Revista Inovação FAPEMA

Sábias Palavras: SILVIA COSTA E A PLANIFICAÇÃO DE TERRITÓRIO INDÍGENA

Sábias Palavras

Silvia Ferreira Costa foi premiada em primeiro lugar no Congresso Cuidar de Todos (Eixo Equidade e Acolhimento em Saúde), promovido pela Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (ESP/MA), com apresentação da experiência exitosa “Planificação do território indígena na Região de Saúde de Barra do Corda”.

Em “Sábias Palavras” desta edição, ela compartilha os avanços e desafios da implementação da Planificação da Atenção à Saúde em comunidades indígenas maranhenses. A experiência, iniciada em abril de 2024, promoveu a reorganização dos serviços e a qualificação do cuidado nos polos indígenas de Arame, Barra do Corda e Grajaú. 

Dentre as ações destacam-se oficinas de tutorias adaptadas, desenvolvimento de guias metodológicos específicos, articulação com lideranças indígenas e implantação da classificação de risco familiar. A iniciativa evidencia a importância da adequação metodológica e do fortalecimento interinstitucional para garantir um modelo de atenção inclusivo, equânime e culturalmente sensível às populações indígenas do Maranhão

O projeto contou, ainda, com a participação de Beatriz de Oliveira Fabiano, Bruna Goncalves de Sousa Bonfim e Iara Leal Torres.

Confira no vídeo.

Silvia Ferreira Costa

Enfermeira graduada pela Universidade CEUMA, com especializações em Saúde da Família (Universidade Federal do Maranhão/UFMA), Gestão da Tuberculose (Fiocruz) e Gestão Municipal do SUS (Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora/FCMS-JF). Cursa mestrado em Saúde da Família (Universidade Estadual do Maranhão/UEMA), com pesquisa voltada à qualificação de profissionais de saúde indígena por meio de tecnologias educacionais. Com mais de 15 anos de atuação na Atenção Primária à Saúde, tem experiência em coordenação de programas, planejamento regional, vigilância em saúde e atenção à saúde indígena. 

Atua como tutora da Planificação da Atenção à Saúde pela Força Estadual de Saúde do Maranhão (FESMA) e é professora da Faculdade do Centro Maranhense (Unicentro). Possui publicações em periódicos, manuais técnicos e eventos científicos, tendo recebido reconhecimento institucional pela atuação durante a pandemia de COVID-19 e na vigilância do óbito materno-infantil.

Os co-autores

Bruna Gonçalves de Sousa Bonfim

Graduada em Fonoaudiologia e Direito (Universidade Ceuma), com especialização em Psicopedagogia, Educação Especial e Direito Administrativo. Gestora da Unidade Regional de Saúde de Barra do Corda, desenvolvendo a função de apoiadora da Planificação da Atenção à Saúde, conta com experiência no âmbito do Direito e atuação clínica e institucional em fonoaudiologia.

 

Beatriz de Oliveira Fabiano

Graduada em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco, onde obteve a . Especialização em Saúde Coletiva. É especialista, ainda, em Gestão em Saúde (Centro Universitário União das Américas) em Enfermagem na Atenção Primária com Ênfase na Estratégia de Saúde da Família. Experiência em Integração Ensino-Serviço-Comunidade e Educação Permanente, bem como em Planificação da Atenção à Saúde (PAS) no Maranhão.

Iara Leal Torres

Graduação em Enfermagem (UEMA), com pós-graduação em Obstetrícia (Faculdade IESM), Gestão em Saúde (UFMA) e Gestão em Pessoas (USP/ESALQ). Possui formação técnica em Serviços Públicos pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e em Vigilância e Saúde (UEMA). Coordenadora da Força Estadual de Saúde do Maranhão, já foi coordenadora do Enfrentamento ao Covid-19, coordenadora da Vigilância Epidemiológica e coordenadora da Atenção Primária em Saúde. Também atuou na Direção Administrativa do Hospital Dr. Genésio Rêgo.