Chegamos à segunda edição de nossa revista com a grata alegria de termos construído mais um canal de comunicação entre a FAPEMA e a sociedade maranhense como um todo, e em especial com a comunidade científica.
A Revista Inovação foi alvo de muitos elogios e opiniões dos leitores, ávidos em estar por dentro de todos os acontecimentos acerca de ciência, inovação e tecnologia.
E é por isso que estamos de volta para falar de projetos inovadores como o FAPEMA Comunidade, que vai levar até as universidades, escolas e outras localidades as informações mais seguras sobre os tipos de serviços que a FAPEMA pode disponibilizar para os pesquisadores, tais como bolsas e auxílios.
A nossa reportagem de capa revela detalhes do primeiro encontro das FAPs (Fundações de Amparo à Pesquisa Científica) de todo Brasil que acontecerá de 29 a 30 de junho em São Luís/MA.
Novidades do programa Maranhão Biodiesel, que o Governo do Estado através da Secretaria de Minas e Energia em parceria com a FAPEMA, está tornando realidade como solução viável para melhorar a qualidade do ambiente, gerando menos poluição que é o desejo de todos.
Quem é fã de aeronaves vai ficar por dentro da homenagem prestada ao Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont no centenário do primeiro vôo publicamente registrado do seu 14 bis, pelo Ministério de Ciência e Tecnologia em nível nacional, e em nosso estado pelo Departamento de Física da UFMA.
Boas novas para os cientistas que colaboraram com a INOVAÇÃO através de seus artigos sobre energia alternativa, perigos dos agrotóxicos, trabalho vs. educação infantil e outros; continuem enviando seus trabalhos para o e-mail: artigosinovação@fapema.br .
O nosso entrevistado desta edição é o secretário de ciência e tecnologia do Maranhão, Othon de Carvalho Bastos que faz um balanço de seus três anos à frente da SECTEC/MA.
São muitas ações e projetos que vêm elevar ainda mais o Maranhão à categoria de Estado gerador de inovação. Para que isso seja solidificado cada vez mais, lançamos o II Premio FAPEMA que tem novidades em 2006 – além das três categorias premiadas em 2005: Jovem Cientista, Pesquisa e Produção Científica e Jornalismo Científico ainda premiará a melhor Inovação (invenção) Tecnológica e as Instituições de Ensino Superior pelo Mérito Institucional.
Agora, esperamos continuar contando com o apoio, ideias e sugestões de todos os atores envolvidos nesse cenário dinâmico e promissor que é o trabalho de fazer deste Estado um lugar modelo de prosperidade e desenvolvimento.