Revista Inovação FAPEMA

Editoria Estante

IMAGINÁRIO, LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR

Autoria: Maria Cléa Nunes

Edital FAPEMA nº 21/2015

Editora EDUFMA

192 páginas

Ano 2016

O livro consiste em discussões que resultaram na dissertação de mestrado que analisou a obra da escritora de livros infantis Ana Maria Machado, a partir do referencial teórico de Gilbert Durand. Ainda pouco explorado academicamente, Durand fornece ferramentas multidisciplinares e um olhar que reconhece o imaginário como determinante na formação da identidade humana. Gilbert faleceu em 7 de dezembro de 2012, poucos meses após a defesa da dissertação de Maria Cléa Nunes, o que certamente contribui para manter vivo o legado acadêmico do francês.
IMAGINÁRIO, LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR
MOÇOS FEITOS, MOÇOS BONITOS: A ORNAMENTAÇÃO NA PRÁTICA CANELA DE CONSTRUIR CORPOS

Autoria: Josinelma Ferreira Rolande

Edital FAPEMA Nº 021/2016

Editora Oikos

192 páginas

Ano 2017

Através da observação de rituais religiosos, entre 2006 e 2012, a autora buscou compreender a identidade e a produção da subjetividade Canela. O termo designa a reunião de alguns povos que vivem na aldeia Escalvado, situada na Terra Indígena Kanela (Fernando Falcão/MA). O estudo etnográfico oferece uma importante contribuição bibliográfica sobre a noção de pessoa, a construção de corpos e relações com a alteridade, a partir de um recorte que visibiliza a subjetividade dos nossos povos originários.
MOÇOS FEITOS, MOÇOS BONITOS: A ORNAMENTAÇÃO NA PRÁTICA CANELA DE CONSTRUIR CORPOS
OS BENZEDORES DE ANAJATUBA

Autoria: Thauana Oliveira Rabelo, Raimundo Inácio de Souza Araújo e Eduardo Bezerra de Almeida Júnior

Edital FAPEMA Nº 017/2021

Editora Viegas

48 páginas

Ano 2023

O livro aborda o conhecimento e o uso de plantas em rituais mágicos e em práticas medicinais desenvolvidas em comunidades quilombolas de Anajatuba. Os três pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão contribuem para a formação de alunos, professores e cientistas e para a visibilidade dessas comunidades tradicionais. Trata-se de importante ponte entre a academia e o conhecimento popular.
OS BENZEDORES DE ANAJATUBA
POVOS TRADICIONAIS EM COLISÃO COM ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS NO MARANHÃO E PARÁ

Autoria: Rosa Elizabeth Acevedo Marin e Jurandir Santos de Novaes

Edital FAPEMA Nº 21/2015

UEA Edições

292 páginas

Ano 2015

A obra sintetiza duas décadas de pesquisas que buscam compreender as inter-relações entre as estratégias empresariais e seus efeitos sobre povos e comunidades tradicionais. Trata-se de uma importante reflexão acerca do “tradicional” e do “moderno” e da ideia de “desenvolvimento” relacionada intrinsecamente com crescimento econômico.
POVOS TRADICIONAIS EM COLISÃO COM ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS NO MARANHÃO E PARÁ