Você pode até não saber exatamente o que ela significa, mas a inovação está presente em praticamente tudo na vida. Do jeans ao iphone, a inovação é uma constante na sociedade que vive a era do conhecimento, da informação e da criatividade. E inovar não requer necessariamente genialidade, mas apenas o aproveitamento de idéias criativas, fruto do conhecimento. A inovação é fundamental para o desenvolvimento. Foi pensando em deslanchar de vez o potencial maranhense nessa área que o Governo do Maranhão, por meio da Fapema, instituiu o ano de 2009 como o ano da Inovação no estado.
Com esse propósito, a Fundação lançou o programa “Inova Maranhão”. Dez pontos estratégicos foram traçados para promover iniciativas que aliem a inovação ao empreendedorismo. Inovação – não haveria assunto mais oportuno para ser o destaque da 9ª Revista Inovação, a primeira edição do ano. A Inovação traduzida em pesquisa e revertida em benefício da população. A Inovação que alia o conhecimento científico ao setor produtivo. A Inovação que gera riqueza e desenvolvimento.
Além da nossa reportagem de capa, outras matérias merecem uma leitura atenta em razão do que revelam. Você sabia que boa parte da tiquira que é vendida aqui, a cachaça genuinamente maranhense, não atende aos padrões de qualidade para exportação e comércio? Isso porque alguns produtores estão utilizando anil para dar a coloração lilás à bebida. É aí que entra a ciência. O pesquisador Luiz Carlos Ramos dos Santos desenvolveu um processo de fabricação da tiquira cientificamente correta.
E a robótica? Parece distante da sua realidade? Alunos do nível médio do Departamento de Eletro-Eletrônica do Cefet-MA provam o contrário. Nossos jovens talentos estão desenvolvendo o protótipo de um robô com autonomia de movimentos. Desse tema futurista, a Revista Inovação faz uma viagem no tempo para reconstituir a trajetória da Arraia Espadarte, espécie que viveu há 95 milhões de ano. Especialistas da França e dos Estados Unidos confirmaram que a espécie é única no mundo.
Vale a pena conferir também a matéria sobre o Projeto Physalia, que estuda a incidência de caravelas e águas-vivas nas praias maranhenses. Os pesquisadores alertam para os cuidados no banho de mar durante os meses de agosto e setembro, período em que a maré traz para as praias essas criaturas belas, de cores vibrantes, mas muito perigosas. Outro alerta vem de meteorologistas da Uema. São Luís está 1,75ºC mais quente, já sofrendo os impactos do aquecimento global.
A 9ª edição da Revista Inovação não foi lançada no mês de março à toa. Esse mês é marcado pelas comemorações do Dia Internacional da Mulher. 8 de março foi a data escolhida para representar a luta feminina, os esforços pela diminuição do preconceito e desvalorização da mulher. Em homenagem a essa data tão representativa, trazemos uma matéria com uma das maiores pesquisadoras de gênero do estado, a Drª Lourdes Leitão, que não por acaso ocupa o cargo de Secretária Estadual da Mulher.
E para terminar, sugerimos a leitura da entrevista com Wilson Bueno, o primeiro Doutor em Jornalismo Científico do Brasil e atual presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico. Na pauta, a importância da comunicação científica e os entraves entre o discurso de pesquisadores e jornalistas. Essas são apenas algumas das novidades desta edição da Revista Inovação.
A todos os nossos leitores, desejamos um 2009 repleto de intensa pesquisa, criatividade e inovação!