O professor e antropólogo Sergio Figueiredo Ferretti, que até o início de 2018, exerceu atividades como professor emérito da Universidade Federal do Maranhão e foi coordenador da Graduação em Ciências Sociais e dos Mestrados em Políticas Públicas e em Ciências Sociais, foi o homenageado da noite. E sua mulher, a professora Mundicarmo Maria Rocha Ferretti recebeu o Prêmio Especial. O prêmio contou com mais de duzentos trabalhos inscritos que foram avaliados por um Comitê de Julgamento formado por 13 consultores ad hoc dos estados de Pernambuco, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, garantindo assim maior lisura no processo de escolha dos finalistas.
As pesquisas perpassam por todas as áreas a exemplo Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas e Engenharias, Saúde e Humanas e Sociais. Na página 08 apresentamos uma matéria especial sobre a noite do Prêmio. Excepcionalmente ocupamos as páginas da entrevista para publicar o artigo “Identidade cultural maranhense na perspectiva da Antropologia”, de Sergio Ferretti (12).
A partir da página 18 você terá a oportunidade de ler matérias sobre as pesquisas vencedoras nas categorias Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Inovação Tecnológica, Jornalismo Científico, Desenvolvimento Humano e POPVIDEO Ciências. A coluna SÁBIAS PALAVRAS, na página 96, traz um artigo do professor Igor Gastal Grill, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão, e um dos editores da Revista Pós Ciências Sociais – RePOCS, publicação do PPGCSoc. Grill fala da importância do trabalho do professor Ferretti na UFMA.
Agradecemos a todos os pesquisadores vencedores do Prêmio FAPEMA que colaboraram conosco na feitura desta edição especial. Muitos depoimentos comprovam que a FAPEMA consegue a cada ano estimular mais estudantes e professores a participarem dos editais para garantir conquista e realização de seus projetos. Estas ações tornam-se elos que nos fortalecem e nos conectam em torno do desejo de trabalharmos social e politicamente pelo bem comum.
Desejamos a todos uma ótima leitura