Iniciativa que apoia municípios com ferramentas de monitoramento e capacitação técnica conquista o 3º lugar no Congresso “Saúde para Todos”, promovido pela Escola de Saúde Pública do Maranhão

Fernanda Lemos Soares
Sanitarista graduada pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Saúde Coletiva e Direito Sanitário (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS).
Especialista em Direito Sanitário (Fiocruz). Experiência em Gestão de Serviços da Saúde em âmbito municipal e estadual.
Atua como Especialista em Saúde na ONG Impulsogov.
A revolução silenciosa que vem ocorrendo nos bastidores da gestão pública de saúde ganhou reconhecimento nacional. O projeto “IMPULSOGOV: uso de dados para transformar a atenção primária à saúde” foi premiado com o terceiro lugar no eixo de Inovação em Gestão e Estratégias em Saúde no Congresso Saúde para Todos, promovido pela Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESPMA), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A pesquisa, apresentada no Congresso, pela sanitarista Fernanda Lemos Soares, destaca o trabalho da organização sem fins lucrativos ImpulsoGov. A organização, desde 2019, atua ao lado de gestores municipais e estaduais do SUS, oferecendo suporte técnico gratuito para o uso qualificado de dados na Atenção Primária à Saúde (APS). A iniciativa é desenvolvida no âmbito do programa Impulso Previne e já impactou mais de 240 municípios das regiões Norte e Nordeste do país.
Além de Fernanda, a equipe do projeto é composta por profissionais de diferentes áreas e formações, como Rachel Bedatt Silva, Nathalia Ribeiro, Yan de Lima Cantuaria da Silva, Ana Carolina Menezes da Silva Braga e Emília Morena Silva Felix. O grupo representa um coletivo multidisciplinar comprometido com a melhoria dos serviços públicos de saúde por meio da tecnologia, análise de dados e formação contínua de profissionais.
Inovação que chega na ponta
A metodologia do projeto combina tecnologia e qualificação. As prefeituras parceiras recebem uma plataforma de monitoramento nominal, treinamentos e acompanhamento técnico direto com especialistas da ImpulsoGov.
Isso possibilita o acompanhamento dos principais indicadores da APS e, também, melhorias estruturais na gestão e nas estratégias de cuidado com a população.
Segundo Fernanda Soares, “usar dados para transformar a atenção primária não é apenas um diferencial, é uma necessidade. E quando gestores públicos são apoiados da forma certa, os resultados aparecem de forma rápida e sustentável.
Entre os principais resultados apresentados no Congresso estão municípios que alcançaram 100% das metas do Previne Brasil após a adesão ao projeto, além da atualização cadastral em massa de pacientes, reavaliações de diagnósticos de hipertensão e diabetes e avanços significativos na cobertura e qualidade da atenção primária.
Reconhecimento nacional no Maranhão
A premiação no Congresso Saúde para Todos representa o reconhecimento de uma iniciativa de impacto, e também um chamado para a valorização de ferramentas inovadoras que realmente fazem diferença na vida da população. O Congresso, promovido pela ESPMA, teve como objetivo destacar pesquisas, experiências e estratégias que qualificam o SUS em diferentes frentes.
O projeto da ImpulsoGov brilhou no eixo “Inovação em Gestão e Estratégias em Saúde”, qualificando-se dentre os três melhores do trabalhos inscritos no evento. A premiação ressalta como o uso qualificado de dados pode transformar a saúde pública em regiões que mais precisam de atenção — especialmente no Norte e Nordeste.
Caminhos para o futuro
A atuação da ImpulsoGov no Maranhão e em diversos outros estados comprova que parcerias técnicas entre sociedade civil e gestão pública são fundamentais para o fortalecimento do SUS. A combinação de dados, tecnologia, capacitação e estratégia é um modelo promissor para gestores que enfrentam os desafios diários da saúde pública.
Para Fernanda Soares e sua equipe, o futuro já chegou — e ele é digital, colaborativo e centrado na população. “A transformação digital na saúde só tem sentido se chegar na ponta. Não basta ter dados, é preciso saber usá-los para cuidar melhor das pessoas”, afirma.
A ImpulsoGov reúne um time de especialistas com ampla experiência em saúde pública e forte atuação e compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Confira a seguir.
Ana Carolina Menezes da Silva Braga
Mestre em Saúde Coletiva (Universidade Federal Fluminense) e em Gerontologia Social (Instituto Superior de Serviço Social do Porto/Portugal). Especialista em Gestão da Atenção Básica (Fiocruz) e em Serviço Social e Saúde (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Residente multiprofissional em Saúde da Família (Fiocruz). Graduada em Serviço Social (Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo). Atua como Especialista em Saúde na ONG ImpulsoGov.
Yan de Lima Cantuaria da Silva
Gerente de Expansão e Operações do Impulso Previne, plataforma da ImpulsoGov que centraliza dados, análises e recomendações inteligentes sobre os principais indicadores de atenção primária à saúde.
Nathalia Ribeiro
Mestre em Política e Gestão de Serviços de Saúde (London Metropolitan University). Farmacêutica e Gestora de saúde com foco em projetos.
Rachel Bedatt Silva
Mestre em Políticas Públicas em Saúde (Fiocruz Brasília). Graduada em Farmácia (Universidade de Brasília/UnB). Residência multiprofissional em Saúde Mental. Especialista em Farmácia Clínica.
Emília Morena Silva Felix
Graduada em Jornalismo (UnB). Especialista em Marketing Digital (PUC Minas). Integra a Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, onde atua com a federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde. Integrou a ImpulsoGov com estratégias de comunicação voltadas à captação e sensibilização de gestões municipais sobre o uso de dados na atenção primária.