Rui Antonio Lindoso Serra foi premiado em primeiro lugar no Congresso Cuidar de Todos (Eixo Tecnologias, Informação e Comunicação em Saúde), promovido pela Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (ESP/MA), com o trabalho “Teleinterconsulta na avaliação de incapacidade física em pacientes com hanseníase no Maranhão”.
Estudante do curso de Ciência da Computação na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), detém experiência em análise de dados, testes de software, suporte técnico e soluções voltadas à educação e à saúde digital. Atuou no Departamento de Tecnologia da Educação a Distância da UFMA, onde desenvolveu dashboards, relatórios e otimizou processos com uso de SQL, além de colaborar com a administração da plataforma Moodle e aprimoramento da gestão acadêmica. Atualmente, integra a equipe do Telessaúde na UFMA, contribuindo para a manutenção, testes e melhorias de sistemas utilizados em teleconsultorias. Seu trabalho se destaca pelo desenvolvimento de soluções digitais voltadas à ampliação do acesso à saúde por meio da tecnologia.
Nesta entrevista, ele destaca a utilização da teleinterconsulta em tempo real como ferramenta para confirmar o Grau de Incapacidade Física em pacientes com hanseníase. A ação, desenvolvida pelo Núcleo de Telessaúde da UFMA no âmbito do programa “Hanseníase em Foco”, resultou em uma economia estimada de R$ 20 mil em recursos públicos e evitou cerca de 15 mil quilômetros em deslocamentos. A iniciativa ampliou o acesso a avaliações especializadas em áreas remotas, qualificou a logística dos atendimentos e demonstrou o potencial da telemedicina como aliada estratégica na gestão da hanseníase e na redução de complicações decorrentes da doença.
O desenvolvimento da ação contou, ainda, com a participação de Shirlene Oliveira Vieira Matos, Marcos Moreno Salgado, João Marcelo Abreu Machado, Gyovanna de Sousa Moreira e Luciana Amorim Tomich Netto Guterres Soares
Confira o vídeo acima.
Perfil
Rui Antonio Lindoso Serra
Estudante do curso de Ciência da Computação na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), detém experiência em análise de dados, testes de software, suporte técnico e soluções voltadas à educação e à saúde digital. Atuou no Departamento de Tecnologia da Educação a Distância da UFMA, onde desenvolveu dashboards, relatórios e otimizou processos com uso de SQL, além de colaborar com a administração da plataforma Moodle e aprimoramento da gestão acadêmica.
Gyovanna de Sousa Moreira
Graduada em Enfermagem (UFMA). Especialista em Regulação em Saúde no SUS (Hospital Sírio-Libanês), em Educação Profissional na Área da Saúde (PROFAE) e Residência em Enfermagem Clínica Cirúrgica. Atua no Hospital Universitário (HU-UFMA), na Clínica Cirúrgica. Pesquisadora da área de Telessaúde.
Shirlene Oliveira Vieira Matos
Graduação em Fisioterapia (Faculdade Santa Terezinha/CEST). Atua como técnica Estadual do Programa da Hanseníase e Tuberculose. Experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Vigilância em Saúde.
Luciana Amorim Tomich Netto Guterres Soares
Graduação em Farmácia (UFMA). Pós-Graduação em Gestão, Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica, Segurança do Paciente e Saúde Coletiva. Carreira desenvolvida na área de Farmácia Hospitalar e Gestão Administrativa em Serviço Público de Saúde. Atua como auditora técnica do SUS na Secretaria de Saúde do Maranhão.
Marcos Moreno Salgado
Cursa doutorado em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Educação Física (UFMA). Graduado em Fisioterapia (CEST). Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva no adultos (ASSOBRAFIR/COFFITO). Cursa pós-graduação em Preceptoria em Área Profissional da Saúde (Faculdade Moinhos de Vento). Fisioterapeuta intensivista e preceptor da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), no Hospital Universitário Presidente Dutra (UFMA). Fisioterapeuta assistencial da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) – Ambulatório de dermatologia com enfoque em hanseníase do Hospital Dr. Genésio Rêgo. Consultor do Telessaúde (UFMA). Membro do Laboratório de Fisiologia do Exercício, Genética e Saúde.
João Marcelo Abreu Machado
Cursa graduação em Ciência da Computação (UFMA), com atuação no Núcleo de Telessaúde em projetos voltados para a saúde pública. Integrante da equipe de TI do núcleo, com foco em desenvolvimento backend, além de integração com APIs governamentais e análise de dados com Business Intelligence.