Revista Inovação FAPEMA

REPORTAGEM DA TV UFMA QUE CONECTA TECNOLOGIA E SABERES INDÍGENAS É PREMIADA NA CATEGORIA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

Reportagem vencedora do Prêmio FAPEMA 2025 revela o protagonismo de estudantes indígenas no desenvolvimento de tradutor digital para fortalecer a identidade de seu povo

Repórter John Haién com equipe de pesquisadores e estudantes indígenas

John Haién

Graduado em Comunicação Social, habilitação em Rádio e TV. Atualmente é colaborador, produtor e repórter do quadro ‘Em Dia com a Ciência’ e apresentador do programa ‘Em Dia com a Ciência – Entrevista’, exibido na TV UFMA.

VENCEDOR DO PRÊMIO FAPEMA 2025

Categoria: Comunicação Científica

Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Título: Zane Ze’eg: App conecta tradição indígena à tecnologia

Veículo: TV UFMA

A reportagem “Zane Ze’eg: App conecta tradição indígena à tecnologia, exibida pela TV UFMA com a assinatura do repórter John Haién foi a vencedora do Prêmio FAPEMA 2025, na categoria Comunicação Científica (Radiojornalismo e Telejornalismo), na área de Ciências Sociais Aplicadas. O conteúdo foi ao ar no dia 14 de maio de 2025, dentro do quadro “Em Dia com a Ciência”, do programa JTV da TV UFMA.

A produção apresentou o aplicativo Zane Ze’eg, desenvolvido no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Grajaú, que atua como tradutor da língua Tenetehar-Guajajara, unindo tecnologia digital e preservação cultural. A reportagem destacou o papel da ciência e da inovação como ferramentas de valorização dos saberes dos povos originários, especialmente em contextos educacionais e tecnológicos.

Com reportagem, produção e texto assinados por John Haién, e imagens de Luiz Carlos Bittencourt, o material mostrou o envolvimento direto de pesquisadores, professores e estudantes indígenas no desenvolvimento do aplicativo. As cenas gravadas em Grajaú apresentaram o ambiente acadêmico do IFMA, o funcionamento do aplicativo e o impacto da iniciativa na comunidade local.

Durante a reportagem, o técnico-administrativo Hamilton Souza ressaltou o trabalho coletivo dos pesquisadores e desenvolvedores envolvidos no projeto. Já o professor de História do IFMA Grajaú, Dhiogo Rezende Gomes, destacou a importância de iniciativas que contribuam para a valorização da cultura Tenetehar-Guajajara no espaço acadêmico e tecnológico.

O desenvolvimento do Zane Ze’eg contou com a participação ativa de estudantes indígenas da instituição. A estudante Yumi Atanazio Guajajara falou sobre a relevância do aplicativo para a juventude indígena, enquanto a cacique Lucilene Guajajara enfatizou o orgulho da comunidade ao ver sua língua e cultura representadas em uma ferramenta digital, classificando o projeto como uma iniciativa fundamental para o fortalecimento identitário.

Ao final, a reportagem reforça que, em tempos digitais, o Zane Ze’eg demonstra que preservar o passado também é inovar para o futuro, se consolidando como um exemplo de comunicação científica comprometida com diversidade, inclusão e responsabilidade social.

Este foi um trabalho desenvolvido por alunos e professores, sendo que esses alunos são indígenas e têm contato direto com a língua, essa proximidade que contribui significativamente para o desenvolvimento do aplicativo. “Para mim, é maravilhoso receber esse prêmio na categoria de telejornalismo. É uma honra imensa, uma conquista que divido com toda a equipe da TV UFMA. Esse reconhecimento valoriza o trabalho coletivo de uma emissora pública comprometida com a divulgação científica, com a educação e com a valorização dos saberes tradicionais, como essa matéria que realizamos. Fico muito feliz e honrado”, revela o premiado John Haién, que é bolsista da FAPEMA.

A categoria Comunicação Científica foi uma das novidades do Prêmio FAPEMA que este ano completou 20 anos. Em edições anteriores a categoria era de Jornalismo Científico e este ano a FAPEMA substitui por Comunicação Científica, contemplando as áreas de Jornalismo, Radiojornalismo e Telejornalismo, reconhecendo produções jornalísticas que traduzem o conhecimento acadêmico para a sociedade.

 
Imagem do aplicativo na tela de celular
A reportagem, produção e texto foram assinados por John Haién
John Haién venceu o Prêmio FAPEMA na Categoria Comunicação Científica – Telejornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *