Revista Inovação FAPEMA

Editoria Estante

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA PARTE DE MIM, NÃO O TODO - O ACOMPANHAMENTO PSICOSSOCIOEDUCACIONAL E EM SAÚDE

Autoria: Francidalva S S Carvalho Filha (org.)

Edital FAPEMA nº 016/2018 - Sergio Ferretti Livros

Editora EDUFMA

342 páginas

Ano 2021

O livro conta com 12 capítulos e reúne 10 artigos de pesquisadores do âmbito da Saúde (Enfermagem, Psicologia, Odontologia) e da Educação (Pedagogia, Matemática e Letras) que brindam os leitores com as suas contribuições a respeito do autismo. Os trabalhos dos investigadores, com atuação por todo o Maranhão, apresentam contribuições sobre o tema para potencializar a assistência em Enfermagem, experiência de estágio curricular em Psicologia no processo de inclusão, investigação sobre a atuação de professores e a integração entre escola, de profissionais de saúde e família. A obra analisa, ainda, o conhecimento de enfermeiros e médicos atuantes na Atenção Primária à Saúde, sistematiza pesquisas da abordagem psicológica Análise do Comportamento e analisa aspectos da qualidade de vida de pessoas no Espectro Autístico. Por fim, os leitores podem conhecer duas histórias de vida de uma criança no Espectro do Autismo sob o prisma materno.
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA PARTE DE MIM, NÃO O TODO - O ACOMPANHAMENTO PSICOSSOCIOEDUCACIONAL E EM SAÚDE
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ELABORANDO ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO COM PAIS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA CRECHE DE SÃO LUÍS- MA

Autoria: Lívia da Conceição Costa Zaqueu (org.)

Edital FAPEMA nº 02/018 - Universal

Edição dos autores

55 páginas

Ano 2024

O caderno de orientações pedagógicas é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Secretaria Municipal de Educação de São Luís e tem o objetivo de apresentar estratégias de intervenção com pais e professores da educação infantil voltadas a crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA em uma creche pública da capital maranhense. O trabalho é resultado de pesquisa de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso e dissertação de mestrado. O produto final enfatiza uma intervenção com ênfase nas competências do desenvolvimento infantil de acordo com a Escala de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (SKILL II).
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ELABORANDO ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO COM PAIS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA CRECHE DE SÃO LUÍS- MA
TELASCO E A SUA TURMA EM: A LENDA DA MANGUDA (RECONTADA EM LIBRAS)

Autoria: Rubens Almeida

Edital FAPEMA nº 05/2022 - Graça Aranha Apoio a Publicação de Obras Literárias no gênero literatura infantil (ou juvenil)

Editora Viégas

94 páginas

Ano 2023

A obra foi produzida com o objetivo de tornar a lenda maranhense conhecida como “A Manguda” acessível às crianças surdas leitoras e usuárias da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em sua modalidade escrita pelo sistema Sutton SignWriting. O livro se propõe a contribuir para o deleite literário de todos, inclusive do público surdo infantil, possibilitando um passeio pela cultura lendária maranhense, por intermédio da leitura. O livro revela os mistérios que cercam a lenda da Manguda de uma forma bem divertida, contada pela turma de Telasco composta por personagens surdos que fazem e fizeram parte da história local. São militantes surdos que contribuíram para a promoção de uma educação inclusiva no território maranhense e que são homenageados pela obra.
TELASCO E A SUA TURMA EM: A LENDA DA MANGUDA (RECONTADA EM LIBRAS)
HOMOSSEXUALIDADE, MEDICINA E EDUCAÇÃO

Autoria: Jakcson Ronie Sá da Silva

Edital FAPEMA 017/2021 - APUB Apoio a Publicação de Livros e Coletâneas

Editora Oikos

258 páginas

Ano 2022

O livro apresenta contribuições teóricas e metodológicas para pensar os campos da Educação e da Medicina frente aos fenômenos socioculturais da homossexualidade e da homofobia. Constitui-se de um estudo doutoral qualitativo documental-bibliográfico sobre os discursos médicos e psicológicos construídos acerca da homossexualidade no século XX, tendo como analítica e crítica pós-estruturalista consubstanciada pelos estudos queer, estudos culturais em educação, estudos gays e lésbicos estudos feministas. Originalmente constituiu-se em uma tese de doutorado em Educação produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), entre 2008 e 2012, e que conquistou o Prêmio Capes de Teses na área da Educação em 2013.
HOMOSSEXUALIDADE, MEDICINA E EDUCAÇÃO