
LEITURAS SOBRE RELIGIÃO: CULTURA POLÍTICA E IDENTIDADE
Autoria: Camila Portela, Joelma da Silva, Lyndon Santos e Thiago dos Santos (org.)
Edital FAPEMA nº 036/2013
Editora EDUFMA
320 páginas
Ano 2015
O livro reúne 17 artigos de pesquisadores do âmbito da História, Ciências Sociais, Ciências da Religião, Ciências Humanas e observadores do fenômeno religioso, com brindam os leitores com um conteúdo diversificado que aborda religiões tradicionais, religiões modernas, universais e regionais. Os trabalhos dos investigadores do Maranhão, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Tocantins propõem reflexões, análises e leituras acerca de aspectos contemporâneos e históricos das religiosidades nas relações com a cultura, a política e as identidades de grupos sociais e individuais. Há uma década, na contramão das teorias do desaparecimento da religião, já era perceptível o crescimento das expressões religiosas pelo mundo com o aumento do destaque do tema nos noticiários, na academia e na política.
LEITURAS SOBRE RELIGIÃO: CULTURA POLÍTICA E IDENTIDADE

PELAS MÃOS DE MÃE NILZA: RELIGIÃO E MULHERES NEGRAS NA CIDADE DE CODÓ - MARANHÃO
Autoria: Ilka Pereira
Edital FAPEMA Nº 017/2021
EDUFMA/Editora Viégas
276 páginas
Ano 2022
O livro tem o objetivo de contribuir par a compreensão de processos históricos que envolveram os grupos raciais pertencentes às religiões afrobrasileiras, especialmente as mulheres em Codó, Maranhão, através da história de vida da Mãe de Santo, Nilze de Odé. Por meio da metodologia da História Oral, conduzida pela narrativa mediada pela sua memória, foi possível compreender algumas nuances do Maranhão e da cidade de Codó, no que se refere às práticas religiosas de negros e negras e seus embates permanentes com a elite local. É possível compreender como a cidade vai se desenvolvendo, com adoção de códigos da branquitude, negação dos códigos da população negra e a materialização do racismo e do preconceito em relação a quem pratica a religião, a partir da narrativa de Mãe Ilza, em seus infortúnios e dificuldades em assumir a sua religiosidade africana.
PELAS MÃOS DE MÃE NILZA: RELIGIÃO E MULHERES NEGRAS NA CIDADE DE CODÓ - MARANHÃO

ENCANTORIA: UMA ETNOGRAFIA SOBRE PESSOAS E ENCANTADOS
Autoria: Martina Ahlert
Edital FAPEMA Nº 016/2018
EDUFMA /Kotter
248 páginas
Ano 2021
O livro é baseado na pesquisa antropológica desenvolvida pela autora no município de Codó (MA), em que acompanhou o cotidiano de mulheres e homens que, desde a infância, convivem com os encantados nos âmbitos doméstico e ritual. Uma abordagem sobre a religião que marca todas as dimensões da vida – na experiência com a família, trabalho e casas que são, também, espaço de tratamentos, curas e festa e habitação de seres que produzem companhia. Literatura de testemunho atenta à natureza ritual da encantaria e seus efeitos na vida cotidiana das pessoas e dos encantados da cidade da região leste do Maranhão. As relações com os encantados são percebidas como ancestrais e remetem ao período de escravidão no Brasil, como histórias de resistência.
ENCANTORIA: UMA ETNOGRAFIA SOBRE PESSOAS E ENCANTADOS

DO PRAZER À DOR
Autoria: Francinaldo Soares Silva
Edital FAPEMA Nº 05/2022
Editora Autografia
74 páginas
Ano 2023
O livro apresenta, em forma de poemas, a descoberta das pequenas e belas situações da vida a partir de experiências dolorosas que, muitas vezes, são vivenciadas. Narra o drama de alguém que amava as mulheres e que, de súbito, viu-se emparedado por uma realidade mordaz, que o leva a rever conceitos e a enfrentar a própria sina. Os poemas vão desnudando essa trajetória que brota do prazer e descamba na dor, perpassando por reflexões sobre a vida e os conflitos íntimos da criatura humana, até a sucumbência total. É fruto das lembranças do auto sobre a experiência de seu genitor diante da notícia de ter sido contaminado por um terrível vírus. Profundas reflexões sobre o amor, a dor, a vida, os sonhos, a saudade e a morte.
DO PRAZER À DOR
Post Views:
8