Utilizando rodas de conversa, discussões científicas e avaliação por questionário, a coordenadora de Saúde da Mulher e Materno Infantil no município de Vitória do Mearim (MA), Nadielly Ladwig, desenvolveu, no ano passado, o projeto “Chá de conhecimento: estratégia para melhorar assistência pré-natal de risco habitual da atenção primária em saúde”.
A implementação de oficinas mensais de educação permanente com a participação de 14 enfermeiros da Atenção Primária do município se revelou numa estratégia com impactos positivos na conduta assistencial dos profissionais e na percepção sobre o pré-natal de risco habitual.
Ela relata, em vídeo, uma síntese do estudo que foi premiado em primeiro lugar no Congresso Cuidar de Todos (Eixo Educação na Saúde), promovido pela Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (ESP/MA).
Projeto comprova a relevância da qualificação contínua das equipes como ferramenta essencial para o aprimoramento da atenção à saúde da mulher e da criança. Ele contou, ainda, com a participação de Gilnara Frazão Sousa, Fernanda Mayara Fernandes Ladwig, Joane Talita Pinto da Silva, Tecio Bruno e Silva Maciel e Rebeca Priscila Maciel Gouveia.
Confira no vídeo.
Nadielly Cardoso Ladwig
Enfermeira graduada pela Universidade CEUMA, com especialização em Obstetrícia e Neonatologia. Cursa pós-graduação em Enfermagem em Saúde da Criança na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Medicina no Instituto de Desenvolvimento e Aprendizagem (IDEA).
Atua como coordenadora de Saúde da Mulher e Materno Infantil no município de Vitória do Mearim (MA) e é professora do curso Técnico de Enfermagem do Instituto Pedreirense de Educação e Extensão (IPEDE).
Com experiência na área materno-infantil, desenvolve ações voltadas ao fortalecimento da atenção primária e à qualificação do cuidado.
Gilnara Frazão Sousa
Graduação em Enfermagem e Especialização em Unidade de Terapia Intensiva pelo Centro Universitário Santa Terezinha (CEST). Cursa mestrado em Saúde Ambiente (UFMA). Enfermeira da Estratégia Saúde da Família no município de Vitória do Mearim- MA. Experiência na área de Saúde, com ênfase em Enfermagem.
Tecio Bruno e Silva Maciel
Graduação em Biomedicina com Habilitação em Patologia Clínica (Faculdade Estácio São Luís). Especialização em Biomedicina Estética (Faculdade Unyleya). Habilitação em Sanitarista/Saúde Coletiva (Conselho Regional de Biomedicina 2ª Região. Cursa Especialização em Gestão e Excelência Operacional na Área da Saúde/Lean Six Sigma (Albert Einstein/Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa). Atua na Gestão Laboratorial (BIOMED DIAGNÓSTICOS) e Gestão de Saúde, como Secretário Municipal de Saúde em Vitória do Mearim (MA).
Fernanda Mayara Fernandes Ladwig
Graduação em Enfermagem (Centro Universitário Santa Terezinha (CEST). Especialização em Estratégia Saúde da Família. Cursa pós Graduação em Gestão Hospitalar e Estética Avançada. É coordenadora do Programa Saúde na Escola, PSE, no município de Vitória do Mearim (MA) e supervisora Administrativa no Hospital de Alta Complexidade Dr Carlos Macieira em São Luís (MA). Atua na área de Saúde, com ênfase em Enfermagem.
Joane Talita Pinto Silva
Graduação em Enfermagem (Faculdade Pitágoras). Cursa pós-graduação em Enfermagem em Saúde da Criança (UFMA). É coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente no município de Vitória do Mearim, professora do curso Técnico de Enfermagem do Instituto Pedreirense de Educação e Extensão (IPEDE). Articuladora do Selo Unicef no município de Vitória do Mearim.
Rebeca Priscila Maciel Gouveia
Graduação em Enfermagem (UNiCEUMA). Cursa pós- graduação em Obstetrícia e Neonatologia (UNICEUMA). Enfermeira da APS no município de Vitória do Mearim (MA). Enfermeira Apoiadora OPAS/OMS do Projeto Emanuela na Unidade Regional de Saúde de Viana.
Atua na área de Saúde, com ênfase em Enfermagem.