Ao Leitor
Esta edição de número 56 da Revista Inovação é, sem dúvida alguma, muito especial. Reunimos aqui todas as pesquisas, projetos e trajetórias vencedoras do Prêmio FAPEMA 2025, uma premiação que, ao longo de sua história, consolidou-se como o verdadeiro Oscar da ciência maranhense e que, neste ano, celebra 20 anos de reconhecimento à excelência científica produzida em nosso estado.
Ao ler estas páginas, o leitor terá contato direto com uma representação da ciência, da pesquisa e da inovação tecnológica que estão sendo desenvolvidas no estado do Maranhão. São trabalhos que evidenciam a competência, a seriedade e o compromisso de nossos pesquisadores, cujos resultados extrapolam os muros da academia e retornam em benefícios concretos para a sociedade, nas mais diferentes áreas do conhecimento.
Os projetos aqui apresentados demonstram como o investimento contínuo em ciência realizado pelo governo do Estado por meio de recursos do tesouro estadual e nossos parceiros: a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), tem gerado impactos reais.
Fortalecemos o meio acadêmico, contribuindo para a melhoria da educação básica, apoiando avanços na área da saúde, auxiliando na formulação de políticas públicas mais assertivas e promovendo inovação tecnológica e social. São pesquisas que não se limitam ao campo teórico ou aos meios impressos e digitais, como artigos científicos, capítulos de livros e apresentações em eventos, mas que se materializam em ações práticas, produtos, metodologias e soluções aplicadas principalmente à realidade maranhense.
Esse trabalho também tem alcançado reconhecimento nacional e internacional, seja por meio da publicação de artigos em periódicos de alto impacto, seja pela participação de nossos pesquisadores em eventos científicos no Brasil e no exterior. Esses resultados reforçam a credibilidade da ciência produzida no Maranhão e mostram que estamos plenamente inseridos no cenário científico contemporâneo, dialogando com os grandes temas e desafios globais e alinhados às diretrizes do Plano Maranhão 2050, do governador Carlos Brandão.
Recebemos com muita alegria os resultados da Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), 2021–2024 que confirmaram o alcance de novos patamares de qualidade com o avanço do crescimento da pós-graduação no estado. A FAPEMA contribuiu com estes resultados por meio de oferta de bolsas de pesquisa, que inclusive recentemente tiveram reajustes.
Um dos destaques da avaliação é a nota 7 para o curso de Políticas Públicas da UFMA, nota 4 do PPG em Letras da UEMASUL e nota 4 para três cursos de mestrado do IFMA (Química, Ciência e Tecnologia de Materiais e Educação Profissional e Tecnológica), além da manutenção da nota 5 no doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia do Uniceuma.
E neste mês de janeiro tivemos dupla comemoração. Além do Prêmio FAPEMA 2025, a Fundação comemorou 23 anos de atuação.
Como presidente da FAPEMA, é motivo de grande satisfação testemunhar o amadurecimento e a diversidade da produção científica apresentada nesta edição especial da Revista Inovação. Mas essa satisfação é ainda maior por também vivenciar esse processo como professor, acompanhando de perto a formação de novos pesquisadores — inclusive com a alegria de ver alguns de meus alunos entre os premiados.
O Prêmio FAPEMA cumpre, assim, uma missão essencial: reconhecer, valorizar e incentivar aqueles que se dedicam à produção do conhecimento. E a Revista Inovação tem papel estratégico nesse processo, ao levar essas pesquisas ao público, popularizar a ciência e dar visibilidade ao trabalho que vem sendo realizado com excelência em nosso estado.
Convido o leitor a conhecer cada uma dessas histórias, descobertas e trajetórias. Elas mostram que investir em ciência é investir no futuro do Maranhão.
Boa leitura.
Nordman Wall
Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA





