Revista Inovação FAPEMA

CIÊNCIA EM FESTA: PRÊMIO FAPEMA CELEBRA 20 ANOS DE FOMENTO À INOVAÇÃO E AO CONHECIMENTO NO MARANHÃO

Prêmio Fapema 2025 premiou 64 pesquisadores em 10 categorias

Nesta edição, 64 pesquisadores foram premiados em 10 categorias, duas das quais foram criadas especialmente para marcar as duas décadas da premiação

Em uma noite marcada pela emoção e pelo reconhecimento do talento científico maranhense, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) realizou, no dia 21, a cerimônia de entrega do Prêmio FAPEMA 2025. O evento, sediado no Residencial Recepções, celebrou as duas décadas da premiação, consolidada como a mais antiga do gênero no Brasil e uma das mais importantes da ciência nas regiões Norte e Nordeste.

Com o tema “Inovando o presente, construindo o futuro do Maranhão”, a 20ª edição da premiação que é considerada o “Oscar da Ciência Maranhense” reafirmou seu papel vital no fortalecimento do ecossistema de inovação do estado. O evento contou com a participação do governador do Maranhão, Carlos Brandão, que destacou a importância do investimento em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento de um estado.

“O Maranhão vivencia um período promissor de sua história, com crescimento, desenvolvimento e aprimoramento de indicadores. Esse progresso é impulsionado pelos investimentos em ciência, tecnologia e inovação. Em 2024, o Maranhão alcançou o terceiro maior investimento em pesquisa entre os estados do Brasil. Já em 2026, reajustamos o valor das bolsas, totalizando mais de R$8,6 milhões em novos investimentos, superando os valores pagos pelo CNPq e a Capes. O Prêmio FAPEMA representa um estímulo para que os pesquisadores continuem a apresentar projetos de excelência e a alcançar resultados significativos”, pontuou Brandão.

Governador Carlos Brandão ressalta investimentos em ciência, inovação e tecnologia.

Uma trajetória de excelência e impacto

Ao longo de 20 anos, o Prêmio FAPEMA tem sido o termômetro do progresso intelectual e tecnológico do Maranhão. Ao premiar 64 pesquisadores, inventores, empreendedores e comunicadores nesta edição histórica, a Fundação não apenas entrega troféus e diplomas, mas valida o esforço de profissionais que dedicam suas trajetórias a encontrar soluções para os desafios da sociedade.

O presidente da Fundação, Nordman Wall, abriu o evento e frisou que as duas décadas da premiação representam maturidade e a consolidação de um projeto que reconhece e valoriza a pesquisa, a ciência, a tecnologia e a inovação.

Presidente da FAPEMA, Nordman Wall, falou que quatro mil pesquisadores desenvolvem estudos com o apoio financeiro do governo do Estado

“Ao longo desses 20 anos, a FAPEMA apoiou inúmeros projetos, contribuiu para a formação de novos cientistas e impulsionou soluções inovadoras para os desafios do nosso estado. As pesquisas vencedoras do Prêmio FAPEMA são a prova concreta desse trabalho, mas não são as únicas. Temos cerca de quatro mil pesquisadores desenvolvendo estudos com o apoio financeiro do Governo do Estado, em todas as áreas do conhecimento e em todas as regiões do Maranhão”, assinalou Nordman Wall.

Neste ano, o Governo do Estado destinou ao Prêmio Fapema, R$ 300 mil em prêmios, reforçando o compromisso institucional com a valorização do capital humano.  Já os finalistas não premiados receberam Certificado de Menção Honrosa disponibilizado on-line na plataforma de eventos da Fundação.

Cerca de 400 pessoas participaram da solenidade, que contou com a presença do diretor administrativo e financeiro da FAPEMA, Arnodson Campelo, e do diretor científico, Cristiano Capovilla. 

A importância do prêmio para a comunidade acadêmica foi ratificada por números expressivos. Foram registrados, ao longo destas duas décadas, 4 mil inscritos, um recorde histórico que demonstra o prestígio da FAPEMA entre pesquisadores de todas as regiões do estado.

Categorias e diversidade científica

Cerca de 400 pessoas participaram do evento considerado o Oscar da Ciência Maranhense

A premiação abrange desde a base da pirâmide científica até o topo da inovação tecnológica. As categorias Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertações de Mestrado e Tese de Doutorado destacam a importância da formação acadêmica para o desenvolvimento de um estado e país.

Já as categorias Pesquisador Sênior e Inovação Tecnológica destacaram a maturidade da ciência maranhense, destacando a experiência e inovação dos pesquisadores, enquanto as categorias Popvídeo Ciências e o prêmio de Comunicação Científica reforçaram a importância de levar o conhecimento acadêmico para o grande público de forma acessível e criativa, reforçando a importância da produção científica estar sempre em conexão com a sociedade

Esta edição da premiação trouxe também duas novidades: as categorias Pesquisador Destaque Fapema 20 Anos, uma homenagem especial àqueles que ajudaram a construir as bases da ciência estadual nas últimas duas décadas, e Empreendedorismo, destinada aos maranhenses contemplados em edital da FAPEMA que tenham desenvolvido ou implementado soluções inovadoras de reconhecido impacto econômico, social ou ambiental.

Também foram homenageadas, com a Honra ao Mérito Científico, distinção instituída pela Resolução nº 06, de junho de 2024, que constitui a mais alta honraria científica do estado, nove personalidades cuja atuação política, institucional ou acadêmica contribuíram para o fortalecimento do ecossistema científico do estado.

Olival Freire Junior, diretor-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), afirmou que o prêmio cumpre o papel fundamental de destacar, tanto para a sociedade quanto os premiados, a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Olival Freire Junior foi um dos homenageados na noite.

Diretor-presidente do CNPq, Olival Freire Junior, ressaltou parceria com a FAPEMA

“O Prêmio FAPEMA, com seus 20 anos de história, destaca-se como um reconhecimento de grande importância para o Maranhão e o Brasil. Recentemente, a cooperação entre a FAPEMA e o CNPq resultou no acréscimo de 40 novos bolsistas de produtividade, que se destacam pela alta capacidade de produção científica e criatividade. Anteriormente, o estado contava com aproximadamente 100 bolsistas com esse perfil, e agora, graças a essa parceria, há um aumento significativo, passando para 140”, enfatizou Olival Freire Junior.

Os colaboradores da FAPEMA, Luís de Assis Amorim e Valter Brandão, foram homenageados durante a premiação

Representatividade da premiação

Para os pesquisadores maranhenses, vencer o Prêmio FAPEMA representa o auge do reconhecimento regional. Além do incentivo financeiro, a premiação confere prestígio institucional, facilitando parcerias e novos investimentos em projetos de pesquisa. Para o ecossistema tecnológico, o evento funciona como uma vitrine de soluções que podem ser absorvidas pelo mercado e pela gestão pública, gerando emprego e renda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *