Ao Leitor,
Inovar, empreender e construir relações em prol do fortalecimento da ciência e do desenvolvimento social.
Essa é a tônica que permeia a edição nº 41 da Revista Inovação, em seu segundo número no padrão digital.
A matéria espacial apresenta depoimentos, em vídeo, dos dirigentes das instituições públicas de ensino superior do Maranhão acerca das principais ações na área da inovação e do empreendedorismo.O tema prossegue na editoria Fotosíntese que apresenta um fragmento fotográfico do projeto Fábrica de Inovação, implantado em cinco cidades para apresentar soluções para problemas reais da comunidade.
Em entrevista, em vídeo, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Davi Telles, aponta os desafios enfrentados para o fortalecimento da Ciência, Tecnologia e inovação no Maranhão. E a editoria Sábias Palavras avalia o programa Inova Maranhão com o seu pilar fincado na tríade Estado, academia e setor produtivo.
Na editoria Saúde, o leitor irá conhecer os resultados no setor que foram viabilizados por startup maranhense numa associação com a tecnologia, além de verificar como a cooperação internacional promove o crescimento profissional dos pesquisadores maranhenses e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
A biotecnologia, a formação da rede amazônica na área, a sua contribuição para o nascimento de novos produtos e a experiência internacional são os temas da editoria Biológicas.
A editoria Exatas e Engenharias registra como a cooperação entre as instituições viabilizou, no Maranhão, o primeiro doutorado em Química e o primeiro mestrado em Engenharia Civil, bem como a transformação do estado em referência nacional nos estudos sobre energias oceânicas, com o Instituto de Ciência e Tecnologia. A editoria apresenta, ainda, a experiência de empresa júnior em manutenção de automóveis.
A vivência de uma empresa júnior no setor cultural também é abordada na editoria Letras e Artes que apresentada, ainda, a aliança entre tecnologia e literatura infantil e as parcerias interinstitucionais em prol do desenvolvimento da pesquisa no sul do estado.
A tecnologia está presente, ainda, na editoria Agrárias com um software que avalia a mortalidade de larvas de carrapatos bovinos e, em Humanas, a história é palco da economia criativa com um intercâmbio entre Brasil, Moçambique e Cabo Verde.
E, por fim, o leitor pode se deleitar com a resenha de cinco livros publicados com apoio da Fapema.
À todos, um excelente ato de ler, navegar, ouvir e assistir!