Por meio de ação pioneira, alunos da rede municipal participaram de torneios e desenvolveram habilidades técnicas e humanas; ação irá a mais escolas, incluindo áreas rurais do município
André Luís Moura Silva

Estudante do ensino médio integrado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Cursou ensino técnico em Agronegócio. Fez curso de Introdução em modelagem no Fusion 360 e de introdução à programação.
Conectando ciência, criatividade e cidadania, proposta que se pauta no ensino da robótica vem promovendo transformação na vida de jovens estudantes de Tuntum, município distante cerca de 370 km da capital São Luís. Com a ação ‘Robótica na prática: Aprendizado, Colaboração e Inovação’, alunos da rede municipal deram os primeiros passos neste universo e conheceram suas múltiplas possibilidades. A ação integra o projeto A Robótica Prototipando Sonhos, desenvolvido pelo SESI Maranhão em parceria com a FAPEMA, proporcionando abertura de novos horizontes aos participantes e elevando a qualidade do ensino público na região.
A ação é focada no desenvolvimento das habilidades conhecidas como STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática. Desenvolvido pelo estudante André Luís Moura, sob orientação da pedagoga Samira Alves, a iniciativa vai além da construção de robôs e trabalha também o desenvolvimento pessoal. A ação foi estruturada com foco na preparação dos estudantes para torneios de robótica, promovendo a troca de experiências entre eles, orientando na resolução de problemas do mundo real. A experiência incentivou o trabalho em equipe, a liderança, a comunicação e o pensamento crítico entre os estudantes.
O impacto na vida dos participantes é visível, observa André Moura. “A robótica chegou para mostrar que eles têm potencial para inovar, resolver problemas reais e transformar o ambiente em que vivem. Muitos deles nunca tinham tido contato com essas tecnologias, e agora já pensam em carreiras na área”, destaca.

Participaram do processo de execução do projeto, alunos de várias escolas do município, cada um trazendo suas próprias habilidades e potenciais. A diversidade de talentos foi canalizada em projetos colaborativos e inovadores, com foco em soluções para desafios reais. Os estudantes aprenderam sobre eletrônica e programação, como também passaram a enxergar novas possibilidades de futuro. O projeto também criou um sentimento de pertencimento, com a robótica se tornando parte da identidade dos alunos e da própria cidade. “Mostramos que robótica não é só montar robô, é pensar em soluções, criar impacto, entender o mundo de forma crítica e construtiva”, acrescenta André Moura.
A aplicação prática da robótica se deu através da construção de protótipos e robôs capazes de cumprir tarefas propostas por competições regionais. Além disso, os alunos aprenderam a montar circuitos eletrônicos e programar sistemas, sempre com o acompanhamento de professores e técnicos, que atuaram como guias em cada etapa do processo.
A participação em torneios de robótica foi outro marco para os jovens de Tuntum, muitos dos quais deixaram a cidade pela primeira vez para competir. Mais do que medalhas, essas experiências proporcionaram autoestima, visão de futuro e um sentimento de pertencimento a algo maior, um verdadeiro ‘time do coração’, como define André Luís.

Aplicação e resultados
O sucesso da ação ‘Robótica na prática: Aprendizado, Colaboração e Inovação fez com que o município de Tuntum adotasse a robótica como parte integrante da cultura educacional local. Há planos concretos de expansão do projeto para outras escolas, incluindo instituições da zona rural, aumentando o alcance e permitindo que ainda mais alunos tenham acesso ao conhecimento tecnológico.
Ainda como continuidade do trabalho, os alunos que participaram das edições anteriores poderão atuar como mentores, multiplicando o conhecimento adquirido e criando uma rede sólida de educação tecnológica no município. Essa abordagem colaborativa pretende estabelecer um ciclo contínuo de aprendizado e transformação social.
“A robótica, que antes era vista como algo distante e inacessível, agora pode ser realidade nas salas de aula de Tuntum e isso nos enche de orgulho”, enfatiza a orientadora Samira Alves. Ela acrescenta a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, da qual é servidora, e com as escolas da rede, enfatizando que o projeto despertou talentos e construiu pontes entre sonhos e oportunidades.





