Ao leitor !
A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) chega aos seus 33 anos de história com a consolidação do compromisso do Governo do Maranhão com o desenvolvimento do estado e com o aprimoramento da pesquisa, da ciência e da inovação, com muita ética e seriedade. Essa trajetória de respeito e reconhecimento às pesquisadoras e aos pesquisadores se sedimentou por meio das homenagens em 17 edições do Prêmio FAPEMA – o Oscar da Ciência.
E esta edição nº 45 da Revista Inovação Digital apresenta aos leitores e navegadores uma síntese jornalística das pesquisas vencedoras do Prêmio FAPEMA 2022. A editoria Especial aborda a solenidade do Prêmio que presta homenagem aos professores Luizão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Limeira da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Rivas Mercury do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).
O professor Luizão dedicou a sua vida à luta pela democracia e contra o racismo, à educação à Medicina e à saúde. E a matéria de capa desta edição destaca pesquisa no âmbito da saúde, realizada por Janaína Barbosa, sobre fatores de risco comportamentais e metabólicos associados à depressão em adolescentes, tema que a cada dia vem crescendo em importância nas famílias, escolas e no seio acadêmico. As demais reportagens desta edição, que abordam a área da saúde, brindam os leitores com pesquisas sobre os efeitos do extrato do açaí no tratamento do câncer de mama e sobre a coinfecção tuberculose/HIV além ofertar, em vídeo, o perfil acadêmico e profissional do professor Bruno Bennati, vencedor na categoria Pesquisador Sênior.
O professor Limeira, curador da Coleção Zoológica do Maranhão, outro homenageado pelo Prêmio FAPEMA 2022, é da área de Ciências Biológicas. E os leitores da Revista Inovação nº 45 poderão apreciar três reportagens que abordam pesquisas da área de Biologia: sobre nova técnica para exames em microscópios ópticos, desenvolvida na UFMA Campus Chapadinha, outra sobre genes relacionadas à ausência de oxigênio em tecidos nos pacientes com tuberculose pulmonar, além de investigação sobre biomarcadores e genossensores para monitoramento ambiental e do perfil, em vídeo, do pesquisador sênior Jorge Luiz Nunes.
Rivas Mercury foi pesquisador com profícuo histórico no âmbito das Ciências Exatas. E esta edição possibilita aos leitores uma navegação por pesquisas, nessa área, sobre treinamento de rede neural com segmentação, por imagens, de estruturas da retina, sobre método para determinação de antibióticos macrolídeos e sobre segmentação de rins e tumores renais em imagens de tomografia. Por fim, as Sábias Palavras desta edição contam com a assinatura, em vídeo, do professor Antonio Oliveira, responsável, pela Espaço da Ciência na Universidade Federal do Maranhão e que, ao lado do homenageado professor Luizão, protagonizou o movimento que culminou na recriação da FAPEMA em 2003. A astronomia e o cosmos conquistaram o seu espaço nesta edição com a reportagem sobre os trabalhos “Astronomia e astrofotografia no sertão”, desenvolvida no IFMA Campus Grajaú, e “Uma análise das tensões cosmológicas à luz dos recentes dados observacionais”. Outro conteúdo dessa editoria trata da cultura indígena como tema para a produção de material didático para educação científica.
A entrevistada desta edição é Mônica Teresa Costa Sousa, pesquisadora sênior do âmbito das Ciências Humanas e Sociais (área do Direito). A área jurídica também foi contemplada com a pesquisa “Uma análise da lista suja do Ministério do Trabalho como política pública para a erradicação do trabalho escravo no Maranhão”, que se coaduna com a área de atuação do politizado e engajado professor Luizão, em sua luta pela dignidade humana. A área de Humanas foi contemplada, ainda, com conteúdo jornalístico que aborda pesquisas sobre “a arte fotográfica nos jornais maranhenses do século XIX, sobre a figura feminina na literatura do século XVIII e sobre a representação dos personagens nas obras de Aluísio de Azevedo.
Na área de humanas esta edição traz, ainda, a matéria sobre os relatos sobre as mulheres da pesca artesanal – pesquisa desenvolvida no Instituto Estadual de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – Unidade Bacabeira. O trabalho na aquicultura deu vazão, ainda, a reportagem na editoria de Agrárias, com estudos desenvolvidos no IFMA Campus Maracanã sobre experimentos de cultivo de sururu à baixo custo, sobre pesquisa na UFMA Chapadinha sobre método para predição do peso corporal de suínos sem uso de balanças, sobre silagem de ração com subprodutos de babaçu na dieta de ovinos e bovinos, sobre caracterização de fungos, além do perfil, em vídeo, do pesquisador sênior Guillaume Rousseau. A inovação tecnológica também é pauta da editoria de Agrárias, com a pesquisa sobre o processo de produção de kombucha com folhas e caules de vinagreira e joão gomes.
A editoria Fotosíntese brida os leitores e navegantes com um carrossel de fotos sobre o Projeto Professor Cidadão do Mundo, por meio do qual o Governo do Maranhão, proporcionou uma imersão de 30 dias em Portugal a professores da rede pública municipal, estadual e federal na área de metodologias ativas e robótica.
E, por fim, a editoria Ciências Sociais Aplicadas apresenta matéria sobre o trabalho da profissional de comunicação Luisa Rabelo Costa, que conquistou o Prêmio Fapema 2022, na categoria Jornalismo Científico, com a reportagem veiculada na TV UFMA “Projeto Fasten Vita: uma iniciativa contra os efeitos da pandemia”.
Missão cumprida com mais uma edição digital disponibilizada para todo o mundo !
O Governo do Maranhão, por meio da FAPEMA e dos profissionais do Núcleo de Difusão Científica, reafirma o seu compromisso com a Ciência, os pesquisadores e a divulgação científica.
A todos, excelente leitura e navegação.
São Luís (MA), 27.02.2023
Cláudio Moraes
Editor