Evento acadêmico promove conhecimento e mobiliza ações de saúde pública no Maranhão

Gabriel Rosa
Cursa Ciências Biológicas na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Integra o o grupo de pesquisa em Educação, Divulgação Científica e Ambiente. Foi Presidente e membro fundador da Liga Acadêmica de Bioinformática e diretor de extensão da Liga Acadêmica de AIDS e IST – LAAIS (LAAIS/UFMA). Integrou odo Programa de Educação Tutorial (PET-BIO/UFMA) e foi estagiário no Laboratório de Genética e Biologia Molecular. Também foi extensionista e pesquisador no Projeto de Pesquisa e Extensão em Saúde, quando desenvolveu jogos lúdicos de tabuleiro com potenciais de ampliar o conhecimento dos estudantes do ensino médio sobre as infecções sexualmente transmissíveis, focando principalmente no Vírus da imunodeficiência humana (HIV), o papilomavírus humano (HPV) e o Vírus T-Linfotrópico humano (HTLV).
Um trabalho inovador de educação em saúde sobre o vírus linfotrópico de células T humanas (HTL V), desenvolvido por estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), conquistou o terceiro lugar no eixo Educação Popular em Saúde do Congresso Saúde para Todos, promovido pela Escola de Saúde Pública do Maranhão. Intitulado “Sensibilização e combate ao HTLV: um relato de experiência sobre a liga acadêmica AIDS e IST (LAAIS) como promotora de educação em saúde”, o projeto reforça a importância do conhecimento científico aliado ao engajamento social no enfrentamento de infecções negligenciadas.
A experiência premiada descreve a organização e execução de evento promovido pela Liga Acadêmica de AIDS e IST (LAAIS) e realizado em São Luís no final do ano passado.. A atividade reuniu especialistas, estudantes e profissionais de saúde em uma mesa-redonda voltada à discussão dos desafios, avanços e perspectivas no combate ao HTLV, vírus ainda pouco conhecido entre a população e até mesmo entre profissionais de saúde.
“O impacto da nossa iniciativa ultrapassou os muros da universidade. Foi uma ação de extensão que gerou visibilidade ao HTL V, ampliou o diálogo com a sociedade e fortaleceu a formação crítica dos estudantes”, afirma Gabriel José Viana Rosa, autor principal e apresentador do trabalho.
A ação educativa contou, ainda, com a participação de Gabriel José Viana Rosa, Layla Letícia Alves de Sousa, Ellen Rosy Santos Noia, Rithelly Amanda Nascimento Almeida, Letycia Alves Moraes Gereissat Gomes e Silvia Cristina Viana Silva Lima.
Com 56 inscritos e 25 participantes presenciais, o evento também obteve amplo alcance virtual, chegando a cerca de mil visualizações por meio do perfil oficial da LAAIS no Instagram. A mobilização envolveu diretamente membros da liga em atividades de planejamento, comunicação, logística e mediação científica, o que fortaleceu a vivência acadêmica e a integração entre saberes.
Além de promover educação em saúde, a ação consolidou a LAAIS como um polo de formação complementar e envolvimento comunitário na UFMA. Para os organizadores, a experiência reforça o papel das ligas acadêmicas como ferramentas de transformação social e como aliadas no fortalecimento do SUS.
A premiação no Congresso Saúde para Todos destaca a relevância do tema abordado bem como o compromisso da juventude acadêmica com iniciativas transformadoras que colocam o conhecimento a serviço da sociedade. O trabalho da LAAIS serve como exemplo de como a educação popular em saúde pode contribuir para o desenvolvimento humano e social do Maranhão, especialmente em temas ainda marcados pelo silêncio e desconhecimento.
Layla Letícia Alves de Sousa
Cursa graduação em Ciências Biológicas (UFMA). Diretora-geral da LAAIS/UFMA. Integrante voluntária do PET-BIO/UFMA. Membro do Grupo de Pesquisa em Genética e Biotecnologia Aplicadas à Saúde (Biogen), com ênfase em Hanseníase e Leishmaniose. Desenvolve pesquisa no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), pelo Laboratório de Estudos Avançados em Fitobiodiversidade da UFMA.
Ellen Rosy Santos Noia
Estudante de Enfermagem na UFMA, e monitoria acadêmica em atenção básica. Cursa graduação em Enfermagem (UFMA). Técnica em Eletrônica pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Integrou a LAAIS/UFMA. Experiência em projetos de extensão voltados à saúde sexual e à população LGBTQIA+. Participa de ações interdisciplinares para cuidado de idosos. Monitora na disciplina de Atenção Básica em Saúde.
Rithelly Amanda Nascimento Almeida
Cursa Ciências Biológicas (UFMA). Secretária Geral da LAAIS/UFMA. Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UFMA), ministrando aulas sobre educação em saúde, focando principalmente em HTL V. Integra o Laboratório de Biologia Molecular (LaBioMol), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto, onde atua em pesquisas sobre HPV n. Integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia (GPECBio).
Letycia Alves Moraes Gereissat Gomes
Cursa Enfermagem (UFMA). Diretora de Finanças da LAAIS.
Silvia Cristina Viana Silva Lima
Doutora e mestre em Políticas Públicas. Graduada em Enfermagem. Professora da UFMA. Técnica da Secretaria de Estado da Saúde. Conselheira municipal de saúde de São Luís. Conselheira estadual de Saúde. Presidenta da Associação Brasileira de Enfermagem/MA.
.