A Revista Inovação chega ao seu 18º ano de existência, completando 48 edições, com destaque para a reportagem sobre o desenvolvimento de inteligência artificial por pesquisadores maranhenses para a identificação de gás natural. Nada mais atual, diante do cenário de crescente ritmo da inovação tecnológica e da necessidade emergente de produtos e serviços sintonizados com os rumos da economia do estado.
A dissertação de mestrado de Domingos Júnior, vencedora do Prêmio Fapema 2023, na área Ciências Exatas e Engenharias, revela que a pesquisa maranhense está cumprindo essa função de atender às necessidades sociais do estado e da sua população. Na mesma área, destacam-se pesquisas que contribuem para o diagnóstico de doenças cardiovasculares e hepáticas e que também deram origem a reportagens desta edição.
Aliás, a pesquisa acerca da inovação está presente, de forma ampla, nas investigações dos cientistas maranhenses, a exemplo do que nos apresentam as matérias jornalísticas sobre o controle do carrapato bovino, nanopartículas no combate à cárie, potencial antibacteriano do extrato do bacurizeiro, combate à Leishmaniose com substâncias extraídas da canela, melhoria do cultivo do milho diante da escassez hídrica e agregação de valor a produtos agrícolas com potencial de melhoria da vida de agricultores familiares.
Essa busca pela melhoria da qualidade de vida de pequenos produtores, mediante a influência na formulação de políticas públicas, é uma das metas das pesquisas realizadas na Baixada Maranhense e que investigam o conhecimento tradicional de pescadores artesanais, a preservação e uso de espécies vegetais e aspectos que podem melhorar o cultivo do sururu na região.
Torna-se relevante, ainda, destacar as reportagens com foco no ser humano, na inclusão, no respeito à diversidade e na ética, como a investigação sobre a representatividade negra na mídia e nos livros, o trabalho da Casa da Mulher Brasileira em São Luís, o distanciamento da psicanálise no atendimento clínico de autistas e a cultura ética no serviço público.
No âmbito histórico, esta edição brinda o leitor com conteúdo jornalístico sobre pesquisas que abordam a atuação dos juízes do povo na política ludovicense no século XVIII e sobre os personagens da literata Maria Firmina dos Reis.
Matérias que também conquistaram destaque na capa da Revista Inovação nº 48 abordam estudos relativos à educação. Trata-se de avaliação de aplicativo utilizado no aprendizado de idiomas no âmbito do Instituto Estadual do Maranhão (IEMA) e sobre a criação de um aplicativo móvel, por pesquisador da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), para o ensino de histologia básica.
A presente edição apresenta, ainda, pesquisa que identifica limitações em questionários que avaliam o nível de atividade física, além de estudo inédito sobre os morcegos. Tal estudo conta com orientação da professora Claudene Barros, que conquistou o Prêmio Fapema 2023, na categoria Pesquisador Sênior, juntamente com Samuel Filgueiras, Paulo Roberto Barbosa Ramos, Soraia Carvalho Souza e Ana Lúcia Fernandes Pereira. A trajetória desses cientistas pode ser apreciada em cinco reportagens.
Na editoria Fotosíntese apresentamos um caleidoscópio de fotos sobre a cerimônia do Prêmio Fapema 2023, que também é pauta da segunda matéria especial desta edição. Na Estante são apresentadas quatro sugestões de obras, apoiadas pelo Governo do Maranhão, advindas das mãos de Walquíria Martins, Cristiane Tolomei, Emanoel Moura, Adelino Valente Filho, Jocelino Melo e José Cloves Saraiva.
Esta edição apresenta, ainda, entrevista, em vídeo, com a pesquisadora Susilena Arouche Costa sobre o seu estudo sobre fatores de risco associados a doenças bucais crônicas e que rendeu a conquista do Prêmio Fapema 2023, na categoria Tese de Doutorado – área Ciências da Saúde.
Por fim, os leitores são brindados com a matéria “Informar para preservar” que aborda reportagem premiada na categoria Jornalismo Científico, em que cumpriu, de forma consistente, com a sua missão de informar.
Parabéns a todos os pesquisadores premiados ! Que as suas trajetórias sirvam de inspiração para novos talentos do Maranhão se debruçarem sobre pesquisas em busca de resultados de alto impacto social e coletivo.
Excelente leitura a todos !
Abril de 2024
Cláudio Moraes
Editor