O professor da PUC/SP Marcelo Perine participou em novembro, na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em São Luís, do VI Colóquio Internacional Éric Wel, em celebração aos 75 anos de publicação de “Lógica da Filosofia” do filósofo franco-alemão. Durante o evento, Perine, que é doutor e mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e licenciado em Filosofia e Teologia, também lançou a sua obra “Felicidade Pioneira”. A ética foi um dos temas debatidos no encontro e remete à citação feita pelo papa Francisco à Marcelo Perine na Encíclica Laudato Si.
O documento aponta que a penúria extrema, vivida em alguns ambientes privados de harmonia, magnanimidade e possibilidade de integração, facilita o aparecimento de comportamentos desumanos, antiMARCELO PERINE ÉTICA, RELIGIÃO, INDIVIDUALISMO, E FILOSOFIA sociais e violência.
Todavia, a encíclica papal destaca autores como Perine que reiteram que o amor é mais forte e as pessoas, nestas condições, são capazes de tecer laços de pertença e convivência que superam as barreiras do egoísmo. Nesta entrevista, Perine aborda a dualidade humana racional e violenta, o impacto do individualismo e da religião na vivência ética, a instrumentalização da religião pela ideologia liberal e a importância da Filosofia (e o seu futuro) para a construção de uma sociedade ética.
A entrevista foi conduzida pelo jornalista Cláudio Moraes; pelo coordenador do doutorado interinstitucional em Filosofia UEMA/UFC, Francisco Valdério; e pelo professor da UEMA André Lisboa, que cursa mestrado em Metafísica na Universidade de Brasília.
Confira no vídeo.





