliveira Assunção

Estudante do 8º período do curso de Engenharia Mecânica, foi um dos fundadores a Empresa Júnior Engrenar Jr e hoje exerce o cargo de diretor administrativo – Financeiro da Engrenar. É pesquisador na área de vibrações mecânicas utilizando o método dos elementos finitos. Foi responsável técnico da equipe Roots de Eficiência Energética do IFMA Monte Castelo, na área de chassi e transmissão (2018/2019) e vencedor do Desafio Tack categoria de melhor ideia de inovação social (1º Lugar Maranhão, 1º Lugar Nordeste, 2º Lugar Brasil) em 2019. Possui vivência acadêmica em monitoria em Técnicas de Programação e em Resistência dos Materiais.

Omar Augusto Otri Muniz

Estudante do 3º período do curso de Engenharia Mecânica e diretor de projetos da Engrenar. Integra a equipe de eficiência energética do IFMA, onde atua no desenvolvimento do projeto e montagem de um protótipo de veículo monoposto movido a combustão interna. Pesquisador na área de eficiência energética, modelagem tridimensional e paramétrica, também é extensionista universitário com participação em projetos que estimulam e assessoram o empreendedorismo. É responsável pela modelagem e execução do protótipo de descontaminação de ambientes por radiação ultravioleta. Possui habilidades em softwares de modelagem 3D como o Solidworks, Inventor e Fusion 360, softwares de planilhas como o Excel e softwares de desenho técnico como o AutoCAD.

Marcus Vinicius Everton Martins

Estudante do 3º período do curso de Engenharia Mecânica e diretor de recursos humanos da Engrenar. É membro da equipe de eficiência energética do campus, sendo responsável pela área de pressurização e pneumática do protótipo à combustão.

Igor Matheus Lial Venturin

Estudante do 8° período de Engenharia Mecânica e diretor de marketing da Engrenar. Foi diretor do Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica (2019) e assessor de marketing da Atlética Acrópole. Participou da equipe Guará de aerodesing do IFMA, sendo responsável pela carga e estrutura do aeromodelo. Atua em projetos de Iniciação Científica na área de materiais, estudando concreto leve auto-adensavel com resíduos de borracha. Tem conhecimentos em linguagem C/C++, AutoCad, Matlab, Excel, Word, Photoshop e CorelDraw.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *