Com menos de 1 ano de lançamento, a Peddido já conta com crescente quantidade de negócios conectados e ativos em 16 estados e uma rede de afiliados
Wendell Teixeira

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Ceuma (2018). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade e Finanças Públicas. Atua também na área de tecnologia, com conhecimentos em programação, desenvolvimento web e automação de processos.
VENCEDOR DO PRÊMIO FAPEMA 2025
Categoria: Empreendedorismo
Área de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra
Título: Peddido: Plataforma SaaS com inteligência artificial hiper preditiva aplicada à automação no delivery para o comércio local

As plataformas de delivery revolucionaram o comércio ao permitir que pequenos e médios negócios pudessem atingir um público mais numeroso, mas também geraram desafios como altas taxas e a dependência desses aplicativos, que culminam em gargalos operacionais e financeiros. O bom é que uma nova plataforma desenvolvida no Maranhão está superando esses desafios e garantindo a valorização dos comerciantes. Criada pelo pesquisador Wendell Gomes Teixeira, de Imperatriz, a ‘Peddido’, não é apenas um “cardápio digital”, mas um cérebro eletrônico focado em eficiência.
Ao acompanhar de perto a rotina de pequenos e médios comerciantes, Wendell Gomes Teixeira percebeu que a maior necessidade em muitos casos não era apenas vender mais, mas vender melhor – com controle, eficiência e previsibilidade. Outro ponto crítico verificado por ele foram as altas taxas cobradas por grandes marketplaces.
“Esses valores comprometem diretamente a margem de lucro, enquanto a dependência dessas plataformas faz com que o comerciante perca autonomia, visibilidade da própria marca e o controle do relacionamento com seus clientes”, pontua.
Além disso, aponta o pesquisador, que contou com o apoio da FAPEMA, grande parte dos pedidos ainda é gerenciada de forma manual, principalmente via WhatsApp, o que gera erros frequentes, atrasos, retrabalho e sobrecarga da equipe. “Há ainda o problema da ausência de dados estratégicos: muitos comerciantes não sabem quem é seu cliente, quais produtos vendem mais, horários de maior demanda ou como melhorar a conversão. Eles trabalham muito, vendem, mas não conseguem transformar essas vendas em inteligência para o crescimento do negócio”, analisa.

Diferencial maranhense
O principal diferencial da Peddido é a inteligência artificial nativa, uma IA própria desenvolvida internamente a partir de modelos open source de 7Bi de parâmetros contextual interpretativo, que não funciona como um recurso complementar, mas como o núcleo da plataforma. “Desde o primeiro contato do cliente até a finalização do pedido, a IA atua interpretando comportamentos, intenções e padrões de consumo em tempo real, transformando essas informações em ações precisas que aumentam a eficiência do atendimento e a conversão de vendas”, informa Wendell Gomes Teixeira.
Outro diferencial importante é a integração direta com o WhatsApp, que permite ao comerciante atender seus clientes no canal que eles já utilizam no dia a dia, sem depender de aplicativos intermediários ou fluxos engessados.

Adesão dos comerciantes
Atualmente, a Peddido já conta com crescente quantidade de negócios conectados e ativos em 16 estados, uma rede de afiliados, uma receita recorrente mensal em crescimento contínuo e uma margem bruta saudável, o que demonstra a sustentabilidade do modelo de negócio com menos de um ano de lançamento. “Esses números refletem não apenas a adesão à plataforma, mas também a confiança dos comerciantes na solução e na proposta de valor que ela entrega”, comemora Wendell Gomes Teixeira.
Com atendimento mais ágil, organizado e inteligente, o comerciante aumenta sua taxa de conversão, ganha previsibilidade financeira e autonomia operacional. O resultado é uma experiência de delivery alinhada à identidade do próprio negócio, fortalecendo a marca e criando uma base sólida para crescimento sustentável.
Solução tecnológica focada no protagonismo do comércio local
A Peddido funciona como uma plataforma SaaS (Software as a Service ou Software como Serviço) – um modelo de entrega de software onde o aplicativo é hospedado na nuvem e acessado pela internet (navegador ou app), em vez de ser instalado localmente – que centraliza e automatiza todo o processo de pedidos e gestão de delivery do comércio local.
“O comerciante começa criando seu catálogo digital de forma simples, com produtos, preços, variações e disponibilidade, sem necessidade de conhecimento técnico. Também já estamos projetando uma nova funcionalidade na qual com apenas alguns comandos de texto o catálogo é totalmente gerado por IA. E depois este catálogo pode ser acessado por link, QR Code ou diretamente pelo WhatsApp, facilitando o acesso do cliente”, explica Wendell Gomes Teixeira.
A partir da integração com o WhatsApp, o atendimento deixa de ser manual e passa a ser automatizado. A inteligência artificial da plataforma interpreta as mensagens dos clientes e entende intenções de compra.
Além disso, a plataforma acompanha todo o ciclo do pedido, desde a solicitação até a entrega, oferecendo ao comerciante uma visão clara do status de cada venda. Todos os dados gerados, como produtos mais vendidos, horários de pico, comportamento do cliente e desempenho do delivery são transformados em análises estratégicas que apoiam a tomada de decisão.






