Projeto desenvolvido no município de Governador Edison Lobão reforça o uso da tecnologia no planejamento territorial em saúde

Bruno Costa Silva
Mestre em Ensino em Ciências e Saúde (Universidade Federal do Tocantins/UFT).
Especialista em Saúde Pública (Universidade Federal do Maranhão/UFMA), em Urgência e Emergência e Atenção em UTI (FABIC) e em Mediação de Processos Educacionais à Distância (Faculdade São Leopoldo Mandic). Graduado em Enfermagem (UFMA).
Professor dos cursos de Enfermagem e Medicina da Universidade CEUMA Imperatriz. Professor do Curso de Medicina da Unitins. Técnico Administrativo do Setor de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde Governador Edison Lobão (MA)
Um avanço tecnológico com impacto direto na organização dos serviços públicos de saúde. Assim pode ser definido o trabalho premiado com o segundo lugar no Eixo Inovações em Planejamento e Gestão na Atenção Primária à Saúde (APS), durante o Congresso “Saúde para Todos”, promovido pela Escola de Saúde Pública do Maranhão.
O projeto intitulado “Territorialização Virtual e Real: mapeamento digital na construção dos mapas geográfico e vivo na APS de um município” trouxe resultados práticos e significativos para o município de Governador Edison Lobão, ao modernizar a forma como os territórios da saúde são organizados e visualizados pelas equipes locais.
Com uso de ferramentas digitais gratuitas, como o Google My Maps®, a equipe responsável pelo projeto conseguiu elaborar mapas geográficos e vivos das nove equipes de Saúde da Família (eSF) do município. O resultado contabiliza ganhos positivos, melhorou a organização das áreas cobertas, facilitou a identificação de falhas, otimizou recursos humanos e garantiu acesso em tempo real a informações estratégicas para planejamento e gestão da saúde pública.
Segundo Bruno Costa Silva, um dos autores do trabalho e integrante do setor de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, o projeto foi fruto de uma construção coletiva e progressiva, com etapas bem definidas. “A tecnologia foi a ponte entre o que era estático e o que agora é dinâmico. Com o mapeamento digital, conseguimos ver o território com outros olhos, e isso fortalece toda a estrutura da Atenção Primária”. afirmou.
A equipe também contou com a atuação de Nilsomar Mesquita Lima Rocha, coordenador da APS no município, Sirleide Marinho dos Santos, secretária municipal de Saúde, e Raiany Mesquita Santos, secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde. Juntos, estruturaram a proposta em três etapas: criação dos mapas geográficos, capacitação das equipes e finalização dos mapas vivos — que representam, de maneira sensível e atualizada, a realidade das famílias atendidas. O projeto segue agora para a fase de classificação de vulnerabilidades com base na Escala de Coelho-Savassi, o que permitirá ainda maior precisão nas ações de cuidado.
Isso possibilita oA experiência em Governador Edison Lobão mostra que inovar na saúde pública não requer grandes investimentos, mas sim criatividade, engajamento das equipes e foco na melhoria do cuidado à população. O reconhecimento no Congresso “Saúde para Todos” reforça o valor de soluções práticas e replicáveis, especialmente em municípios do interior do Maranhão.
Sirleide Marinho dos Santos
Secretária Municipal de Saúde de Governador Edison Lobão (MA) Graduada em Ciências Contabéis. Técnica de Enfermagem.
Raiany Mesquita Santos
Graduada em Ciências Biológicas. Secretária Executiva do Conselho Municipal de Saúde.
Nilsomar Mesquita Lima Rocha
Coordenador da Atenção Primária à Saúde no município de Governador Edison Lobão.