Revista Inovação FAPEMA

CARLOS BRITO E O PIONEIRISMO AEROESPACIAL MARANHENSE

Entrevista

O professor Carlos Alberto Rios Brito Júnior é doutor e mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA/SP), com graduação em Engenharia Mecânica Industrial (CEFET/MA). Coordenador e professor do curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e colaborador dos Programas de Mestrado em Engenharia de Materiais (IFMA) e Mestrado em Engenharia Aeroespacial da Rede Nordeste Aeroespacial RNA (UFMA).

Ele lidera e coordena projetos tecnológicos da área de sistemas aeroespaciais.  É responsável pela concepção, fabricação e montagem do Jussara-K, primeiro nanossatélite brasileiro, com previsão de ser lançado, até o final do ano, do Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão, em conjunto com outros minissatélites internacionais, a convite da empresa coreana INNOSPACE.

Nesta entrevista, concedida ao editor da Revista Inovação, o professor Carlos Brito trata desse momento histórico, das funções que serão desenvolvidas pelo cubesat na órbita espacial, das distinções entre esse lançamento e os demais já realizados, das vantagens do New Space (o emprego comercial de cubesats) e do apoio da Fapema para o projeto. Ele também oferece informações sobre o curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA, as atividades de pesquisa e extensão e a participação de estudantes.

Confira a entrevista concedida, em vídeo, ao editor da Revista Inovação, Cláudio Moraes.