Revista Inovação FAPEMA

ROBÓTICA TRANSFORMA REALIDADE DE ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA EM TUTUM E CRIA LEGADO EDUCACIONAL

Por meio de ação pioneira, alunos da rede municipal participaram de torneios e desenvolveram habilidades técnicas e humanas; ação irá a mais escolas, incluindo áreas rurais do município

A tecnologia pode ser ferramenta de inclusão e transformação social

André Luís Moura Silva

Estudante do ensino médio integrado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Cursou ensino técnico em Agronegócio. Fez curso de Introdução em modelagem no Fusion 360 e de introdução à programação.

Conectando ciência, criatividade e cidadania, proposta que se pauta no ensino da robótica vem promovendo transformação na vida de jovens estudantes de Tuntum, município distante cerca de 370 km da capital São Luís. Com a ação ‘Robótica na prática: Aprendizado, Colaboração e Inovação’, alunos da rede municipal deram os primeiros passos neste universo e conheceram suas múltiplas possibilidades. A ação integra o projeto A Robótica Prototipando Sonhos, desenvolvido pelo SESI Maranhão em parceria com a FAPEMA, proporcionando abertura de novos horizontes aos participantes e elevando a qualidade do ensino público na região.

A ação é focada no desenvolvimento das habilidades conhecidas como STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática.  Desenvolvido pelo estudante André Luís Moura, sob orientação da pedagoga Samira Alves, a iniciativa vai além da construção de robôs e trabalha também o desenvolvimento pessoal. A ação foi estruturada com foco na preparação dos estudantes para torneios de robótica, promovendo a troca de experiências entre eles, orientando na resolução de problemas do mundo real. A experiência incentivou o trabalho em equipe, a liderança, a comunicação e o pensamento crítico entre os estudantes.

O impacto na vida dos participantes é visível, observa André Moura. “A robótica chegou para mostrar que eles têm potencial para inovar, resolver problemas reais e transformar o ambiente em que vivem. Muitos deles nunca tinham tido contato com essas tecnologias, e agora já pensam em carreiras na área”, destaca.

 

Montagem de robô com peças lego para solução de desafios

Participaram do processo de execução do projeto, alunos de várias escolas do município, cada um trazendo suas próprias habilidades e potenciais. A diversidade de talentos foi canalizada em projetos colaborativos e inovadores, com foco em soluções para desafios reais. Os estudantes aprenderam sobre eletrônica e programação, como também passaram a enxergar novas possibilidades de futuro. O projeto também criou um sentimento de pertencimento, com a robótica se tornando parte da identidade dos alunos e da própria cidade.  “Mostramos que robótica não é só montar robô, é pensar em soluções, criar impacto, entender o mundo de forma crítica e construtiva”, acrescenta André Moura.

A aplicação prática da robótica se deu através da construção de protótipos e robôs capazes de cumprir tarefas propostas por competições regionais. Além disso, os alunos aprenderam a montar circuitos eletrônicos e programar sistemas, sempre com o acompanhamento de professores e técnicos, que atuaram como guias em cada etapa do processo.

A participação em torneios de robótica foi outro marco para os jovens de Tuntum, muitos dos quais deixaram a cidade pela primeira vez para competir. Mais do que medalhas, essas experiências proporcionaram autoestima, visão de futuro e um sentimento de pertencimento a algo maior, um verdadeiro ‘time do coração’, como define André Luís.

Momento entre os participantes do projeto, durante evento em escola de Tuntum

Aplicação e resultados

O sucesso da ação ‘Robótica na prática: Aprendizado, Colaboração e Inovação fez com que o município de Tuntum adotasse a robótica como parte integrante da cultura educacional local. Há planos concretos de expansão do projeto para outras escolas, incluindo instituições da zona rural, aumentando o alcance e permitindo que ainda mais alunos tenham acesso ao conhecimento tecnológico.

Ainda como continuidade do trabalho, os alunos que participaram das edições anteriores poderão atuar como mentores, multiplicando o conhecimento adquirido e criando uma rede sólida de educação tecnológica no município. Essa abordagem colaborativa pretende estabelecer um ciclo contínuo de aprendizado e transformação social.

“A robótica, que antes era vista como algo distante e inacessível, agora pode ser realidade nas salas de aula de Tuntum e isso nos enche de orgulho”, enfatiza a orientadora Samira Alves. Ela acrescenta a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, da qual é servidora, e com as escolas da rede,  enfatizando que o projeto despertou talentos e construiu pontes entre sonhos e oportunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *