A busca pelo progresso, nos últimos séculos, custou o sacrifício de nossas riquezas naturais. Na tentativa de um desenvolvimento a qualquer preço, foi deixado de lado o equilíbrio entre os interesses dos homens e a conservação de recursos tão necessários à vida humana. Mas, em pequenos nichos, podemos encontrar populações que garantem seu sustento preservando o ambiente à sua volta.
É o que vamos mostrar com a reportagem de capa desta edição, realidade em duas comunidades quilombolas. A pesquisadora Gabriela Rodrigues embrenhou-se nos povoados São Sebastião dos Pretos e Catucá, no município maranhense de Bacabal, para investigar como os moradores se relacionam com a biodiversidade. O resultado é surpreendente!
Na escolha das pesquisas para a revista Inovação da Fapema, procuramos contemplar diferentes campos do conhecimento. Você poderá fazer um passeio pelos ciclos de Alcântara, que foi apelidada, em razão do seu conjunto de ruínas, de Pompéia Brasileira. Destacamos, também, informações para tornar mais competitivo o abacaxi ?gTuriaçu?h, fruto genuinamente maranhense, famoso por seu sabor doce e cheiro forte.
Fruto de pesquisas realizadas por maranhenses, saíram, ainda, novidades para o combate à infecção hospitalar de bebês prematuros. A solução? Colo de mãe. A posição canguru, usada para aquecer e controlar a frequência cardíaca, também ajuda a descolonizar bactérias em crianças internadas em UTIs. Das plantas que fazem bem, trazemos resultados quanto aos efeitos do jambolão, conhecido também como azeitona preta, no combate à obesidade.
Você completa a leitura com uma reportagem sobre as propriedades físico-químicas no biodiesel que congela a baixas temperaturas, e sobre uma inovação tecnológica para destravar a interatividade da TV digital. Por fim, a investigação de fitoterápicos para combater carrapatos.
Esta edição começa com uma entrevista sobre Pompéia Brasileira. Aproveite. Boa leitura!