Revista Inovação FAPEMA

Notas

EDITAIS E PROGRAMAS 2026

Editais e programas direcionados a apoiar startups integram o cronograma de lançamentos previsto pela FAPEMA para este ano. Na lista, o Programa de Residência Portuária em Inovação – PROAPI FAPEMA, que apoiará hubs, parques tecnológicos e incubadoras, em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC). O GOV IA, outra ação, é voltado para soluções de Inteligência Artificial no setor público. O projeto social Protagonismo de Mulheres Maranhenses oferecerá oportunidades a mulheres em situação de vulnerabilidade. Já o Deep Techs Catalyst será focado em empresas de base científica e tecnológica. As ações promovem a inovação, a inclusão social e o desenvolvimento tecnológico do estado.

VALORIZAÇÃO DA PESQUISA

Pesquisador maranhense mais valorizado com o reajuste dos valores das bolsas concedidas pela Fapema, em vigor desde o mês de janeiro. A medida do Governo do Maranhão valoriza e soma no avanço da pesquisa no estado. Dez modalidades foram contempladas: Mestrado, Doutorado, Doutorado no Exterior, Pós-doutorado no Exterior, Iniciação Científica, Iniciação Científica Júnior, PIBITI, PIBITI-Jr, Monitoria em Eventos e Extensão. Mais de dois mil pesquisadores maranhenses estão sendo beneficiados com a medida. Este é o segundo reajuste concedido pela atual gestão estadual. Com a medida, o Maranhão passa a pagar bolsas com valores superiores aos da Capes e do CNPq.

GRADUAÇÃO DE EXCELÊNCIA

Os resultados da Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), referentes ao período 2021–2024, são motivo de comemoração para o Maranhão. Os programas de pós-graduação se destacaram pela excelência acadêmica, formação de profissionais altamente qualificados e pela relevante contribuição à pesquisa científica. Entre os principais destaques estão a nota 7 do curso de Políticas Públicas da UFMA; a nota 4 obtida pela UEMASUL, já na primeira avaliação do mestrado em Letras; nota 4 do IFMA em três programas de mestrado – Química, Ciência e Tecnologia de Materiais e em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT); e o Uniceuma, que manteve a nota 5 no doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia. A FAPEMA se orgulha em ser parte contribuinte destas conquistas, pelo apoio direto à pesquisa. Esse desempenho comprova a evolução da pós-graduação, atingindo níveis de qualidade, reconhecimento e impacto social.



OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

Abertas, até 16 de março, as inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), pelo site: http://www.obmep.org.br. A competição é voltada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todo o país. Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), a iniciativa é considerada a maior olimpíada científica do Brasil e busca valorizar o ensino da matemática. Este ano, serão distribuídas 8.450 medalhas nacionais e mais de 50 mil menções honrosas. Alunos de escolas públicas premiados também poderão integrar o Programa de Iniciação Científica Jr, ação ligada à competição.

MARANHÃO É O TERCEIRO ESTADO QUE MAIS INVESTE EM TECNOLOGIA

Indígenas que estão no doutorado terão a oportunidade de avançar na formação com o programa Bolsa Guatá 2026. A iniciativa é fruto da parceria CAPES e o governo francês, por meio da Embaixada da França no Brasil, e tem a proposta de ampliar o acesso de estudantes indígenas à experiência internacional, promovendo cooperação acadêmica e científica. A bolsa terá duração de seis a nove meses, no ano acadêmico 2026–2027, em uma  universidade francesa escolhida pelo candidato. O edital, com critérios de elegibilidade, documentos exigidos, benefícios da bolsa e etapas do processo seletivo, está disponível no site da embaixada: https://br.ambafrance.org. As candidaturas devem ser realizadas exclusivamente on-line, por meio do formulário disponível no endereço: https://forms.gle/qqwBjWpZLwvaFyxy9. As inscrições vão até 2 de março.

AÇÃO SEBRAE EM PINHEIRO

A Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro (MA) está com inscrições abertas para o Programa ALI Produtividade. A iniciativa é voltada para micro e pequenas empresas que desejam aumentar a produtividade, melhorar a gestão e inovar de forma prática e sustentável. O programa concede acompanhamento personalizado de um Agente Local de Inovação (ALI) por até seis meses. O projeto é destinado a empresas dos setores de Indústria, Comércio e Serviços, que buscam inovar em produtos, serviços ou processos com apoio técnico especializado. Entre os benefícios estão a redução de custos e desperdícios, melhoria da gestão, transformação digital e acesso a networking, cursos e soluções do Sebrae. As inscrições podem ser feitas no Sebrae da cidade, localizado na rua Maria Pinheiro Paiva, bairro Antigo Aeroporto, ou pelo telefone (98) 99191-9305.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *